Empresas do setor imobiliário: como se preparar para o futuro?

A transformação digital acelerada imposta pela pandemia trouxe a necessidade de mudança em quase todos os segmentos. O home office, por exemplo, virou uma realidade para boa parte dos negócios. Com as empresas do setor imobiliário, não foi diferente. Esse setor também pôde vislumbrar muitas novidades que trouxeram um aquecimento interessante a seus negócios.

O IGP-M, por exemplo, índice importante para nossa economia e mais relevante ainda ao setor imobiliário, traz indícios fortes. Em junho de 2021, teve um acumulado de 35,75% nos últimos 12 meses. Assim, esse indicador mostra um aquecimento muito grande na busca por imóveis que se adaptem ao novo padrão de vida que veio com a pandemia.

Qual é esse padrão? Como as empresas do setor imobiliário podem se preparar para as novas tendências? Essas são duas perguntas que abordamos a seguir, além de mais tópicos que os empresários do setor precisam ter em mente. Continue a leitura para adaptar sua empresa às novas necessidades!

Quais são as últimas tendências para as empresas do setor imobiliário?

Para uma ótima gestão imobiliária e eficiência de faturamento, acompanhar e antecipar possibilidades é a melhor maneira de manter a empresa competitiva. Pensando nas empresas do setor imobiliário, quatro novidades trazem a necessidade de adaptação urgente. Veja quais são elas!

Novas estruturas de imóveis comerciais

Antes da pandemia, víamos grandes escritórios em prédios corporativos que poderiam abrigar todo o time de uma empresa, certo? Muitas empresas buscavam espaços amplos até como uma forma de mostrar o seu valor e status ao mercado. Hoje, depois da imposição do trabalho remoto, esse pensamento mudou.

Vemos a procura de pequenos escritórios espalhados pelos mais diversos bairros por vários motivos. O primeiro deles tem a ver com a necessidade de não aglomerar pessoas, pensando na questão sanitária. Mas, além disso, o fato de contar com escritórios em bairros diversos faz com que as pessoas possam se deslocar por menos tempo, garantindo mais satisfação aos funcionários.

Um terceiro motivo tem a ver com o fato de muitos negócios se declararem remote first, precisando de menos postos de trabalho no escritório, uma vez que muitos colaboradores optaram pelo trabalho de casa.

No setor industrial, pensar em localizações que facilitem a logística, permitindo entregas ainda mais rápidas, também é um ponto importante para as empresas do setor imobiliário considerarem.

Maior busca por qualidade de vida

A procura por novas casas e apartamentos cresceu muito desde 2020 porque as pessoas entenderam que o conforto vem em primeiro lugar. Como muita gente está trabalhando de casa e ficando mais tempo sem sair, com toda a família, imóveis um pouco maiores, com espaço para montar escritório, se tornaram muito buscados.

Em vez de localização, o conforto vem em primeiro lugar. Assim, bairros mais afastados de regiões centrais e comerciais, mas que fossem autossustentáveis para a população, saíram disparados nas preferências. Também, com esse pensamento, muitos voltaram para suas cidades de origem, mesmo que menores, pois já não havia a necessidade de estar nos grandes centros urbanos.

Formas de trabalho atualizadas

Enquanto startups de tecnologia e marketing optaram pelo trabalho remoto 100%, as empresas do setor imobiliário também se viram com a necessidade de se reinventar nesse sentido. Isso até porque a procura das pessoas, seja para compra ou venda, passou a ser virtual.

Assim, oferecer aos funcionários formas remotas de trabalho é uma necessidade para aumentar a satisfação do time, não ter uma alta rotatividade de funcionários e se atualizar ao novo modelo.

Ferramentas de trabalho disruptivas

Uma vez que as pessoas querem sair menos de casa, é fundamental oferecer tecnologias e soluções que tragam facilidade para fechar contratos.

Não à toa, muitas empresas imobiliárias foram bem-sucedidas ao inovar e trazer a possibilidade de fechar negócios totalmente digitais. A seguir, trazemos alguns cases de sucesso para você se inspirar.

Crédito Real

A Crédito Real, localizada no Rio Grande do Sul, notou que precisava acelerar seus negócios e reduzir os processos burocráticos na compra e locação de novos imóveis. Em 2018, mesmo antes da pandemia, já apostaram nos serviços de nuvem e digitalizaram 98% de seus documentos.

O resultado foi certeiro: os contratos de locação passaram a ser assinados em 1 dia, e mesmo clientes mais idosos, com 90 anos, não viram problema em usar a assinatura eletrônica.

Arbo Imóveis

A Arbo Imóveis tem clientes que ficam longe da sede da rede. Por isso, os acordos imobiliários ganham agilidade com as tecnologias da DocuSign — a redução no tempo de fechamento de contrato foi de 50%. A empresa ainda apostou na opção de RH digital para os profissionais da área.

RE/MAX

A RE/MAX é uma das maiores redes de franquias imobiliárias em número de transações no mundo todo: são mais de 7.000 unidades e 100.000 corretores à disposição das pessoas. Com as soluções DocuSign, a rede ganhou mais de 80% de agilidade ao fechar contratos de locação.

Como o setor imobiliário pode se preparar para as tendências futuras?

Além de contar com novas possibilidades de imóveis que se encaixam nas tendências buscadas, como apartamentos e casas mais amplas, além de novos escritórios e sedes, a digitalização dos processos é um ponto que não tem mais como o setor ignorar.

Uma dica nesse sentido são as soluções como o DocuSign Agreement Cloud para imobiliárias, que permite que as empresas do setor comecem e terminem seus contratos por meio de uma mesma plataforma. Eliminar papéis e burocracias só traz vantagens, como os casos comentados anteriormente. Isso sem falar na assinatura eletrônica, uma realidade necessária para agilizar contratos.

Só para você ter uma ideia: 80% de todos os documentos enviados por meio dessa solução são assinados no mesmo dia! Além disso, o NPS (Net Promoter Score) de satisfação está em 66 pontos, o que é algo muito expressivo.

Pensando em relação à gestão de contratos, a imobiliária digital também sai ganhando com as soluções tecnológicas. São contratos e formulários, gerenciamento de transações e operações de corretagem feitos de forma eletrônica e com menos burocracia possível.

Então, se você trabalha ou tem uma empresa do setor imobiliário, acompanhe as inovações e traga as melhores soluções para os funcionários e clientes. Conte com a DocuSign para isso.

Nossa última dica é experimentar a nossa solução gratuitamente por 30 dias. Não perca essa chance!

Publicados