Desde a atração do cliente para o processo de compra até o momento em que a venda é efetivamente concluída, os vendedores têm que seguir um fluxo de negociação bastante complexo. O detalhe é que, hoje em dia, não basta apenas contar com a expertise profissional para conduzir adequadamente o atendimento. O ideal, na verdade, é contar com ferramentas de vendas, que têm se mostrado extremamente úteis.

Entre mecanismos para diminuir processos burocráticos, proporcionar mais transparência às negociações, fornecer o melhor atendimento possível e planejar investimentos, são diversas as alternativas que podem alavancar uma venda. Neste post, apresentaremos 13 ferramentas que o ajudarão nessas negociações. Confira!

1. Assinatura Eletrônica

Fechar acordos sem depender de processos burocráticos é algo cada vez mais acessível para os envolvidos em uma negociação. Por meio da assinatura eletrônica, documentos podem ser enviados e assinados rapidamente, tudo com garantia de segurança e validade jurídica. Considerando que essas etapas podem ser cumpridas a qualquer momento e de qualquer lugar, fica fácil entender como a ferramenta proporciona agilidade às transações.

O monitoramento das atividades envolve cada acesso ao documento, o local em que ele foi feito, o horário, a data e até o dispositivo usado. Assim, todas as informações são registradas e podem ser checadas para eventuais consultas jurídicas. A assinatura digital ainda tem o poder de diminuir custos no processo de negociação, já que elimina a necessidade de papel, bem como de tinta para impressora, fax e fotocópias.

2. Email Comprova

Assim como a assinatura digital, o Email Comprova torna os processos de uma negociação mais ágeis. E o recurso ainda é mais barato e eficiente que os processos de notificação tradicionalmente usados. A ferramenta transforma e-mails em documentos, acrescentando elementos técnicos e legais que comprovam o envio, o conteúdo e o recebimento de mensagens e documentos eletrônicos.

O Email Comprova ainda é integrável aos sistemas internos da empresa, o que proporciona um maior controle e uma gestão da informação de excelência. É, portanto, mais um mecanismo para tornar as transações mais transparentes.

3. Help Scout

A proposta da Help Scout é ajudar a empresa a entregar valor a seus clientes. Essa ferramenta nada mais é que um sistema de help desk que pode ser útil para o gerenciamento e a organização de e-mails. Pode, assim, ser usada em conjunto com o Email Comprova. Com um login para cada vendedor e integração com o e-mail, é possível manter comunicação constante com potenciais consumidores.

O Help Scout ainda permite a criação de um histórico de relacionamento com cada cliente. Assim, o vendedor terá informações para conduzir seu atendimento mesmo que aquele seja seu primeiro contato. É uma ferramenta construída para equipes colaborarem com notas privadas, delegarem tarefas e gerarem relatórios, podendo ser integrada ao CRM para agendar atividades e programar novas ações de contato.

4. Olark

Uma importante ferramenta para responder dúvidas de clientes é o chat online. Ao solucionar problemas do consumidor e contribuir com mais informações sobre o serviço ou o produto em questão, é possível levá-lo à próxima etapa do processo de compra e, sobretudo, aumentar sua satisfação com o atendimento.

Para o chat online, uma ferramenta bastante útil é a Olark, que proporciona os mecanismos necessários para que a organização tenha uma conversa interativa com o cliente e demonstre valor ao ajudá-lo. Essa é uma ferramenta simples, intuitiva e com baixo custo de uso, tornando-se acessível até mesmo para pequenas empresas.

5. Pipedrive

Usar um pipeline de vendas permite que a empresa acompanhe cada etapa que o cliente deve seguir até sua conversão. Colher informações em todos os estágios desse funil é fundamental para que a organização encontre os mecanismos necessários para manter um bom atendimento.

Um recurso feito para ajudar nesse processo é o Pipedrive. Ao analisar o comportamento da equipe de vendas desde o topo até o fundo do funil, ele permite a realização de diagnósticos das ações que têm sido bem-sucedidas e também daquelas em que houve falhas. Os relatórios gerados ajudam a entender os motivos que envolvem cada resultado. E a ferramenta ainda permite a integração com o e-mail.

6. Prestus

Pode acreditar: o auxílio de uma secretária eletrônica é capaz de ser simplesmente determinante para o fechamento de mais vendas. Afinal, perder uma chamada telefônica pode ser o mesmo que perder uma oportunidade de negócio! Para que isso não aconteça na sua empresa, criou-se a Prestus.

Com atendimento telefônico durante 24 horas, nenhuma chamada é perdida. Ao escolher um número de fácil memorização, a empresa tem a certeza de que todos os contatos serão redirecionados para números fixos ou celulares previamente definidos. Caso não haja uma pessoa presente para responder à chamada ou todos os possíveis atendentes estejam ocupados, secretárias virtuais serão acionadas, seguindo um roteiro de atendimento elaborado na contratação do serviço.

7. Forecasting

É fundamental ter uma previsão de vendas para que a empresa consiga administrar seus recursos de forma eficiente. E é justamente isso que esse tipo de software proporciona. Adotando o forecasting, você consegue saber com mais precisão quando uma negociação será concluída — seja no mês atual ou nos meses seguintes.

Com previsões mais eficientes, é possível programar como será feito o investimento em estoque, como se dará a reposição de materiais e de que forma as demais necessidades que envolvem a venda e a entrega de produtos ou serviços serão atendidas.

8. Salesforce

Com aplicativos disponibilizados na nuvem, a Salesforce é uma ferramenta que ajuda na geração de leads e em abordagens de vendas de modo geral. No desenvolvimento de uma negociação, é uma alternativa para fornecer o melhor atendimento ao cliente.

Com solução em Customer Relationship Management (CRM), essa ferramenta oferece as informações necessárias para compreender os anseios dos consumidores e gerenciar relacionamentos. Ao entender o comportamento dos consumidores, torna-se possível criar com eles laços mais fortes para garantir o progresso de uma transação.

9. Agendor

A boa e velha agenda é uma companheira e tanto para a equipe de vendas. Mas você pode utilizar uma ferramenta muito mais eficiente do que papel e caneta ou mesmo soluções digitais mais genéricas. Estamos falando do Agendor, um aplicativo criado para atender vendedores.

Por meio da ferramenta, é possível listar todos os seus compromissos de vendas, programar alertas inteligentes — como para avisar a necessidade de retornar um telefonema para o cliente — e, ainda, disponibiliza um pipeline virtual para o acompanhamento detalhado de cada negociação feita por um vendedor ou uma equipe.

10. Hunter

Quem nunca encontrou um lead em uma rede social? As oportunidades de negócio podem aparecer no Facebook ou LinkedIn, por exemplo, mas esses ambientes não são propícios para o envio de propostas: o ideal é mandar uma oferta ou abrir uma negociação por e-mail.

Com o Hunter — uma extensão do Google Chrome —, você consegue localizar o e-mail de um contato em rede social ou outro ambiente da internet de forma automática, o que facilita a composição do seu mailing, certo? A ferramenta ainda pode ser integrado ao Pipedrive, facilitando a gestão do funil de vendas.

11. Sales Navigator

Outro plugin mas, desta vez, do Gmail. O Sales Navigator surgiu com o nome Rapport, até ser adquirido pelo LinkedIn. A sua principal função é mostrar todas as informações de um contato em uma barra lateral enquanto você envia um e-mail. Ou seja, você pode redigir uma proposta mais acertada, se baseando nas informações disponibilizadas pelo lead nas redes sociais sem precisar sair da janela do Gmail.

Além de mostrar dados como nome, foto e local de moradia, o Sales Navigator também disponibiliza links para as redes sociais do seu contato. O usuário ainda pode criar notas sobre cada perfil e compartilhá-las com os colegas de trabalho.

12. Slack

Slack é um ótimo exemplo de ferramenta que não está diretamente ligada à negociação com o cliente, mas ajuda a organizar a rotina da equipe de vendas e, portanto, impulsiona os bons resultados.

Com o Slack, os vendedores podem trocar mensagens, textos, planilhas e vários outros tipos de documentos de forma rápida e segura, o que o transforma em uma espécie de WhatsApp corporativo. O aplicativo ainda tem integração com outros soluções, como Dropbox e Hangouts.

Um recurso interessante do Slack é a possibilidade de criar grupos com funcionários de outras empresas. Isso pode ser importante quando se trabalha em um esforço de venda em parceria com outros agentes ou mesmo para garantir a boa fluidez da comunicação entre sua organização e seus fornecedores.

13. WhatsApp Business

O WhatsApp é o bate-papo mais popular do mundo e, recentemente, passou a contar com recursos corporativos — o WhatsApp Business. Os usuários empresariais podem acrescentar no seu perfil informações como o endereço da loja ou o e-mail dos atendentes e vendedores e utilizar o programa na versão desktop.

Além disso, o programa disponibiliza informações importantes para gestores, como o número de mensagens enviadas e lidas. Outra função interessante é a possibilidade de programar respostas automáticas ou o envio de mensagens com antecedência.

A verdade é que o WhatsApp já é utilizado na comunicação direta entre vendedores e clientes, graças à sua simplicidade e onipresença. Com a sua nova versão, os funcionários da sua empresa não precisam mais utilizar uma conta pessoal, tornando todo o contato mais profissional.

O uso de ferramentas de vendas é uma oportunidade e tanto para as empresas se diferenciarem de seus concorrentes, ampliando o potencial de negociações bem-sucedidas. Como você viu, são diversos os mecanismos que podem dar uma mãozinha no atendimento ao cliente, deixando-o mais satisfeito e mais próximo de concluir a compra. Então, o que ainda está esperando para fazer testes?

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