Na atualidade, entender a evolução do comportamento do consumidor é essencial para a sustentabilidade dos negócios. Ainda que as mudanças pareçam poucas, em relação ao perfil do consumidor 4.0, elas são muito significativas. Esse público é diferenciado, está munido de ferramentas e sabe muito bem utilizar a troca de informações como critério de decisão.

Tendo isso em vista, vamos mostrar por que as empresas precisam ficar atentas a essas transformações e o que é necessário fazer para atender a expectativa do consumidor 4.0! Acompanhe!

Quem é o consumidor 4.0 e quais são suas principais características?

O consumidor 4.0 marca presença nos meios digitais, vive totalmente alinhado às inovações tecnológicas e se mantém antenado em relação às novidades do mercado. As pessoas desse perfil também apresentam um nível de exigência bem alto.

Por isso, os empreendedores de sucesso já perceberam que o consumidor 4.0 tem um perfil diferenciado e não é facilmente atraído apenas por produtos famosos ou marcas de sucesso. Esse tipo de cliente exige maior dinamismo do mercado, flexibilidade nas negociações, multicanais para atendimento e plataformas variadas.

Logo, o detalhe elementar que distingue o consumidor 4.0 de seus antecessores pode ser resumido em uma única palavra: tecnologia.

Algumas características do consumidor 4.0 são:

  • conectividade;
  • maior grau de exigência;
  • melhor nível de informação;
  • total engajamento nas redes sociais;
  • facilidade em tomar decisão de compra (ou de desistir);
  • atenção às opiniões de usuários de determinadas marcas e produtos;
  • mobilidade e facilidade de utilizar diversos canais em uma mesma compra.

Como atender as expectativas do Consumidor 4.0 e fidelizá-lo?

O consumidor 4.0 está sempre bem informado e alinhado às novidades que surgem no mercado. Antes de decidir pela aquisição de produtos ou serviços, ele faz inúmeras análises e avalia certos quesitos, como qualidade dos produtos ou dos serviços e nível de excelência no atendimento.

Como mencionado, esses clientes têm muita facilidade para utilizar diversos canais de atendimento. Porém, eles optam pelos mais rápidos, práticos e que proporcionam mais benefícios. Eles desejam que o atendimento ou a solução sejam imediatas e eficiente.

Confira a seguir algumas sugestões que podem ajudar a melhorar a experiência desse público.

Personalizar o atendimento

Produtos e serviços de excelente qualidade existem em diversas lojas, sejam elas físicas ou e-commerce. Logo, é necessário buscar alternativas que assegurem algum diferencial de atração e de retenção do consumidor 4.0.

Por isso, a gestão deve treinar os colaboradores para oferecer uma interação com qualidade acima da média. Isso significa perceber as necessidades dos consumidores, captar suas emoções e anseios e antecipar soluções.

Quando o cliente percebe o nível de interesse do interlocutor em propor soluções para o seu problema, o nível de confiança e de engajamento torna-se maior. Esse atendimento personalizado favorece a confiabilidade na marca, produto ou serviço, além de elevar as chances de conquista e de retenção dos clientes.

Integrar os canais de comunicação

Como as redes sociais geram um impacto muito grande no estilo de vida da sociedade, isso reflete bastante nos hábitos de consumo. Assim, manter um atendimento integrado em diversos canais é uma alternativa que pode representar soluções viáveis para facilitar a comunicação e o engajamento com o consumidor 4.0.

Utilizar a tecnologia a favor do consumidor

As facilidades oferecidas pela Era digital também trouxeram mais vantagens para o consumidor 4.0, e ele tem aprendido a explorar muito bem esses benefícios. Logo, a empresa que souber aproveitar os benefícios da tecnologia e usá-los a favor do consumidor 4.0 terá mais chance de conquistá-lo. Como por exemplo implementar a assinatura eletrônica para atender a esses consumidores de uma forma 100% digital, sem a burocracia do papel e da assinatura física.

Gerar engajamento nas redes sociais

Uma das principais características desses clientes é o imediatismo. Eles valorizam quem tem infraestrutura e colaboradores com habilidades para antecipar respostas e otimizar o tempo.

Por isso, o engajamento nas redes sociais adquire grande relevância nas estratégias de marketing de todas as empresas, independentemente do porte ou do segmento.

Zelar pela boa imagem de sua empresa

Para agradar e atrair esses compradores modernos, um dos aspectos mais relevantes é cuidar da imagem de seu negócio. Esse público têm grande intimidade com os recursos digitais e muita facilidade de encontrar o que procuram na rede.

As facilidades tecnológicas influenciaram bastante os hábitos e costumes do consumidor 4.0: ele sabe que encontrará diversas informações sobre o serviço ou produto que procura. E isso sem precisar de grande esforço.

Por isso, antes de concretizar qualquer compra ou negociação, eles sempre vão em busca de avaliações da empresa. Seja para comparar a qualidade do produto, o nível de excelência do atendimento ou por quaisquer outros motivos, eles recorrerão à opinião dos clientes antigos.

Lembre-se de que os consumidores com esse perfil estão mais habituados a confiar em avaliações dos usuários do que nas informações disponibilizadas pela própria loja ou empresa. Mediante isso, tenha o cuidado de sempre manter uma imagem idônea para alcançar o máximo de avaliações positivas de seus clientes.

Por que as empresas precisam compreender o consumidor 4.0?

Assim como as mudanças comportamentais, a opinião pública também passou por muitas transformações ao longo do tempo. Por conseguinte, essas alterações geraram um grande impacto nas relações mercantis, sobretudo no novo modo de se fazer negócio com mediação dos recursos tecnológicos.

Outra grande questão que influenciou bastante essas mudanças decorre do amplo acesso à informação. Esse processo está em plena evolução histórica, mas sua expansão máxima está sendo impulsionada pela Era digital.

Francis Bacon, um célebre filósofo inglês, afirmou desde o século 16 que “O conhecimento é, em si mesmo, um poder”. Essa premissa adquire relevância até hoje, sobretudo nas últimas décadas, por consequência do impulso tecnológico à instantaneidade das informações.

Esse sentimento de poder gerado pelo amplo acesso à informação faz com que o consumidor 4.0 tenha domínio sobre as relações cliente-empresa e sobre a decisão de compra. Isso sugere a necessidade de investimentos em estratégias mais acertadas e que envolvam esse público em um processo capaz de superar os anseios dele.

Logo, torna-se cada vez mais relevante que as empresas compreendam o consumidor 4.0 e busquem formas de garantir a eles uma experiência satisfatória. Talvez esse seja o caminho mais adequado para superar as expectativas e manter a sustentabilidade dos negócios.

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