Empreendedorismo verde: como ele funciona na prática?

O empreendedorismo verde desponta como uma solução para remediar a busca pelo crescimento econômico ilimitado. Isso porque essa realidade tem ocasionado o surgimento de inúmeros problemas ambientais por conta da exploração excessiva de recursos naturais.

Além disso, esse modelo leva à concentração de riquezas e gera desequilíbrio social e mercadológico. Como resultado, a subsistência das gerações futuras fica comprometida. Logo, é chegada a hora de reavaliar padrões de produção e de consumo para amenizar essa realidade. Nesse sentido, as companhias devem se unir por um mundo mais sustentável e socialmente inclusivo.

Pensando nessa demanda, elaboramos este conteúdo. Nele, reunimos tudo o que você precisa saber sobre empreendedorismo verde. Confira.

O que é empreendedorismo verde?

Essa forma de empreender é caracterizada por práticas inovadoras de modo a preservar o meio ambiente. No caso, as empresas abandonam a percepção individualista de somente gerar lucros e implementam ações de conservação ambiental.

O empreendedorismo verde não é apenas uma opção. Ele é um processo que deve ser acatado pelas empresas para reduzir o uso exacerbado de recursos naturais. Ao fazer isso, sua companhia influencia consumidores, fornecedores e parceiros a fazerem o mesmo – servindo de modelo sobre como podemos viver em harmonia com o ecossistema.

A história

No ano de 2008, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), inaugurou a Economia Verde (Green Economy). Esse termo foi abraçado pela comunidade internacional e compartilhado em diversos meios de comunicação de modo a conscientizar toda a população do planeta. Tanto que a grande maioria das pessoas sabe a importância de preservar a natureza e os seus recursos finitos.

O funcionamento

Os pilares que encabeçam o empreendedorismo verde são: inclusão social, baixo carbono e otimização no uso de recursos naturais. Isso se resume ao consumo consciente, reutilização de bens, reciclagem e geração/uso de energia limpa.

Nessa modalidade empresarial, o fluxo de processos produtivos e as comercializações devem contribuir para o desenvolvimento socioambiental. Busca-se a conservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio de tecnologias sustentáveis.

Por que o empreendedorismo verde é tendência no mundo atual?

Vivemos em uma era onde a mudança de estilo de vida e de produção (e prestação de serviços) é indispensável. Os órgãos científicos apresentam evidências sobre as mudanças climáticas. No site da NASA, por exemplo, existe uma página exclusiva para divulgar os parâmetros do século 21, como dióxido de carbono, gelo ártico, nível do mar, temperatura global, entre outros.

Sustentabilidade é tendência do momento. E, se muitas empresas são conhecidas por pensarem a longo prazo, faz todo sentido que elas se esforcem para preservar o meio ambiente.

A população mundial está disposta a mudar seus hábitos em prol da natureza. A prova disso é a crescente redução do uso de plásticos, de impressão de documentos em papéis e do consumo de produtos de origem animal. Assim, marcas que transparecem essa responsabilidade são bem vistas pelo público.

Como empreender de forma sustentável?

Organizações de qualquer porte ou segmento podem aderir ao empreendedorismo verde, afinal, todas consomem recursos naturais de forma direta ou indireta. Para isso, basta avaliar sua estrutura produtiva para detectar atividades que são ambientalmente nocivas e buscar meios de amenizá-las ou eliminá-las.

Veja as dicas de como empreender de forma sustentável.

Implemente a ISO 14001 para tornar sua empresa sustentável

A ISO 14001 é uma certificação específica do sistema de gestão ambiental. Ela aponta quais práticas devem ser adotadas para diminuir os impactos ambientais da empresa. Seu diferencial é tornar a companhia adequada às leis de sustentabilidade, evitando multas e sanções.

Além disso, esse selo verde aumenta a probabilidade de firmar parcerias com grandes marcas, uma vez que elas costumam fechar acordos com pessoas jurídicas que preservam recursos naturais.

Evite as não conformidades

As não conformidades surgem quando requisitos são negligenciados. Dessa forma, surgem problemas durante a execução do projeto, levando a gastos, erros e retrabalhos. Uma maneira de evitá-las e manter a sua instituição sustentável é descobrir por que o problema ocorreu.

Assim, você identifica se o gargalo está relacionado ao trabalho manual, ao baixo comprometimento da equipe, à falta de motivação dos funcionários etc. Depois, basta elaborar procedimentos inteligentes para implementar a sustentabilidade corporativa.

Elimine os pontos de desperdícios

Adote medidas de proteção ambiental para analisar toda a sua infraestrutura, de modo a detectar pontos de desperdícios. Áreas com ar-condicionado em instalações antigas, parte elétrica comprometida e vazamentos de água devem ser identificadas e corrigidas com rapidez.

Outras ações ainda podem ser praticadas, como pintar as paredes com cores claras para favorecer a iluminação natural, substituir lâmpadas convencionais por modelos LED e colocar sensores para economizar luz em ambientes com pouca circulação de funcionários.

Promova a consciência coletiva

Além do gestor e dos líderes, é importante que todos os colaboradores atendam aos objetivos da empresa. Portanto, formar uma consciência ecológica coletiva é essencial. Para isso, reúna-se com a equipe e explique a importância de preservar recursos naturais durante (e após) a jornada de trabalho. Promova a educação ambiental, o consumo responsável e outros assuntos vinculados à atuação laboral da companhia.

Investir na conscientização é essencial para que todos usufruam dos recursos disponíveis com sabedoria. O empreendedorismo verde funciona com naturalidade quando todos os envolvidos adquirem o hábito de colocá-lo em prática.

Acabe com a papelada no escritório

Os documentos que são impressos diariamente, como contratos, notas fiscais, materiais de análise e relatórios, consomem uma quantidade enorme de papel e tinta. Sem falar que, após um tempo, eles devem ser descartados. Logo, a melhor solução é diminuir ou eliminar o uso das papeladas para simplificar a gestão de resíduos da empresa e conservar as florestas em pé.

Portanto, a recomendação é adotar processos digitais de modo a diminuir o consumo de papel, otimizar espaço físico em arquivos, evitar o transporte do documento e favorecer a segurança de dados do negócio. Com uma gestão de documentos eletrônica, você evita impressões desnecessárias e deixa a atividade mais fluida e dinâmica, especialmente durante a comercialização de planos, serviços e produtos. Para isso, basta ter um certificado digital para garantir validade jurídica.

Nesse sentido, as soluções da DocuSign podem favorecer o empreendedorismo verde da sua empresa. Com a suíte de soluções Agreement Cloud, é possível automatizar a geração, a assinatura e o gerenciamento de contratos. Essa demanda pode ser realizada em qualquer dispositivo conectado à internet, sem barreiras físicas.

Entre em contato conosco para conhecer os nossos diferenciais e transformar a sua rotina interna (fluxos operacionais) e externa (mercado e clientes). E juntos ajudarmos a salvar as florestas com a eliminação do papel dos processos.

Publicados
Temas relacionados