Contratação de fornecedores: o que considerar para ter sucesso?

Contratação de fornecedores

Os bons resultados de um negócio dependem muito do funcionamento de todas as suas operações internas e externas, além do alinhamento dos funcionários com os parâmetros e estratégias da organização. No entanto, para se manter competitivo no mercado e reduzir ao máximo os gargalos, é fundamental que a empresa realize uma contratação de fornecedores eficiente.

Assim, uma forma eficaz para desenvolver um modelo de avaliação de fornecedores é averiguar seu campo de atuação, levantar os nomes de fornecedores e promover um estudo eficiente do que eles oferecem e das necessidades do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos este texto para ajudar você a entender o que considerar na hora de contratar seus fornecedores. Então, acompanhe e confira!

Qual a importância de ter bons fornecedores?

Diferente do que muitos gestores imaginam, o setor de compras não é somente uma parte burocrática no cotidiano de uma empresa. Ele é uma peça-chave que pode proporcionar muito potencial competitivo.

Isso pelo fato de que cuidar da gestão desse processo significa um ponto relevante para o atendimento das demandas de cada segmento dentro do negócio. Dessa forma, se ele conta com um desempenho efetivo, a tendência é que tudo trabalhe com coerência, visto que os recursos para o trabalho estarão presentes.

Nessa perspectiva, a obtenção de insumos guarda um papel fundamental para a competitividade da organização, à proporção que os esforços dos colaboradores responsáveis pela otimização do processo de compras estão cada vez mais direcionados à melhoria de recursos.

A meta é alcançar êxito de condições mais atraentes em termos de negociação. Dessa forma, considerando vários fatores que vão além do preço, é necessário que a empresa esteja apta e tenha estratégias a fim de conquistar um bom custo-benefício em suas operações.

Como analisar a empresa na hora da contratação de fornecedores?

Para a contratação de fornecedores, é preciso considerar alguns pontos. Veja quais são eles a seguir.

Histórico da empresa no mercado

Buscar saber qual é o tempo que a empresa atua no mercado, a sua experiência e as metas cumpridas por ela ajudam na contratação de fornecedores.

É fato que um negócio novo no mercado pode ser qualificado, assim como um com vários anos não garante alta qualidade. Porém, a experiência do fornecedor em seu campo de atuação simplifica essa escolha, por conta da credibilidade que ela adquire em seu segmento.

Além do mais, é preciso verificar, procurando informações na internet, se a análise dos clientes é positiva. Verifique o que as pessoas dizem sobre os produtos ou serviços dos fornecedores em feedbacks de sites ou mídias sociais.

Prazos e condições de entrega

Para uma empresa que conte com um planejamento estratégico e financeiro alinhado, é fundamental realizar a contratação de fornecedores adequados. Assim, certifique-se de que os prazos de entrega estejam conforme suas necessidades e se serão cumpridos. É preciso que eles promovam uma entrega com maior qualidade e que sejam profissionais naquilo que trabalham.

Analise não apenas o tempo, mas também as circunstâncias comerciais e financeiras, os volumes mínimos e os prazos para realizar pagamentos. Um fornecedor que não preza pela organização pode levar a sua empresa a perder prazos e, consequentemente, clientes, além de provocar prejuízos à sua marca no mercado.

Estabilidade financeira

Um negócio que tenha estabilidade financeira é muito importante para a seleção e contratação de fornecedores. Se a empresa fornecedora apresentar problemas de fluxo de caixa, por exemplo, provavelmente ela terá dificuldades para cumprir com suas obrigações e com a qualidade dos produtos. Um fornecedor com problemas financeiros tem chances de não assumir com seus prazos de entrega.

Dessa forma, entender os balanços e os principais cálculos da empresa é um requisito importante para a construção de uma relação de confiança, uma vez que isso confirma a habilidade de gestão da companhia.

Preço do serviço ou produtos

O valor do fornecedor não deve ser sempre o mais baixo entre os concorrentes, visto que nem sempre o serviço ou produto mais em conta é o essencial para sanar sua demanda. Nessa situação, é preciso que o valor esteja de acordo com o praticado no mercado e no plano de negócios da organização.

Não se esqueça de que, no momento de realizar uma venda, será preciso cobrir o custo de produção e aplicar uma margem de lucro. Por isso, realize uma pesquisa, entenda as opções disponíveis no mercado e opte por aquilo que traz o melhor custo-benefício.

Certificações da empresa fornecedora

Uma empresa fornecedora que tenha certificações é, com toda a certeza, uma organização muito mais qualificada. Com isso, ela é capaz de aumentar a variedade de clientes de modo seguro e funcional, além de se tratar de um diferencial competitivo.

Dessa maneira, escolher a contratação de fornecedores corretos e que apresentam esse atributo traz várias vantagens para as empresas, como: eficácia na cadeia de suprimentos, redução de custos, diminuição de perdas, otimização da qualidade e serviços especializados.

Como a digitalização do processo pode ajudar a evitar dores de cabeça?

Para que a contratação de fornecedores seja um processo facilitado e sem potenciais problemas, é preciso que a empresa invista em tecnologia, a fim de otimizar todas as suas operações.

A documentação de uma empresa deve ser consistente e detalhada, para que nada se perca ou caia no esquecimento. Por isso, é importante utilizar a digitalização nesse processo. Por exemplo, mesmo que um funcionário mude de setor, a digitalização facilita o andamento das atividades e estabiliza rotinas, o que é fundamental para o desenvolvimento do negócio.

Além disso, ao falar de digitalização, não se deve deixar de mencionar a assinatura eletrônica de documentos. Isso pelo fato de que esse recurso simplifica a vida dos seus profissionais, dos clientes e de fornecedores. Ela permite que a assinatura seja realizada de forma eletrônica, proporcionando maior mobilidade para todos os envolvidos.

Enfim, com as dicas mencionadas neste texto e com o uso da tecnologia, é possível sim evitar erros operacionais e fazer a contratação de fornecedores de forma eficiente.

E aí, o que achou deste texto? Experimente agora, de forma gratuita, a nossa solução e saiba como a DocuSign pode otimizar as contratações de sua empresa!

Publicados
Temas relacionados