Pessoas hiperconectadas, capazes de buscar informações sobre qualquer assunto, a qualquer hora e de qualquer lugar: esses atributos definem o perfil do consumidor digital atual, acostumado com a dinamicidade trazida pela internet. E esse cenário se reflete diretamente nas relações entre clientes e empresas. Afinal de contas, toda essa flexibilidade amplia consideravelmente as possibilidades de interação, bem como proporciona a otimização de processos, causando economia de tempo e recursos.

Por falar em tempo, aliás, eis aí um recurso que, por andar tão escasso na vida das pessoas, transformou-se em artigo de luxo. Quem deseja esse benefício, está disposto a pagar mais para ter alguns momentos de tranquilidade, o que se reflete no comportamento de compra dos milhares de consumidores que estão on-line e prontos para receber sua oferta de valor.

Mas como exatamente você pode aproveitar o perfil do consumidor digital para gerar mais vendas e fidelização? Pois é o que vai descobrir nas próximas linhas!

O consumidor digital está em constante transformação

São várias as pesquisas sendo feitas sobre o comportamento do consumidor atual. A empresa Mintel, por exemplo, divulgou recentemente as tendências de consumo do brasileiro, revelando que o consumidor está cada vez mais preocupado com o posicionamento das marcas e a sustentabilidade do planeta. Isso sem falar na economia de recursos, corroborada por uma pesquisa recente da McKinsey & Co.

Mas por mais que o nível de exigência dos brasileiros no que se refere a produtos e serviços não pare de mudar, ele está sempre direcionado para as mesmas questões: preços competitivos, facilidade de obtenção e valor agregado. Isso significa que empresas de todos os setores devem redescobrir as necessidades do consumidor digital diariamente, visando oferecer aquilo que a concorrência ainda não percebeu como diferencial competitivo.

Trata-se, dessa forma, de prever tendências, conhecer as inovações do mercado, apostar em tecnologias que ofereçam mais comodidade e jamais deixar de acompanhar seus clientes para saber como eles vêm agindo e pensando. Para satisfazer o consumidor digital, você deve apostar na proatividade, angariando conhecimento sobre o que esse público realmente quer e valoriza para conseguir, assim, agir com assertividade.

As soluções on-line são o ponto de partida

Independentemente da necessidade, uma das facilidades atualmente mais buscadas pelo mercado brasileiro é justamente a compra on-line. Até mesmo as empresas B2B estão optando por comprar em e-commerces pela tranquilidade em percorrer a jornada do consumidor sem muitas barreiras. No caso, basta acessar a internet, buscar a solução, conhecê-la por meio de conteúdos mais completos e, então, partir para a compra, quase que sem interação alguma com o fornecedor. O consumidor economiza tempoe conversação, enquanto o fornecedor economiza infraestrutura e gestão de pessoas.

Mas não se trata apenas da compra de produtos. Muitos serviços já são oferecidos via internet para facilitar a vida de consumidores B2B e B2C. É o caso do internet banking, por exemplo, e da assinatura eletrônica de documentos. Nesse contexto, você pode dar seguimento a uma série de ações que otimizam os processos da empresa e economizam um tempo precioso sem sequer ter que estar fisicamente presente.

Se você ainda não oferece soluções via internet, eis aí uma das maneiras mais efetivas de conquistar uma audiência cada vez maior e ampliar seu mercado de atuação, conferindo mais credibilidade a seu empreendimento.

A agilidade é tão importante quanto a qualidade

Você pode até oferecer o melhor produto ou serviço do mercado, mas se não conseguir entregar o prometido em tempo recorde, impactará negativamente o negócio. Lembre-se, portanto, que a competitividade de uma empresa não pode ser medida somente em participação de mercado, mas nas facilidades que oferece ao cliente final. É o famoso valor agregado.

Como o consumidor digital está conectado praticamente 24 horas por dia, ao encontrar uma barreira para ver seus desejos atendidos no tempo esperado, certamente partirá em busca de outro fornecedor. Por esse motivo é que a agilidade da cadeia de distribuição deve se tornar prioridade para sua empresa. Quanto mais tempo você demora para atender um cliente, mais tempo a concorrência tem para convencê-lo a desistir da sua marca.

Você poderia até se defender dizendo que o consumidor digital é imediatista e que é preciso entender os processos envolvidos em cada negociação. No entanto, quem dá as cartas atualmente é ele. Afinal, conforme cresce o número de empresas fornecendo soluções muito semelhantes, quem consegue se destacar aos olhos do consumidor é que sai vencedor.

A economia de tempo é a chave do sucesso

Na hora de pensar sobre as soluções da sua empresa, tenha em mente que otimizar o tempo dos seus clientes deve ser seu maior trunfo. Então foque em oferecer processos ágeis, respostas rápidas e entregas que superem as expectativas. A busca pela redução da burocracia e pelo aumento da eficiência se dá em todos os segmentos de negócios, inclusive nos que fornecem serviços intangíveis.

Assim é que a simples tramitação de um documento pode se tornar o maior diferencial do seu empreendimento. Em vez de ficar indo e vindo com versões impressas, coletando assinaturas de várias pessoas por dias a fio antes de poder tomar uma decisão, que tal agilizar esse processo? Assim você obtém melhores resultados e ainda permite que todos os envolvidos economizem tempo ao fazer negócios com você!

O uso de dispositivos móveis (especialmente os smartphones) tem contribuído muito para dar a velocidade necessária a muitas empresas no que se refere ao atendimento ao cliente. Um e-mail pode ser respondido via dispositivo móvel, uma mensagem importante pode ser enviada em questão de segundos e até um documento pode ser assinado sem que você ou qualquer outra pessoa precise se deslocar.

Além disso, a possibilidade de integração de diversas ferramentas também traz a tranquilidade de que você tanto precisa para manter as informações atualizadas e seguras, sem a necessidade de tramitá-las de forma física. E isso ainda garante o sigilo que seus clientes merecem.

A verdade é que não é fácil agradar o consumidor digital. Mas igualmente verdadeira é a importância desse público para seu empreendimento. Portanto, nada de ficar parado esperando que a concorrência crie meios de se destacar! Confira agora mesmo o nosso dossiê do consumidor digital!

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