Empresas inteligentes usam contratos baseados em IA

Dependendo da pessoa com quem você fala, a inteligência artificial (IA) pode ser a melhor invenção da era moderna ou uma tecnologia descontrolada com a intenção de dominar o mundo. Talvez isso seja um pouco extremo, mas demonstra como a IA continua sendo incompreendida por alguns, enquanto outros a estão implementando com grande efeito.

Mesmo ao considerar a IA especificamente para aplicações de negócios, ainda pode ser difícil diferenciar a promessa da realidade. Como vice-presidente sênior de estratégia e marketing de produtos da DocuSign, estou aqui para esclarecer as coisas, mostrando como três de nossos clientes economizaram literalmente centenas de milhões de dólares ao aproveitar o poder da IA da DocuSign.

Mas primeiro, vamos ver algumas das razões pelas quais as empresas recorrem à IA para obter ajuda.

IA significa empresa inteligente 

Uma das maiores razões pelas quais as organizações usam a IA é aumentar a produtividade. Para algumas tarefas, a IA pode fazer as coisas com mais rapidez e eficiência do que os humanos. Isso não significa que as empresas estão substituindo rapidamente todo o seu pessoal por essa tecnologia. Em vez disso, eles estão usando a IA como um multiplicador de força, aumentando o que podem realizar em várias ordens de grandeza e reduzindo os custos operacionais.

Esse aumento de produtividade pode assumir várias formas, mas, em geral, a IA pode executar tarefas manuais e repetitivas com uma precisão e rapidez insanas. Automação como essa tem muitos benefícios, incluindo a redução do erro humano e a liberação dos funcionários para se concentrarem em atividades mais estratégicas.

A IA também é frequentemente chamada de tecnologia "inteligente". Ela pode desvendar riscos e oportunidades ocultos e extrair inteligência de ativos existentes. A IA pode revelar conhecimento essencial e valioso da variedade de contratos que fornecem a estrutura para a operação bem-sucedida de qualquer negócio. Esses documentos estão repletos de dados esperando para serem convertidos em insights acionáveis que podem levar a decisões de negócios mais inteligentes.

Obviamente, para que a IA ajude nessas situações, os documentos devem ser digitais e é aí que a DocuSign pode ajudar. Estamos muito orgulhosos da forma como ajudamos as empresas a transformar digitalmente seus processos manuais baseados em papel e possibilitar as forças de trabalho flexíveis e interações convenientes com os clientes que impulsionam a economia em qualquer lugar da atualidade.

E estamos ocupados ajudando as empresas nesse cenário de negócios digitais a obter todos os benefícios das tecnologias inteligentes com a IA da DocuSign. 

IA da DocuSign

A DocuSign acredita no poder da IA e investiu pesadamente para cumprir sua promessa. Nossa motivação é simples, acreditamos que os negócios funcionam com base em contratos, e é melhor que cada empresa saiba exatamente onde estão seus contratos e o que há neles. Isso significa localizar os contratos exatos de que você precisa, mesmo quando não tiver certeza dos termos de pesquisa corretos. Significa encontrar respostas rapidamente para perguntas urgentes sobre vulnerabilidades da cadeia de suprimentos, relacionamentos de vendas e obrigações legais. E isso significa identificar imediatamente os termos em um documento e quais são favoráveis. Seja analisando os contratos que você assinou no passado ou o contrato de entrada mais recente de um terceiro, a IA de contrato ajuda as empresas a operar com mais rapidez e lucratividade.  As organizações de primeira linha usam a IA da DocuSign para analisar o risco e a oportunidade do contrato, e isso é apenas o começo. A IA da DocuSign analisa os acordos dividindo-os em seus componentes principais, usando uma variedade de tecnologias, incluindo processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina, indexação semântica e um mecanismo lógico especializado. Ele aproveita o conhecimento e a experiência codificados de uma equipe de advogados e especialistas que sabem como aplicar a IA aos contratos. Juntos, esses recursos ajudam a extrair os principais termos dos contratos e conduzir uma análise mais profunda para entender o significado desses termos.

Outros produtos de análise de contrato podem examinar um contrato e identificar uma cláusula de limitação de responsabilidade. Mas a IA da DocuSign vai mais fundo, usando semântica e lógica para responder a questões comerciais e jurídicas específicas sobre a linguagem. Essa funcionalidade é essencial para responder com rapidez quando as disputas inevitavelmente surgirem.

Gerenciar riscos e revelar oportunidades são os principais motivos pelos quais os clientes, especialmente em setores altamente regulamentados, como saúde, serviços financeiros, ciências da vida e energia, recorrem à DocuSign. Os casos abaixo mostram como a IA da DocuSign pode fornecer economias de custos tangíveis e significativas.

Histórias de sucesso

Para as três organizações a seguir, a promessa da IA se tornou realidade. Eles representam três setores diferentes, telecomunicações, aeroespacial e tecnologia, e todos usaram a IA da DocuSign para aumentar ou substituir os processos manuais de análise de contratos.

Uma empresa de telecomunicações enfrentou o enorme desafio de gerenciar mais de 600.000 contratos de aluguel de torres de celular. Eles precisavam revisar cada um para encontrar termos desfavoráveis, o que teria sido praticamente impossível sem a ajuda da IA. Com a IA da DocuSign, eles puderam priorizar os contratos com o maior potencial de economia. A renegociação desses contratos prioritários economizou US$ 100 milhões para a empresa.

Uma empresa do setor aeroespacial enfrentou dificuldades com um processo de pagamento de fornecedor altamente complexo que resultou em taxas de atraso vertiginosas. Cada contrato exigia esforço manual para extrair os dados necessários para o processamento do pagamento. Com a IA da DocuSign, os dados foram extraídos e organizados automaticamente, eliminando o grande acúmulo de revisões de contratos e criando um processo muito mais eficiente. Esses ganhos de produtividade resultaram na economia de £ 52 milhões para a empresa.

Uma empresa de tecnologia estava enfrentando um problema comum em seu setor: tentar gerenciar dezenas de milhares de contratos de compras dispersos em vários repositórios herdados de várias aquisições. Embora muitas das empresas adquiridas usassem os mesmos fornecedores, cada uma tinha seus próprios descontos e preços negociados. A empresa queria consolidar os relacionamentos com os fornecedores e usar os termos mais favoráveis, mas fazer isso manualmente em milhares de contratos e vários repositórios era praticamente impossível. A IA da DocuSign consolidou todos os contratos, tornou-os pesquisáveis, eliminou duplicatas e extraiu dados estruturados normalizados para sincronizar com seu sistema ERP. A empresa descobriu uma enorme economia otimizando os termos do fornecedor e também reduziu os gastos e despesas gerais de TI consolidando repositórios e eliminando documentos redundantes. Ao todo, aproveitar o poder da IA da DocuSign economizou US$ 500 milhões.

Essas histórias de sucesso do mundo real provam que a IA da DocuSign está produzindo grandes resultados hoje. Mas esse não é o fim da história. A IA ainda está em sua infância e temos grandes planos para o futuro da IA da DocuSign. 

O futuro é promissor

A DocuSign foi pioneira na categoria de assinatura eletrônica e continuamos definindo o futuro da tecnologia de contratos em geral. Isso inclui análises de contrato orientadas por IA. 

As três organizações acima são grandes empresas que lidam com grandes quantidades de contratos. Atualmente, estamos trabalhando para democratizar nossa tecnologia de IA para organizações de qualquer tamanho, estejam elas lidando com milhares ou dezenas de contratos. Além de aplicar a IA da DocuSign em todos os tamanhos de organizações, também estamos desenvolvendo maneiras de infundir a IA em todas as etapas do processo de contrato, desde a preparação até a assinatura, a execução e o gerenciamento de contratos.

 

Publicados
Temas relacionados