Empresas conscientes: entenda seus princípios e importância para o mundo

As empresas conscientes estão cada vez mais em evidência no mercado, principalmente por conta da conscientização de alguns gestores em relação à sustentabilidade nos negócios. Trata-se de um movimento que demonstra a preocupação das organizações em promover e incentivar um consumo consciente de produtos e serviços.

O consumidor está mudando seu comportamento, pois ele se preocupa mais com os valores e propósitos que cada empresa oferece. Dessa maneira, dá maior importância ao que está por trás de determinadas mercadorias e serviços disponíveis no mercado.

Por isso, preparamos este artigo para você entender mais sobre a relação entre esse tipo de empreendimento com a sustentabilidade e as mudanças no perfil do consumidor. Boa leitura!

O que significa ser uma empresa consciente?

Empresas conscientes assumem o controle do impacto social que têm no planeta e são construídas em torno de valores efetivos para o mundo, que orientam os líderes empresariais e colaboradores a realizar transformações positivas em seu ramo de atuação. Por isso, talvez não seja uma grande surpresa que esses negócios estejam tendo um desempenho muito maior em relação à concorrência.

Em geral, um negócio consciente é uma organização que não provoca danos, traça e divulga metas de redução de impacto ambiental, tem uma ideia abrangente de suas ações, busca continuamente fazer melhor e aborda, pelo menos, um problema social ou ambiental por meio de seu modelo de negócio ou operação.

Levando tudo isso em consideração, as empresas conscientes são organizações lideradas também por pessoas conscientes, as quais levam todas as partes interessadas em consideração nas operações e estratégia do negócio, tendo um maior propósito além da lucratividade.

Quais são os princípios das empresas conscientes?

Existem alguns princípios que regem o modo como é o andamento das empresas conscientes. 

Objetivos além do lucro

Ganhar dinheiro é uma das principais metas de qualquer negócio, sendo esse um dos alicerces para o crescimento empresarial. No entanto, essa mentalidade deve prezar em deixar um legado, solucionar as dores dos consumidores e, dessa forma, auxiliar na melhoria da sociedade.

É fato que a organização nunca deve se abdicar da lucratividade. Por outro lado, é fundamental ter a ideia de que isso deve acontecer por conta da realização de um bom trabalho, cujo foco é ajudar o mundo todo, e não apenas crescer a qualquer custo.

Liderança consciente

A liderança consciente é uma peça essencial e é ela quem deve puxar esse movimento de conscientização na empresa. O que diferencia esse modelo de liderança das demais é que ela procura aquilo que seja melhor para a companhia, considerando também os benefícios para todas as partes envolvidas — parceiros, colaboradores, clientes, sociedade etc.

Cultura

Não adianta ter uma proposta de causar um efetivo impacto se a cultura da organização não respirar conforme os objetivos sustentáveis. Ela demonstrará como os profissionais deverão se comportar perante a sociedade assim que estiverem atuando em nome do negócio. Por isso, é fundamental trabalhar para que esse princípio seja o mais consistente possível.

Impactos

Outro princípio importante para as empresas conscientes é o impacto que elas devem causar. Quando se fala nesse pilar, refere-se a todas as partes que fazem parte da organização, ou seja, é fundamental manter uma relação entre colaboradores, clientes, parceiros e sociedade.

Assim, é interessante que a empresa trabalhe de modo que consiga gerar valor para essas partes. Desse modo, certamente haverá um impacto consciente e positivo nas relações.

Quais são os benefícios?

A prática de empresas conscientes gera alguns benefícios, tanto para os negócios quanto para clientes e sociedade. Veja alguns deles a seguir.

Engajamento dos colaboradores

Essa mentalidade faz com que os colaboradores sintam orgulho daquilo que produzem, logo, o profissional também terá maior motivação para desempenhar suas funções. Por mais que o consumidor final seja importante, o incentivo de quem faz parte de suas operações é essencial. Assim, não se esqueça de estipular ações a fim de otimizar o clima organizacional na empresa.

Publicidade positiva

Os clientes estão cada vez mais antenados nos processos produtivos das organizações. Fato que comprova isso é a frequência com que eles se deparam com marcas que não realizam testes de produtos em animais, ou questionam aquelas que ainda testam. Além disso, essas empresas se destacam positivamente ao ter alguma estratégia voltada para a redução dos impactos ambientais.

Economia

O investimento em cultura organizacional impulsiona seus funcionários a buscarem métodos que promovam a economia na empresa. Além disso, vale a pena se informar a respeito dos benefícios fiscais que o governo disponibiliza para negócios que optaram por exercer práticas sustentáveis. Geralmente, o conjunto de ações e estratégias na empresa fará com que ocorra uma considerável redução de custos.

Qual é a relação entre uma empresa consciente e a sustentabilidade?

Há muita sinergia entre ambos. Empresas conscientes são aquelas que visam servir um propósito maior além do lucro. Elas consideram todas as partes interessadas nas decisões, buscando provocar um impacto positivo na sociedade. Como tal, a sustentabilidade corporativa não se trata apenas de responsabilidade ambiental e social.

Ela tem um forte peso em decisões estratégias nos negócios, já que se trata de um conjunto de ações adotadas com a meta de atuar de modo eficaz, aliando o respeito ao meio ambiente e à sociedade.

Sendo assim, percebe-se que esses conceitos estão interligados, visto que o objetivo de ambos é alcançar o bem comum da preservação ambiental e geração menor de impactos negativos na sociedade e planeta.

Cuidar e dar atenção a esse assunto é essencial para a evolução de um negócio. Se você aplicar essas estratégias e tiver a devida consciência de como está o andamento da sociedade, certamente alcançará bons objetivos no mercado competitivo.

Enfim, empresas conscientes fazem com que todos os envolvidos se sintam mais abertos a colaborar para a preservação e o avanço dos negócios de modo sustentável

O ponto inicial para se tornar uma empresa mais consciente

Um aspecto primordial para que empresas se tornem mais conscientes é implementar uma estratégia de gestão sustentável de negócios.

Esse tipo de gestão permite que as organizações se sustentem ao longo do tempo de forma mais saudável - através de iniciativas que reduzem o impacto ambiental, contribuem para o desenvolvimento social e asseguram a lucratividade e crescimento - tudo isso ao mesmo tempo. E sim, é possível conciliar todos esses aspectos!

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