3 dicas para expandir os negócios da sua seguradora

 

expandir os negócios da sua seguradora

Por Nisha Pattan, Product Marketing Director da DocuSign

No InsureTech Connect, que aconteceu em setembro, nos Estados Unidos, a mensagem foi clara: os clientes das seguradoras esperam por processos rápidos e fáceis para o fechamento de uma apólice ou envio de reclamações.

Porém, as seguradoras ainda fazem negócios como há trinta anos.

Quando Glenn Shapiro, presidente de ofertas para pessoas físicas da Allstate - uma das principais seguradoras americanas -, começou a atuar no setor, na década de 1980, um perito conseguia processar de 4 a 5 sinistros por dia.

Hoje, apesar dos bancos de dados online e de novas ferramentas tecnológicas, eles processam somente de 5 a 7 sinistros ao dia. Isso porque a maioria desses processos ainda é manual e em papel.

Avaliar os danos, identificar peças de reposição e enviar um pagamento deve ser possível realizar em um aplicativo de seguro e levar apenas alguns minutos.

“Mais de 60% dos clientes usam os aplicativos de seus bancos, mas na área de seguros esse número é 13%”, comenta Shapiro.

“A maioria das pessoas compra seguro de vida por algum tipo de obrigação ou compromisso. Combine isso com o fato de que o processo de compra é incrivelmente complicado. Dificilmente essa será uma fórmula de ter sucesso na economia digital moderna”, disse Brooks Triangle, presidente e diretor executivo da John Hancock Insurance, em entrevista para a Ambest. “Ou seja, se não mudarmos radicalmente, nossos negócios podem se tornar irrelevantes para o consumidor de hoje”.

Papelada, coleta manual de dados e gerenciamento inadequado de contratos podem desacelerar os negócios. Documentos são o coração do setor de seguros, desde a venda de apólices até a liquidação de sinistros.

Ao digitalizar os principais processos de contrato em cada uma dessas áreas, as operadoras agilizam o desenvolvimento de novos produtos e lançamento no mercado, além de oferecer uma melhor experiência ao consumidor.

As seguradoras perceberam que vender mais, gerenciar melhor os riscos e reduzir custos de operação resultarão no crescimento do negócio a longo prazo.

Não importa em qual etapa da Transformação Digital sua empresa esteja, essas três estratégias irão te colocar no caminho mais rápido para o crescimento.

Venda mais

A venda e o gerenciamento de apólices devem ser simples para corretores e clientes. Considere automatizar a preparação de contratos, assinaturas e gerenciamento dos fluxos de trabalho de todas as suas principais operações de seguro.

Tornar o gerenciamento das apólices, sinistros e subscrições digital com as soluções DocuSign acelera o processo de vendas. Os corretores podem criar rapidamente a apólice certa para a necessidade do cliente manejando a informação exata. E os clientes podem autenticar ou assinar facilmente, de quase qualquer lugar e dispositivo móvel, em pouco tempo.

Gerencie melhor os riscos

A necessidade de cumprir regulamentações quando os contratos são negociados digitalmente pode ser um desafio para a maioria das seguradoras. Processos repletos de papel e autenticação manual podem abrir portas para fraudes.

As soluções da DocuSign oferecem trilhas de auditoria digitais, controle de alterações e a capacidade de ver e reportar exatamente quem concordou com o que, quando e onde.

Reduza os custos da operação

Mesmo que você já tenha investido em um software específico e abrangente, como a plataforma P&C da Guidewire ou Salesforce, ainda precisará da capacidade de administrar os contratos digitalmente – de modo fácil, legal e com segurança.

Sem isso, todo o investimento feito em nome da eficiência operacional, com essas outras ferramentas tecnológicas, será prejudicado no momento que você imprimir um contrato.

Com as soluções da DocuSign, você capacita seus agentes e corretores a gerenciar e enviar contratos automaticamente, já prontos para que o cliente assine com poucos cliques.

 Saiba mais sobre como as soluções da DocuSign podem ajudar o seu negócio, conversando com nosso time de vendas aqui, ou experimente gratuitamente a assinatura eletrônica por 30 dias aqui.

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