Direito e sustentabilidade: qual é a relação entre essas duas áreas?

A relação entre Direito e sustentabilidade vem ganhando bastante força nos últimos anos. Hoje, a sociedade busca desenvolver métodos sustentáveis em todas as áreas, e isso não é diferente quando o assunto é o ramo jurídico. Para promover seu trabalho, o advogado necessita deixar tudo documentado, seja para registrar as horas a serem faturadas, seja pela questão de que suas atividades estão ligadas aos órgãos judiciais.

Mesmo com todos os recursos tecnológicos que temos atualmente, é comum que o papel ainda seja muito utilizado. Contudo, por conta do crescimento da cultura de sustentabilidade, grande parte dos escritórios estão migrando para ferramentas digitais — e você também precisa se adaptar a essa nova realidade.

Pensando nisso, preparamos este texto para demonstrar qual é a relação entre o Direito e a sustentabilidade e como tornar os escritórios mais sustentáveis. Boa leitura!

Qual é a relação entre Direito e sustentabilidade?

O Direito sustentável incorpora a execução de atividades no escritório que tenham valores e ações direcionadas para a proteção do meio ambiente.

Dessa forma, como qualquer outro negócio, os escritórios de advocacia também utilizam recursos que podem provocar impactos negativos. Por isso, mesmo nessa situação, é preciso inserir métodos alinhados com o consumo consciente e a preservação da natureza.

Não é apenas o consumo de papel por um escritório que pode provocar prejuízos, pois há uma série de recursos, como energia, copos plásticos e até os deslocamentos dos profissionais que são capazes de ocasionar consequências negativas ao meio ambiente.

Os escritórios que aplicam boas práticas que unem Direito e sustentabilidade economizam no orçamento e valorizam sua própria imagem. Isso pelo fato de que, cada vez mais, o mercado reconhece a contratação com negócios que demonstram os mesmos valores que seu público. Dessa forma, ter um escritório sustentável é uma forma de captar novos clientes que apoiam a causa e desejam investir em empresas com essa cultura e comportamento.

Devido à digitalização de processos, vários escritórios querem alterar a própria realidade para um cotidiano com menos uso de papel. E isso só se torna viável por meio de ferramentas digitais que possibilitem tal prática.

A partir dessas soluções, todas as informações de clientes, documentos e dados ficam armazenados no meio digital. Isso quer dizer que, com apenas um clique, qualquer profissional jurídico pode localizar o que precisa, sem ser necessário imprimir nada ou consultar pastas físicas.

Nesse contexto, as soluções para o departamento jurídico são grandes aliadas dos escritórios que buscam pela sustentabilidade. Diante do avanço das ferramentas e do desenvolvimento de novos métodos, os advogados encontram opções mais eficientes e simples de usar para a execução de atividades.

Como tornar escritórios de direito mais sustentáveis?

Para que seu escritório se torne uma referência em sustentabilidade, algumas medidas devem ser adotadas. Veja a seguir algumas sugestões:

Paperless

paperless corresponde a uma mudança de cultura organizacional, reformulando o relacionamento da empresa com o armazenamento e a organização dos arquivos. Em outras palavras, significa usar soluções tecnológicas e sistemas a fim de substituir o papel.

Dessa forma, o paperless é uma maneira sustentável de organizar seus documentos, tendo como meta mantê-los e os gerenciar digitalmente. Os efeitos são a melhoria de processos, a simplificação do acesso e o uso das informações para tornar a organização mais sustentável.

A primeira consequência direta é a diminuição da aquisição de folhas de papel e de toner ou tinta para a impressora. Os valores com a manutenção desse equipamento também reduzirão em longo prazo, visto que ele será muito menos utilizado.

Esse método preza pelo armazenamento de dados em servidores, geralmente na nuvem, que são indexados e alocados de modo a garantir uma recuperação mais fácil.

Dessa forma, quando alguém necessita de um arquivo, é preciso somente acessar o sistema de gerenciamento e realizar a busca. Em poucos segundos, a solicitação é atendida e a pessoa tem o que procura.

Por fim, não tinha como não mencionar os impactos dessa proposta no meio ambiente. O método de fabricação do papel engloba a utilização de árvores, aditivos químicos que podem provocar contaminações à natureza além do uso extensivo de água. Portanto, com uma demanda menor, haverá menos prejuízos.

Gestão de documentos e contratos

Uma das maiores dificuldades encontradas para tornar a empresa sustentável, quando se trata da utilização correta de recursos naturais, está nos documentos impressos de forma desnecessária. Mesmo que a sociedade vivencie a era da conexão à internet, não promover o bom uso de tudo o que é propiciado pela modernidade é estar despreparado para aplicar nos negócios as tendências do mercado.

Dessa forma, ao optar por uma solução de documentação eletrônica, você poderá diminuir o consumo de papel, economizar espaço de arquivamento, ampliar a segurança de documentos, além de facilitar buscas e reduzir tempo. E tudo isso com a simplicidade de enviar documentos de maneira instantânea a grandes percursos sem gastar com a postagem.

Nessa perspectiva, a gestão de documentos e contratos de forma digital é uma estratégia que se alia a empresas e escritórios jurídicos sustentáveis. Além do mais, a aplicação dessas tecnologias está em consonância com a legislação vigente, tendo, portanto, valor jurídico. Atualmente, por exemplo, a assinatura eletrônica é legalmente aceita em diversos países, incluindo o Brasil.

Uso de ferramentas

Algumas ferramentas são essenciais para tornar o setor de Direito mais sustentável. Muitos escritórios jurídicos não estão suportando o aumento da demanda de contratos. Por isso, as soluções do DocuSign Agreement Cloud como a assinatura eletrônica e o DocuSign CLM possibilitam a simplificação dos fluxos de trabalho, reduzindo riscos e aumentando o tempo de resposta de contratos. Junto a isso, você perceberá uma nítida diminuição de custos ao longo do tempo.

É fundamental que os escritórios utilizem ferramentas digitais para aprimorar a execução de seus trabalhos, e você precisa se adaptar a essa nova realidade. Direito e sustentabilidade podem caminhar juntos, mas para isso é preciso seguir práticas como as levantadas neste artigo.

Quer saber mais sobre o assunto? Não deixe de ler nosso guia gratuito sobre gestão sustentável de negócios. Entenda a fundo quais são os desafios da implementação de práticas sustentáveis e confira dicas para aplicar ao seu negócio!

Faça também um teste gratuito por 30 dias da assinatura eletrônica e saiba como ela pode otimizar os processos do seu escritório jurídico!

Publicados
Temas relacionados