Entenda o futuro do modelo de trabalho híbrido

A transformação digital está revolucionando a produtividade. Como todos nós sabemos, o trabalho remoto está sendo adotado em massa por todo o mundo, com as empresas reconhecendo as vantagens pontuais dessa modalidade. No entanto, muitos ainda questionam se esse é o melhor modelo. 

Por isso, preparamos este texto exclusivo sobre o tema. Afinal de contas, você sabe o que é o modelo de trabalho híbrido? Essa é a novidade do momento e promete ser uma solução intermediária capaz de unir o melhor dos dois mundos. Abaixo, compilamos tudo que você precisa saber desse assunto. Continue a leitura!

O que é o modelo de trabalho híbrido?

O trabalho híbrido é uma solução que combina o trabalho remoto com o presencial. O distanciamento social, estimulado pela pandemia recente, obrigou que as jornadas passassem a ser realizadas diretamente da casa dos colaboradores. Até então, não havia alternativa melhor do que migrar as equipes para esse modelo. 

No entanto, o tempo passou e novos regimes de trabalho foram criados. Para muitas empresas, sobretudo as mais tradicionais, o trabalho remoto nunca foi a melhor solução, pois, apesar de todas as suas vantagens, essa modalidade restringia os funcionários do ambiente colaborativo e presencial do escritório. 

Em contrapartida, a jornada presencial também não parece ser a melhor solução, sobretudo para os colaboradores, que precisariam voltar a gastar um tempo diário considerável com o deslocamento e com outras inconveniências. Foi nesse cenário de prós e contras que surgiu o modelo de trabalho híbrido. 

Nessa modalidade, há maior flexibilidade. Em algumas empresas, a gestão organiza um esquema de escala híbrido — por exemplo, 3 dias no escritório e 2 em casa, considerando as demandas da empresa e do escritório. Já outras, são ainda mais flexíveis, e deixam essa escolha por conta do funcionário.

O objetivo desse modelo é oferecer flexibilidade aos colaboradores, que podem decidir o local com maior autonomia e criar uma rotina mais adaptada ao seu perfil, ao seu comportamento e ao seu estilo de vida. Assim, é possível alavancar a produtividade, entregando o poder de decisão nas mãos do quadro de pessoal.

Por que esse modelo é positivo para as duas partes?

O trabalho híbrido, assim como o trabalho remoto, é um modelo que faz parte de um movimento de incentivo à autonomia. A cada dia, a relação de trabalho tem se tornado mais franca e transparente entre as duas partes. A empresa precisa a produtividade do funcionário. O funcionário precisa a remuneração pela sua atividade, assim como boas condições de trabalho. 

Essa clareza e essa objetividade formam a base de novas modalidades de trabalho, como o trabalho híbrido. A organização reconhece que o funcionário é competente, autônomo e responsável o suficiente para cumprir o que é esperado dele e que cabe a ele decidir o melhor ambiente para a execução dessas atividades. 

Assim, as companhias não precisam mais adotar uma postura severa de supervisão, restringindo a atividade a apenas um local. Com autonomia, os colaboradores se sentem confortáveis para decidir o ambiente de produção, ajustando as suas agendas de modo a conciliar o trabalho e a vida pessoal de maneira mais harmônica. 

O resultado é o aumento da produtividade e da satisfação profissional. Com o trabalho híbrido, as corporações conservam o ganho de rendimento do trabalho remoto e o aumento de satisfação de cada indivíduo em relação à gestão. Isso, por sua vez, melhora o engajamento e, consequentemente, a performance. 

No entanto, não para por aí, pois a percepção de autonomia e de decisão estimula o colaborador a fazer um melhor trabalho e também reintroduz a opção da volta aos escritórios. Em determinados casos e projetos de maior atenção e confidencialidade, há um incentivo ainda maior para uma reunião presencial. 

Como as empresas veem essa modalidade?

Naturalmente, toda novidade é encarada com certo receio. Como contexto, desde o início até meados da pandemia da Covid-19, o setor empresarial enxergava com relutância a ideia do trabalho remoto. Hoje, já são indiscutíveis os benefícios da modalidade, sobretudo em ganhos de produtividade e em cortes de custos. 

Nesse sentido, o trabalho híbrido encontra menos resistência do setor empresarial, pois boa parte das empresas já estão familiarizadas com o trabalho remoto, e com as soluções digitais que facilitam a rotina e as tarefas nessa modalidade. É por isso que, o trabalho híbrido é quase uma solução pacificadora e com menos resistência do que a modalidade 100% home office, pois abre uma porta para o retorno aos escritórios enquanto mantém a autonomia na mão dos colaboradores. 

Em um levantamento recente da Catho, hub referencial no setor de empregos, o trabalho híbrido foi visto como uma tendência para o mercado de trabalho para mais de 41% dos entrevistados. Isso demonstra a conscientização do setor, que enxerga as soluções de autonomia como um caminho sem volta. 

Por fim, há o lado humano. Além dos ganhos operacionais e econômicos, as empresas estão cada vez mais cientes do impacto que a autonomia tem sobre a qualidade de vida dos seus colaboradores. A liberdade de escolha entre modalidades de trabalho aumenta a satisfação, o protagonismo, a conscientização e a responsabilidade de cada profissional.

Como a empresa pode ser mais produtiva com esse modelo?

Como sempre, toda solução remota e autônoma deve ser acompanhada de muita tecnologia. Além dos aplicativos de videoconferência, do trabalho colaborativo e de plataformas de produtividade, é importante adotar soluções de autenticação para documentos online. Aqui, falamos especialmente da assinatura eletrônica

Essa é uma tecnologia indispensável para as operações que querem seguir a rota remota e sem papéis. Mesmo isolada, essa solução é capaz de aumentar a sustentabilidade operacional, reduzir os custos, diminuir a ociosidade, aumentar a velocidade de celebração dos contratos e elevar a produtividade. 

Em complemento a essa tecnologia, a sua empresa também pode investir em uma boa solução de CLM, responsável pela gestão do ciclo de vida dos contratos. Essa é uma ferramenta especialmente importante para atividades muito contratuais, como as legais, as tributárias, as imobiliárias etc. 

Agora que você tem uma noção completa sobre o modelo de trabalho híbrido e acerca de suas vantagens, aproveite para seguir aprendendo e entendendo como os sistemas de home office contribuem para o meio ambiente. Em seguida, veja como nós podemos colaborar para tornar a tecnologia uma aliada da sua empresa e entre em contato!

Trabalho remoto

Trabalho remoto - o que saber antes de decidir adotá-lo na empresa?
Publicados
Temas relacionados