Entenda como funcionam as pequenas empresas sustentáveis

Nas últimas décadas, grandes mudanças comportamentais fizeram com que muitos negócios transformassem sua postura estratégica. Uma das principais transformações se refere à relação com o meio ambiente e como usar os recursos de modo consciente. Isso fez com que pequenas empresas sustentáveis ganhassem força e espaço no mercado.

Para alinhar os objetivos financeiros com os ambientais é importante traçar um plano estratégico que contemple ambas metas e torne a empresa ainda mais alinhada com uma postura sustentável.

Se você quer saber como implementar uma estrutura sustentável em seu negócio, continue a leitura e confira as nossas orientações!

Quais são os três pilares da sustentabilidade corporativa?

Para alcançar a sustentabilidade corporativa é importante garantir que os pilares dela estejam consolidados em seu negócio. Assim, é necessário que as bases social, ambiental e econômica funcionem de maneira harmoniosa entre si. Veja, a seguir, mais detalhes sobre os três pilares.

Social

Esse pilar está relacionado aos indivíduos que interagem com a sua empresa. Ou seja, funcionários, fornecedores, clientes e a sociedade que está no entorno de sua organização. Por isso, ao aderir ações sustentáveis, você também estimula o direcionamento de todo mundo na mesma direção.

Econômico

Esse aspecto se refere à capacidade que a empresa tem em produzir, distribuir e oferecer seus serviços, assegurando uma relação de competitividade justa com todos dentro de seu mercado. Além disso, dentro de um contexto sustentável, a organização também deve realizar as suas ofertas sem causar degradações ambientais e oferecer uma boa estrutura aos colaboradores.

Ambiental

Quando as pequenas empresas sustentáveis consolidam esse pilar, estão atuando para garantir que não vão ocorrer impactos ambientais em nenhum período. Ou seja, as condutas são definidas para que o negócio se solidifique no mercado sem causar prejuízos ao meio ambiente. Além disso, é possível adotar outras medidas para contribuir com o meio ambiente, como o plantio de árvores.

O que faz uma empresa ser sustentável?

Como a sustentabilidade está alinhada a aspectos econômicos, sociais e ambientais, quanto mais integração houver entre esses pilares, melhores serão os resultados alcançados pela corporação.

Isso significa que para a empresa ser sustentável é necessário que ela seja inovadora em suas práticas, desenvolva programas de caráter social e tenha responsabilidade quanto ao impacto que sua atividade causa no meio ambiente.

Desse modo, uma empresa sustentável consegue minimizar seus custos, reduzir os riscos de operações, evitar o desperdício de materiais e ainda melhorar o relacionamento com seus clientes e com a comunidade onde está inserida. A ideia é criar pequenas mudanças nos processos da empresa que causam grandes contribuições de longo prazo, tanto para seus lucros quanto para a sociedade e o ecossistema.

Quais são as vantagens de ser uma pequena empresa sustentável?

Adotar soluções sustentáveis na sua organização pode garantir uma imagem muito positiva. Mas os benefícios para as pequenas empresas sustentáveis não param por aí. Continue a leitura e veja as vantagens de adotar esse tipo de postura em sua organização!

Ajuda a sociedade

Ao garantir que sua instituição não prejudique o ambiente ao qual ela está inserida, você gera um impacto social considerável. Por exemplo, um negócio que utiliza papel em excesso está colaborando com o desmatamento do planeta e prejudicando a sociedade.

Ao adotar soluções como a assinatura eletrônica, você garante a redução do uso de papel na sua empresa. Outra ferramenta útil nesse sentido é utilizar a gestão de contratos digitais, que além de reduzir o uso de documentos físicos, garante mais eficiência no processo.

Diminui o impacto ambiental

Qualquer empresa que se instala em uma comunidade produz certo impacto ambiental. Isso é natural no processo produtivo e cabe aos líderes da corporação encontrar alternativas de produção que produzam menos impacto.

Desse modo, uma postura sustentável precisa ser focada em reduzir os efeitos ambientais das atividades e tornar os processos mais eficientes. Assim, a empresa não é prejudicada financeiramente e consegue criar seus próprios programas de proteção ambiental.

Melhora a imagem da empresa

Na sociedade moderna, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação aos processos de produção da empresa e como eles impactam a sociedade. Ao consolidar uma gestão sustentável, seu negócio vai ganhar credibilidade e obter um bom ganho em relação à imagem.

Como se tornar uma pequena empresa sustentável?

Para que seu negócio consiga obter os benefícios de uma empresa sustentável é importante investir em pequenas melhorias nas atividades cotidianas. Com o passar do tempo, você também criar estratégias estruturais cada vez mais alinhadas com os objetivos de sustentabilidade.

Confira, a seguir, algumas mudanças imediatas e que produzem grandes benefícios tanto para a empresa quanto para o meio ambiente.

Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é uma das inovações da transformação digital que beneficia diretamente o meio ambiente e está alinhada com os objetivos de sustentabilidade. Por meio dela, inúmeros processos na empresa podem ser realizados de modo digital, fazendo com que toneladas de papel, tinta e carbono (ao eliminar o transporte físico do documento) sejam economizados.

Assim, a assinatura eletrônica permite aumentar a eficiência de seus processos, melhorar o desempenho das equipes de trabalho e reduzir os custos com papel e envio de documentação. Além de contribuir para a preservação ambiental.

Gestão de contratos digitais

Para muitas empresas, um dos principais desafios em relação à sustentabilidade é a gestão de contratos, devido ao imenso volume de documentos manuseados diariamente. Além disso, em muitos casos, o descarte não é feito de modo correto e esses papéis não são reutilizados, tornando o processo ainda mais distante de uma postura sustentável.

Como alternativa para esse problema, a gestão de contratos digitais oferece a possibilidade de criar, desenvolver e finalizar contratos no ambiente online, eliminando a necessidade de papel em cada uma dessas etapas.

Além dos benefícios quanto à responsabilidade ambiental, essa modalidade reduz o tempo de tramitação de um contrato na empresa, melhora a experiência do cliente e torna todo processo ainda mais ágil.

Viu como funcionam as pequenas empresas sustentáveis? Com mudanças gradativas em sua estrutura é possível alinhar os interesses da corporação com as metas ambientais que tornam a empresa mais engajada e melhoram a visibilidade de sua marca no mercado. Por isso, não perca mais tempo e comece agora a fazer as primeiras mudanças do seu negócio para uma estratégia mais sustentável.

Gostou do nosso artigo? Viu como é importante usar a tecnologia para criar soluções sustentáveis? Então, entre em contato conosco e veja como a DocuSign pode ajudar seu negócio!

Publicados
Temas relacionados