Conheça os motivos para se investir em um CRM de vendas!

Homem segurando um tablet apoiado em uma bicicleta

Se você é um empreendedor, provavelmente, já ouviu falar sobre CRM de vendas. Mas será que você realmente entende a importância de utilizar a tecnologia para a gestão de um relacionamento com o cliente?

Para esclarecer um pouco melhor o assunto, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o sistema CRM, como ele funciona e quais as principais vantagens que ele pode oferecer para o seu negócio. Ficou curioso? Então, continue a leitura.

O que é um CRM?

CRM é a sigla de Customer Relationship Management, traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Explicando de forma mais simplificada, o CRM é um software que auxilia na gestão de informações de clientes atuais e potenciais. O programa funciona como uma base de dados, que armazena todas as informações importantes de seus contatos e registra as interações feitas com eles.

Assim, o CRM possibilita que o empreendedor pense em novas soluções, com base no estudo de perfil de seus consumidores. Assim, consegue melhorar o relacionamento e oferecer um atendimento mais alinhado e eficiente, garantindo clientes fiéis.

Quais os principais tipos de CRM?

Existem diversos CRMs disponíveis no mercado e, no geral, eles podem ser divididos em quatro tipos, como veremos abaixo.

CRM operacional

Esse é o mais comum e o que apresenta o melhor potencial para o time de vendas. Nele, é possível realizar toda a gestão, criação e acompanhamento de atividades do dia a dia, com foco na geração de novos leads e na conversão deles em clientes.

Esse tipo de programa ajuda na otimização de vendas, registrando informações importantes de cada cliente. Entre elas, seu histórico de contatos, em que etapa do funil de vendas ele se encontra e como vem sendo sua jornada.

CRM analítico

Esse CRM é mais focado na interpretação de dados do consumidor e é uma excelente ferramenta de suporte para a gerência e as equipes de marketing. Com ele, é possível conhecer profundamente o perfil do consumidor e reunir dados importantes para a tomada de decisões na operação e no processo de vendas.

Além disso, esse CRM permite segmentar clientes com base em seu perfil, ter uma melhor previsão de vendas e identificar gargalos nos processos.

CRM colaborativo

Esse tipo de CRM permite que todos os funcionários da empresa que tenham acesso a ele consigam compartilhar e visualizar informações sobre os atuais e potenciais clientes. O programa é uma forma importante de unir as equipes, otimizando processos e compartilhando informações com mais simplicidade e eficiência.

CRM estratégico

Por fim, o CRM estratégico é o tipo mais completo de software, que funciona como uma junção dos modelos operacional, analítico e colaborativo. Assim, o programa permite que as equipes tenham uma visão geral de toda a operação e consigam extrair relatórios, prever vendas, definir segmentações e planejar ações mais certeiras, com base em um banco de dados completo.

Como funciona o CRM de vendas?

A grande vantagem de utilizar um CRM nos processos de vendas é que ele automatiza tarefas simples, mas que podem consumir bastante tempo. Assim, o programa permite que a equipe foque o que realmente importa e otimize seus processos.

Existem diversas funcionalidades no CRM que auxiliam nos processos de vendas. Entre elas, as mais comuns são:

  • automação de tarefas e processos de acordo com as ações do cliente;
  • criação de funis de venda;
  • integração de equipes;
  • geração de relatórios;
  • integração de diversos canais de marketing, como as redes sociais.

Quais as vantagens de investir em um CRM de vendas?

Mas afinal, será que chegou a hora de a sua empresa investir em um CRM de vendas? Para ajudar você a tomar essa decisão, listamos algumas das principais vantagens de implementar esse tipo de software de gestão.

Amplia a eficiência das vendas

Com a coleta de dados e a análise do histórico de negociações, é possível que você acelere as vendas e potencialize o aumento do ticket médio, melhorando transações e possibilitando ofertas mais certeiras e exclusivas para cada ciente.

Fideliza clientes

Além de melhorar o ticket médio, o CRM também melhora a satisfação do seu público, de modo geral. Isso porque, com informações organizadas, é possível prestar um atendimento mais pontual e rápido, o que resulta em um aumento da fidelidade.

O CRM também potencializa a gestão estratégica de vendas do seu negócio, possibilitando que as negociações sejam feitas de forma mais organizada e recorrente.

Garante maior integração entre os times

Outra grande vantagem de implementar o sistema é a possibilidade de melhorar a interação e a comunicação entre os times. A partilha de dados entre diferentes equipes pode ser extremamente eficiente para que todos conheçam o perfil dos consumidores e consigam, juntos, pensar em soluções e estratégias para melhorar os processos de aquisição e fidelização.

Fornece informações para captação de novos clientes

A função estratégica do CRM também é de extrema importância para garantir mais sucesso no seu negócio. Isso porque, com ele, é possível destrinchar o perfil dos consumidores, descobrir quais suas dores e necessidades e, com essas informações, criar campanhas de captação mais segmentadas e eficazes.

Oferece ferramentas para gerenciamento da equipe

Um bom CRM também é uma excelente ferramenta gerencial para medir o rendimento do seu time. Com ele, é possível gerar relatórios de cada vendedor para verificar sua produtividade, estipular metas e cobrar resultados. Além disso, é possível avaliar os resultados da equipe e encontrar possíveis gargalos e pontos a trabalhar.

Permite utilização remota

Por fim, outra vantagem do CRM é o fato de todas as informações serem armazenadas na nuvem. Dessa forma, é possível integrar equipes que não estejam no mesmo espaço físico e, até mesmo, acessar os dados de clientes de forma remota, por meio de um smartphone. Além disso você pode ter uma plataforma de assinatura eletrônica integrada ao seu CRM para que seu vendedor ao concluir a venda já envie automaticamente o contrato para assinatura.

Apostar em ferramentas de tecnologia é uma excelente forma de melhorar o desempenho do seu negocio e otimizar processos. Um bom CRM de vendas pode fazer com que a empresa automatize e aumente suas vendas de forma sólida, garantindo um melhor relacionamento com o cliente.

Quer ainda mais otimização de resultados? Com o DocuSig Gen, seus representantes de venda conseguem gerar automaticamente contratos otimizados e configuráveis por meio do Salesforce, o CRM número um do mundo e com o DocuSign eSignature eles podem já enviar para assinatura eletrônica o documento, poupando tempo do vendedor que poderá se focar na próxima venda ao invés de cuidar de burocracias. Entre em contato conosco e conheça melhor essa solução.

Autor
Docusign Contributor
Publicados