Estudo sobre RH: Conheça as Tendências e oportunidades de 2021

Ao longo do ano passado, quase todos os setores e funções empresariais sofreram uma enorme reviravolta devido ao início da pandemia de COVID-19 e à subsequente mudança para ambientes de trabalho remotos e híbridos. Os recursos humanos não foram exceção. 

O relatório de Tendências de RH 2021 da DocuSign fornece uma análise estatística dos recursos humanos em 2020, oferecendo uma visão geral do que as equipes de RH tiveram que enfrentar ao longo do ano e uma visão futura de como elas estão se preparando para o futuro. 

Para os departamentos de RH, a mudança repentina para operações remotas e virtuais exacerbou os desafios com os quais há muito lutavam: más experiências dos funcionários como resultado de processos lentos, manuais e baseados em papel e uma necessidade crescente de automação. Uma área especialmente propensa a gargalos e madura para automação são os contratos de funcionários. A coleta de assinaturas físicas em cartas de oferta, pacotes de benefícios e outros materiais atrasa significativamente os departamentos de RH e afeta as relações com os funcionários. Por exemplo, o relatório da DocuSign revelou que apenas 6% das equipes de RH obtêm assinaturas eletrônicas para todos os formulários. Como a maioria das equipes de RH conclui de 100 a 500 contratos por mês, o tempo perdido no envio de documentos e na obtenção de assinaturas à tinta se acumula. 

Para aliviar parte desse fardo sobre o RH, muitos já haviam começado a adotar tecnologia para automatizar e digitalizar os processos de papel antes da pandemia, mas o COVID-19 acelerou essa tendência. Mais de três em cada cinco entrevistados afirmam que a urgência da adoção de novas tecnologias aumentou à medida que suas organizações se preparam para futuras interrupções. Muitas organizações foram pegas de surpresa quando seu trabalho de repente teve que ser feito digitalmente, e de casa, então os investimentos não puderam chegar em breve. 41% das organizações que estavam preparadas para mudar para o trabalho remoto dizem que seu pacote de ferramentas apoiou sua mudança para o trabalho remoto, 39% das empresas que não estavam prontas para mudar atribuem seu despreparo à falta de sistemas, ferramentas e tecnologia apropriados.

Mesmo com a tecnologia certa em vigor, há oportunidade de melhorar ainda mais os fluxos de trabalho de RH. Apesar dos investimentos em tecnologias projetadas para tornar as equipes de RH mais ágeis, muitas organizações não estão desbloqueando totalmente o ROI potencial de seu conjunto de ferramentas. Na verdade, 91% das equipes de RH não estão aproveitando totalmente a tecnologia que já possuem. Para 39% dos entrevistados, o maior obstáculo que impede as equipes de RH de utilizar totalmente seus recursos de software é a falta de integração com outros sistemas. Mesmo quando há integração, muitas vezes ela é parcial, em vez de completa. Por exemplo, cerca de um terço dos entrevistados disseram que seu gerenciamento de benefícios, solução de desempenho de funcionários e software de rastreamento de candidatos, entre outros, estão apenas parcialmente integrados ao seu pacote de gestão de recursos humanos (HRMS).

Para se manterem ágeis diante da mudança, os departamentos de RH precisam de soluções digitais que não só automatizem e simplifiquem processos de papel complexos, mas que sejam fáceis de implementar, usar e integrar com suas outras tecnologias. Com ferramentas digitais e bem-integradas, as equipes de RH estarão significativamente mais preparadas para a próxima onda de interrupção, seja ela qual for.

Para uma análise mais aprofundada das mudanças e oportunidades que impulsionam o setor de RH hoje, confira o mais recente Relatório de Tendências de RH da DocuSign. 

Publicados
Temas relacionados