No contexto empresarial atual, as soluções tecnológicas baseadas na nuvem estão se tornando cada vez mais comuns dentro das empresas. As vantagens desse tipo de inovação vão desde a facilidade de implementação dos sistemas, flexibilidade na sua utilização, custos reduzidos e estáveis, até o seu grande potencial de integração com outras ferramentas, a exemplo do que ocorre com o DocuSign para Salesforce.

Com o apoio do DocuSign para Salesforce, a empresa que adota essa solução consegue fortalecer a sua ferramenta de CRM, deixando-a ainda mais completa.

DocuSign, por meio de seus recursos de digitalização de processos, sobretudo aqueles ligados à autenticação e assinatura de documentos, consegue encurtar e otimizar em grande medida as transações com os clientes, garantindo a máxima fluidez e transparência na relação de compra e venda.

Mas engana-se quem pensa que essas são únicas vantagens da interação entre essas duas ferramentas estratégicas para os negócios. Como veremos a seguir, o funcionamento do DocuSign para Salesforce é ainda mais proveitoso para as empresas. Acompanhe!

Entenda o Salesforce

Em um cenário empresarial marcado pela intensa competitividade, o sucesso nos negócios se encontra nos diferenciais que uma empresa consegue impor sobre as outras. A forma como a companhia lida com os seus processos, organiza-os e extrai os resultados é o que determina quão competitiva ela é.

Nesse contexto, a relação com o cliente desponta como um dos fatores que mais contribui para a otimização dos resultados de um negócio. Conhecer bem o destinatário dos serviços ou produtos da empresa é, de longe, a melhor estratégia para adaptar a sua atuação e se alinhar de forma precisa aos gostos e hábitos do público-alvo.

A boa notícia é que, hoje, todo esse processo é eficientemente desenvolvido por soluções informatizadas, os chamados CRM, como os ofertados pela Salesforce. Por meio dessa ferramenta, a empresa tem à sua disposição todo o aparato informativo de que precisa para entender e fortalecer a relação com os seus consumidores.

Com o uso estratégico de dados e informações de interações passadas, é possível estabelecer perfis de clientes e, com base nisso, antecipar demandas e ajustar a atuação do negócio para atendê-las da melhor maneira possível.

Além disso, o Salesforce é a base para aumentar a fidelidade, a retenção e, principalmente, a satisfação do público. Isso por que a empresa que a utiliza tem total conhecimento sobre os hábitos e desejos dos usuários, podendo priorizar mudanças, visando sempre melhorar ainda mais a experiência de compra do cliente e reforçar seu relacionamento com a companhia.

DocuSign para Salesforce

Se trabalhar com o apoio de um CRM atualmente já oferece uma série de benefícios para a empresa — a exemplo dos citados anteriormente —, imagine como tudo pode ser ainda mais proveitoso se essa ferramenta estiver integrada nativamente a outra aplicação igualmente útil e que torna o fluxo de trabalho muito mais acertado e produtivo. É isso que acontece quando se utiliza o DocuSign para Salesforce.

A junção dessas duas incríveis ferramentas leva para dentro das empresas a verdadeira essência da Transformação Digital, possibilitando aos times de vendas fazer negócios de maneira muito mais ágil, regular e precisa.

Vejamos alguns pontos que confirmam isso.

Utilização fluida das ferramentas

A aplicação da DocuSign pode ser utilizada dentro do ecossistema da Salesforce sem nenhum tipo de embaraço. Seja na hora de cadastrar um cliente, registrar um novo pedido ou unicamente encaminhar ou receber uma assinatura referente a um contrato de venda, o DocuSign oferece todo o suporte para que processos burocráticos se tornem ações simples, passíveis de serem efetivadas com um simples clique dentro do Salesforce.

Sabemos o quão importante é a experiência de compra de um cliente quando este procura os serviços e produtos da empresa. Nessa hora, ofertar canais atrativos e soluções eficientes que facilitem toda a jornada do consumidor até o fechamento do contrato, por exemplo, é de suma importância não só para os resultados da organização, mas para a fidelização e prolongação do seu ciclo de vida.

Nesse sentido, a substituição de processos manuais, lentos e burocráticos — como encaminhamento de documentos, autenticação e a obtenção de assinaturas pessoais, por alternativas baseadas em DTM (Digital Transaction Management) — é o que se espera de empresas arrojadas e preocupadas com a otimização dos processos e satisfação do cliente.

Melhor aproveitamento das informações

Associada a todo o conjunto de informações oriundos do CRM, a DocuSign consegue tornar a relação com o cliente ainda mais satisfatória. A exemplo, a manipulação de contratos e outros documentos com valor jurídico pode ser facilmente melhorada a partir do momento em que estes ganham versões assinadas eletrônicamente, as quais são de fácil acesso, compartilhamento e controle.

Em vez de perder um tempo valioso com o envio de contratos, além de gerar mais custos para a empresa, essa atividade pode ser assumida pela solução automatizada em questão, que não só auxilia no gerenciamento de toda documentação, como também permite a autenticação por meio de assinatura eletrônica (e-signature), que pode ser feita qualquer hora e em qualquer lugar e de qualquer dispositivo.

Centralização dos dados e documentos

Outro ponto que merece destaque acerca da integração do DocuSign com o Salesforce é a centralização promovida pelas ferramentas. A união de duas plataformas inteligentes e que trabalham com base em dados e documentos ajuda os mais diversos setores da empresa a ter acesso às informações de que necessitam para ajustar suas atividades e a tomar as decisões de forma mais embasada.

Como se sabe, o foco de um CRM é fornecer à empresa informações estratégicas acerca da relação com o cliente, as quais podem ser utilizadas para aprimorá-la. Porém, com o DocuSign o CRM ainda recebe mais uma finalidade, que é a de reunir em uma só suíte informações e documentos em formato digital, tornando os cadastros e bancos de dados mais completos para serem utilizados nas ações da empresa.

Como foi possível perceber, o DocuSign para Salesforce tem um papel determinante na otimização interna dos processos de vendas das empresas. O reforço informativo oferecido pela solução de CRM somado à utilização de expedientes virtuais — como é o caso das assinaturas digitais — não só aumenta a segurança das transações, mas as simplifica de maneira a estimular a renovação dos contratos.

Então, gostou deste artigo? Ficou interessado em conhecer melhor o DocuSign para Salesforce? Faça um teste gratuito do software e tire as suas próprias conclusões!