Cultura da transparência: o que é e como ela funciona?

Cultura da transparência

A cultura da transparência é uma das condutas mais buscadas pelas empresas, seja pela necessidade de conformidade com os processos e a legislação, seja pela preservação de uma boa reputação (interna e externa).

Além disso, uma gestão transparente favorece o desenvolvimento do negócio, estabelece um ambiente mais agradável, motiva funcionários e eleva a produtividade. Afinal de contas, quando dados e informações são compartilhados com clareza, fica mais fácil de colaboradores e clientes se identificarem com os valores da instituição.

Pensando nas demandas e nos benefícios da cultura da transparência, elaboramos este conteúdo. Continue a leitura e entenda mais sobre ela!

A cultura da transparência

Uma cultura organizacional transparente permite que gestores e equipes se comuniquem de forma aberta e clara. Essa condição gera uma relação laboral mais igualitária, comunicando os diversos aspectos e condições da companhia.

Registros de controle, como fluxo de caixa, volumes de vendas e resultados operacionais, devem ser compartilhados com todos os envolvidos a partir de gráficos, quadros ou e-mails, por exemplo. É necessário que tudo fique claro para que os profissionais saibam com o que estão lidando.

Todos os departamentos da empresa devem se unir para que a transparência fique evidente. Assim, é possível criar um clima interno favorável, embasado na coletividade e na confiança entre os talentos.

Os benefícios da cultura de transparência

Quando a cultura da transparência é aplicada corretamente, ela traz diversos benefícios, como os que veremos a seguir.

Aumento do respeito e da confiança

Quando a gestão é engessada e hierarquizada, é comum os funcionários se sentirem limitados. Eles não se sentem confortáveis para transmitir ideias, opiniões e dificuldades, prejudicando o desempenho geral. Ninguém tem o engajamento necessário quando trabalha com receio de seus líderes, o que torna os resultados pouco satisfatórios.

Em contrapartida, no gerenciamento transparente, há um diálogo aberto entre gestores e colaboradores. Os talentos sabem que têm liberdade para expor o que desejam, que podem procurar seus superiores, que serão acolhidos e compreendidos por sua clareza. Tudo isso gera confiança e respeito mútuo, tornando a jornada de trabalho mais agradável e eficiente.

Favorecimento do fluxo de informações

Quando a comunicação aberta é incentivada, opiniões, feedbacks e ideias fomentam o surgimento de procedimentos criativos, além de evidenciar o reconhecimento da equipe. Outro diferencial é que essa condição reduz ruídos, como boatos e informações imprecisas.

Quando a alta administração não compartilha dados completos, as pessoas ficam confusas e fazem deduções erradas, gerando apreensão e hostilidade, algo que compromete a convivência interna. Por outro lado, quando a transparência é praticada, é possível sanar dúvidas e evitar problemas.

Melhoria da retenção de talentos

Ninguém gosta de trabalhar em uma empresa que não expõe seus resultados, procedimentos e objetivos de forma transparente. Isso leva a altos índices de turnover, já que uma gestão distante, que cria barreiras, pode gerar incômodos aos funcionários.

Portanto, a clareza melhora o clima empresarial e deixa o fluxo laboral mais favorável para os envolvidos. Isso fomenta a retenção de talentos graças ao aumento da satisfação interna. Por fim, vale reforçar que os colaboradores se sentem reconhecidos e responsáveis quando contemplam a realidade da corporação, o que é mais um motivador para se esforçarem ainda mais.

A implementação em sua empresa

A cultura da transparência beneficia o sucesso organizacional, pois os cargos dão lugar às funções, que devem ser executadas com plenitude. Nela, a clareza sustenta as relações — que são horizontais —, deixando-as mais prósperas e saudáveis. Na sequência, entenda como aplicar a gestão transparente na sua empresa.

Priorize a comunicação

Para ser realmente transparente, é preciso partir para a prática. Nesse caso, os dispositivos e as ferramentas de comunicação são essenciais, pois utilizam diversos canais para criar vínculo profissional com os funcionários. Veja alguns exemplos:

  • cartazes e folders;
  • canais de acesso direto à alta direção;
  • intranet;
  • jornais e periódicos;
  • manual do funcionário;
  • palestras e vídeos institucionais.

Também promova uma política de cargos e salários de qualidade e faça reuniões de avaliação de desempenho coletivo. Nessas horas, é importante discutir sobre assuntos como:

  • fatos recorrentes do dia a dia;
  • notícias mercadológicas sobre o segmento da empresa;
  • missão, visão e valores da instituição;
  • projetos que estão em desenvolvimento.

Inclua os funcionários na gestão

Use o plano estratégico e a apresentação de resultados para dividir responsabilidades com os melhores colaboradores. Essa é uma maneira eficaz de introduzi-los na gestão — o que é indispensável para praticar a transparência.

Trate-os de igual para igual, evidenciando a importância de gerenciarem seus próprios resultados. Isso inclui obrigações simples, como entregar tarefas no prazo, respeitar a pontualidade e compartilhar conhecimentos. Um gestor exemplar induz sua equipe a conservar o nível de excelência.

Reduza a burocracia

Sim! Rotinas burocráticas atrapalham muito o fluxo operacional e deixam a cultura empresarial obscura. Por isso, é importante desburocratizar o máximo de condutas e processos possível. Sem negligenciar a segurança e a integridade das tarefas, deixe os procedimentos mais práticos para facilitar rotinas e dar clareza aos resultados.

O próprio funcionário pode monitorar sua performance em tempo real a fim de descobrir o que deve ser melhorado e atingir as metas definidas no planejamento. Forneça relatórios de desempenho para que ele identifique quais entregas foram satisfatórias e quais precisam ser revistas.

Utilize ferramentas tecnológicas

As soluções tecnológicas otimizam a gestão transparente e nivelam o acesso aos dados corporativos, além de simplificar trabalhos e diminuir a probabilidade de erros. Os maiores exemplos são os softwares de gestão, como ERP e CRM, que geram, coletam e analisam informações em tempo real de modo a produzir conhecimentos pertinentes sobre o negócio.

Priorize a contratação de uma equipe comprometida

A equipe deve estar comprometida em manter a transparência interna, por isso o processo de recrutamento e seleção deve levantar essa característica para contratar os profissionais. Logo, é válido consultar o relatório de tendências do RH para desenvolver o alinhamento ideal.

A implantação de condutas estratégicas garante um gerenciamento transparente e eleva o desempenho do time, além de melhorar a organização das rotinas internas. Como consequência desse cenário, a instituição conquista credibilidade e confiança mercadológica, obtendo lucros maiores.

Nesse caso, as soluções na nuvem da DocuSign favorecem a cultura da transparência em sua empresa. O DocuSign eSignature, por exemplo, é a ferramenta número um de assinatura eletrônica do mundo. Com ela, as rubricas e assinaturas são feitas a qualquer momento e em qualquer dispositivo, mantendo sempre uma cópia do documento com fácil acesso a ambas as partes. Também é possível carregar documentos para assinar, verificar o status da assinatura, enviar lembretes, executar e fechar contratos eletrônicos com rapidez.

Libere o acesso da ferramenta para que suas equipes comercial e operacional acompanhem e tenham mais clareza quanto ao andamento das negociações. Experimente gratuitamente por 30 dias!

Publicados
Temas relacionados