Toda empresa nasce com o propósito de se tornar grande, de conquistar novos mercados e gerar resultados. Um dos resultados esperados é o financeiro, pois é por meio da rentabilização do capital que a organização tem condições de crescer. E uma das melhores maneiras de fazer crescer o lucro é reduzindo o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

Imagine uma empresa que está começando as atividades hoje. Ninguém a conhece, então o investimento em ações de marketing para criar posicionamento de marca e atrair clientes é bastante grande. Com o passar do tempo, esse investimento tende a diminuir, pois ela irá formando sua carteira de clientes fiéis.

Mesmo com muitos clientes fidelizados, é preciso continuar atraindo novos clientes. Se o CAC continua igual, você corre o risco de não conseguir expandir os negócios por não aumentar a rentabilidade da empresa. O que fazer para não ficar parado? Aplicar essas estratégias:

Segmentação de público

O CAC é o índice que revela quanto você gasta em ações para transformar um completo desconhecido em um cliente. Pensando no seu funil de vendas, é o trabalho envolvido em atrair uma grande audiência, selecionar os leads mais qualificados, educá-los sobre suas soluções e então fechar o negócio.

Uma segmentação de perfis de público eficiente ajuda a identificar quais são as necessidades de cada grupo e provê-los com o conhecimento necessário para acelerar o processo de decisão. Você pode levar conteúdo personalizado até essas pessoas, criando uma comunicação assertiva.

Se o consumidor decide mais rápido, seu investimento diminui, gerando uma margem de lucro maior a cada venda.

Ampliar a captação de leads

Leads são pessoas que entraram em contato com a sua empresa de alguma forma e deixaram informações para prosseguir com a comunicação, seja on ou off-line. Conforme você aumenta a quantidade de leads captados eleva também suas oportunidades de vendas futuras. E como atrair mais leads para sua empresa?

Diversifique os canais de comunicação e pontos de contato com seus consumidores. Você pode usar o site da empresa, as redes sociais, a participação em grupos e fóruns especializados, eventos, e-mail marketing e uma série de outros recursos que coloquem sua marca frente a frente com consumidores em potencial.

Fortaleça o marketing digital da empresa, tendo sempre duas fontes de leads qualificados: inbound marketing (marketing de atração) e publicidade segmentada. O inbound é uma estratégia de longo prazo, que atrai leads sistematicamente; a publicidade é o que garante a entrada imediata de leads que já estão quase prontos para a compra.

Num primeiro momento, dedique um orçamento maior para a publicidade, a fim de gerar caixa imediato para a empresa. Seu CAC será um pouco maior. Enquanto isso, o inbound vai educando novos leads e atraindo-os para o seu funil de vendas.

Com o passar do tempo, você pode diminuir os investimentos em publicidade, pois sua empresa já terá autoridade no mercado e atrairá novos leads apenas pelo interesse real nas suas soluções. E assim você terá condições de ver o seu CAC diminuir significativamente.

Usar indicadores para corrigir falhas

Toda estratégia de expansão deve ser acompanhada por meio de indicadores de performance. Se o seu e-mail marketing não está funcionando, por exemplo, há maneiras de detectar o que está falhando, como: conteúdo do e-mail X interesse dos leads; links quebrados; imagens que não são atrativas; e-mails errados; entre outras.

Todas essas percepções você extrai de ferramentas que mensuram o desempenho das suas ações em tempo real, o que significa que você não perde tempo nem dinheiro com estratégias que não geram resultados. Deste modo, você tem a possibilidade de reduzir o CAC com muito mais eficiência.

Os indicadores auxiliam ainda a saber quanto falta para você atingir a sua meta de redução do CAC. Se você estipulou uma redução de 20% no custo de aquisição de clientes e o webinar da sua empresa está contribuindo apenas com 15%, você pode rever a divulgação do evento on-line e ampliar a visibilidade, atraindo mais pessoas para a conversão.

Conhecer o cliente melhor do que ninguém

Quando você conhece uma pessoa muito bem, como um amigo, namorado ou cônjuge, sabe exatamente do que ela gosta e não gosta, quais são seus hábitos, comportamentos e reações. E assim fica muito mais fácil surpreender essa pessoa com um presente ou uma ação inusitada.

Nos negócios a lógica é a mesma: conheça seu cliente por completo e você poderá surpreendê-lo sem grandes esforços. O que você tem a fazer é buscar o maior número de informações possíveis sobre cada cliente, seja na sua ferramenta de relacionamento com o cliente, na análise de dados da web, nas fontes de consulta públicas ou em pesquisas de mercado elaboradas por você ou instituições privadas.

Seja um ávido buscador de informações e você verá que cada ação da sua empresa será pensada para a conversão de clientes, reduzindo os investimentos na conversão de novos clientes.

Investir em tecnologia para acelerar o processo de vendas

Você pode ter percorrido o caminho perfeitamente até aqui e ainda assim ver seu cliente sair pela porta e entrar no concorrente. Por quê? Pela falta de agilidade no fechamento do negócio.

Uma vez que o cliente se decide pela sua empresa, ele quer a solução o mais breve possível. Você já percorreu a jornada de compra com ele, sabe do que ele precisa e como pode ajudá-lo. Então não há desculpas para demorar com o contato do vendedor, a confecção do contrato ou as assinaturas que darão acesso ao bem ou serviço da sua empresa.

A solução para não perder nesta etapa é investir em tecnologia para acelerar o processo de venda. Tenha um sistema de relacionamento com o cliente consistente e alimentado com as informações corretas.

Automatize todas as ações que podem ser feitas sem a supervisão de um vendedor, como a elaboração do contrato e personalização das informações do cliente segundo os dados do CRM.

Não perca tempo com envios de contrato pelo correio, motoboy ou táxi para assinatura. Use a assinatura eletrônica e economize tempo na hora de celebrar a escolha do consumidor pela sua marca.

Mostre eficiência nos seus processos e conquiste a confiança que você precisa para expandir os negócios. A agilidade do seu ciclo de vendas é essencial para reduzir o CAC e aumentar a produtividade da equipe de relacionamento com o cliente.

Sentiu que é possível potencializar seus negócios com essas dicas? Aplique-as hoje mesmo e aproveite para aprender outras estratégias com a nossa equipe. Siga-nos no Twitter, LinkedIn ou Facebook!

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