Conheça o RH 5.0 e veja as mudanças que a tecnologia está trazendo para o setor

Homem e mulher no escritório trabalhando em frente a uma tela

Geralmente, o departamento de Recursos Humanos tende a receber uma atenção especial. Afinal de contas, esse é o ambiente responsável por grande parte dos novos talentos que alavancarão o futuro da empresa rumo ao crescimento. É por isso que dedicamos este post para falar sobre o RH 5.0!

Você conhece esse conceito? Caso não, sem problemas. O nosso objetivo é introduzir esse tema à sua atenção, demonstrando como as tecnologias, tendências e inovações podem otimizar o RH na sua operação. Então, não perca tempo e acompanhe!

O conceito e importância do RH 5.0

O departamento de RH carrega uma série de responsabilidades gerenciais e interpessoais no relacionamento e gestão das pessoas. Por essa razão, os profissionais responsáveis pelo setor devem se manter atentos a tendências e soluções capazes de aprimorar a qualidade desse trabalho.

O RH 5.0 é um conceito que compila essas inovações em um grande conjunto, apontando para as principais tecnologias, métodos e práticas que serão empregados pelas empresas e departamentos no futuro — e que já são utilizadas pelas grandes companhias na atualidade. Entre essas tendências, destacamos pontos como:

  • Inteligência de Dados;
  • automação de processos;
  • transformação digital;
  • incentivo por meio da gamificação da performance dos colaboradores;
  • desenvolvimento profissional, emocional e acadêmico da equipe e muito mais.

Combinados, esses fatores contribuem para a formação do RH 5.0, que é um conceito de como deve ser o setor de Recursos Humanos de uma empresa pronta para encarar o futuro. Isso significa que ela estará apta a identificar e manter talentos no quadro da empresa em uma economia de crescente competitividade e automação.

Os benefícios do RH 5.0

Inteligência, digitalização, engajamento, flexibilidade e foco. Da forma como percebemos, esses são os principais benefícios de uma empresa que consegue implementar as transformações do RH 5.0 em sua atuação — resultando em uma operação mais prática, eficiente e competitiva. Acompanhe!

Inteligência

Tecnicamente, uma operação inteligente é representada por uma gestão ampla, orientada por dados e que concilie a segurança e a digitalização de suas informações. O RH 5.0 oferece essa possibilidade, sobretudo, com o emprego de Inteligência Artificial na análise de contratos.

Como exemplo, uma ferramenta como o DocuSign esignature é capaz de interpretar e armazenar as informações de um longo contrato, imediata e automaticamente, identificando padrões dos signatários e te ajudando a ser mais eficiente na hora de enviar carta ofertas.

Além disso, a Inteligência Artificial também pode ser vista em sistemas que monitoram o desempenho e assiduidade dos funcionários. Como resultado, oferece um campo de possibilidades, apontando para um futuro gerencial de maior controle e visibilidade.

Digitalização

A transformação digital é uma tendência veloz e inevitável que, inclusive, foi catalisada pelos desafios criados pela pandemia de Covid-19. Gestão, armazenamento e proteção de documentos físicos são práticas que se demonstram cada vez mais relegadas ao passado.

Além disso, o distanciamento social e o trabalho remoto enalteceram dificuldades pontuais na firmação de contratos, que até então eram feitos presencialmente. É nesse sentido que o departamento deve abordar uma posição mais digital, como um RH online.

Agora, contratos de trabalho, documentos como os de férias e até cartas ofertas podem ser firmados virtualmente com o uso da assinatura eletrônica, carregando a mesma validade jurídica dos documentos impressos. Para isso, as empresas devem adotar soluções digitais de Assinatura Eletrônica, por exemplo, o DocuSign eSignature.

Assim, a empresa pode assinar acordos, contratar funcionários, prestadores de serviços e fornecedores, firmar sociedades, parcerias e afins — tudo isso, enquanto combina tecnologia, praticidade, economia e segurança.

Engajamento

Sem sombra de dúvidas, o mercado de trabalho está prestes a se tornar um ambiente cada vez mais competitivo. Afinal de contas, a automação se agiganta no horizonte, propondo substituir milhares de funções, com extrema velocidade e redução de custos.

É nesse cenário que a retenção de talentos será cada vez mais importante. Para isso, os RHs adotarão métodos criativos. Um exemplo disso é a gamificação, que metrifica vários aspectos da jornada de trabalho, aproximando a rotina de um jogo, estabelecendo pontos, desafios, rankings e recompensas.

Flexibilidade

Além da pandemia, 2020 ficou marcado como o ano do home office. A modalidade escancarou uma luz sobre o mercado de trabalho, destacando que é possível conciliar praticidade e economia para todos os lados, de modo que empresas em todo o mundo estão considerando a permanência do modelo.

Com o trabalho remoto e as jornadas flexíveis, as empresas conseguem economizar em custos de locação, infraestrutura e afins. Por outro lado, os colaboradores entregam melhor desempenho e economizam tempo que outrora seria gasto no deslocamento.

Foco

Por último, o foco nos funcionários. O RH 5.0 dedica uma atenção especial à relação com os colaboradores, sobretudo, nas estratégias de inclusão. A tendência é de que as empresas abracem conceitos de diversidade e bem-estar, contribuindo diretamente com a qualidade de vida dos empregados.

As tecnologias essenciais para o RH 5.0

Tecnicamente, existem poucas tecnologias necessárias para a instauração do RH 5.0. No entanto, isso não significa que elas não seja impactantes e complexas, do ponto de vista da implementação. A primeira é a Big Data, que será fundamental ao acompanhamento dos funcionários em tempo real.

Em seguida, destacamos a Inteligência Artificial, que é indispensável na interpretação sintática e contextual de contratos, riscos e oportunidades. Para além disso, destacamos a Business Intelligence, que é empregada na observação dos painéis e relatórios analíticos da gestão do setor.

Por fim e mais “futuristicamente”, a Internet das Coisas. A IoT combina processamento e conectividade em dispositivos, como chips, pulseiras, sensores e afins. Isso pode vir a substituir crachás e métodos de consumo dentro da empresa, tornando o “batimento de ponto” algo do passado, em poucos anos.

Para finalizar, vale destacar como nós contribuímos para o setor de RH. Hoje, a DocuSign oferece uma grande suite de soluções para a autenticação das suas rotinas de trabalho, com destaque para assinatura eletrônica, geração de documentos, gestão de contratos e muito mais!

Você tem interesse em antecipar o futuro da sua empresa agora? Então, aproveite a oportunidade e adote as nossas soluções para implementar o RH 5.0 na sua operação! Inclusive, você pode começar isso da melhor maneira, experimentando o DocuSign gratuitamente por 30 dias

Publicados