A transformação digital vem modificando de forma significativa a forma como as pessoas interagem, se divertem, estudam, se relacionam, trabalham, se locomovem e satisfazem as suas necessidades mercadológicas. Assim, com a expansão do universo virtual, grande parte das transações comerciais efetuadas nos mais variados segmentos passou a ser feita via ferramentas tecnológicas e web, o que inaugurou uma nova era de consumo, caracterizada pelo surgimento das compras 4.0.

Tendo em vista a importância dessa modalidade comercial, vamos mostrar como a tecnologia vem revolucionando esse formato de negócio. Explicaremos o que são as compras 4.0 e como os recursos tecnológicos a influenciam, por que vale à pena contar com a automação para executá-las e de que forma pode ser feita a efetivação de pedidos nesse tipo de transação. Além disso, daremos dicas de como a automação facilita o processo de compras. Confira agora mesmo!

O que são compras 4.0?

Para entendermos o que são as compras 4.0, é preciso saber do que se trata a Indústria 4.0, que também costuma ser chamada de Quarta Revolução Industrial. Essas expressões abrangem uma série de tecnologias voltadas para a automação e o intercâmbio de dados que são usados nos mais diversos segmentos e atividades, incluindo o universo corporativo. Em geral, esses recursos tecnológicos baseiam-se em conceitos de computação em nuvem, Internet das Coisas e sistemas ciber-físicos.

As compras 4.0 estão inseridas nessa nova dinâmica que influencia de forma direta o mercado, sendo possíveis justamente em razão do acelerado desenvolvimento tecnológico que caracteriza os dias atuais. Nessa perspectiva, as compras 4.0 consistem em um cenário mercadológico em que o setor da empresa que é responsável pelas transações comerciais emprega a tecnologia às suas estratégias de negócio com o objetivo de conferir mais eficiência às operações.

Por que usar a automação em compras 4.0?

A automação de processos é um diferencial para a companhia que busca aumentar a sua produtividade ser mais competitiva diante da concorrência e vender mais. Quando se trata de compras 4.0, automatizar se torna uma ação imprescindível, pois é essa prática que fornece as condições necessárias para que esse formato de negócio seja viável e traga vantagens estratégicas. A seguir, listamos os principais motivos para a empresa investir na automação em compras 4.0. Veja quais são!

Maior agilidade

A automação agiliza o desenvolvimento de praticamente todas as operações referentes à área de compras da empresa. Assim, orçamentos, cotações, ordens de serviços, registros de entrada e saída, recebimentos e contratos são formulados e executados com maior rapidez. Com isso, profissionais do setor têm tempo para dedicar-se a atividades de valor estratégico para a companhia, sem desperdiçar suas habilidades com tarefas mecânicas e repetitivas.

Redução de erros

O uso da tecnologia aumenta consideravelmente a eficiência dos processos de compras 4.0, uma vez que recursos baseados na inovação contam com a objetividade e a precisão que, em geral, não estão presentes na execução de trabalhos manuais. Logo, os erros operacionais são reduzidos, ou até mesmo extintos, o que evita o retrabalho e reduz a possibilidade de haver equívocos quanto à necessidade de aquisição de produtos e serviços de fornecedores.

Diminuição de gastos

Normalmente, as aquisições que são feitas em cima da hora pela empresa tendem a sair bem mais caras do que as que são efetuadas com certa antecedência. Nessa ótica, o uso de ferramentas tecnológicas que ajudam a controlar o estoque e a acompanhar a execução contratual, indicando prazos e quantidades necessários para a reposição de produtos e a renovação de contratos, é essencial para o planejamento de compras corporativas e a consequente diminuição de gastos empresariais.

Aumento de lucros

Com o auxílio da automação, a companhia é capaz de estimar com maior precisão as suas demandas de compras. Essas informações incidem sobre todo o funcionamento da empresa, já que sem matéria-prima e serviços operacionais o negócio não tem condições de funcionar adequadamente. Portanto, o uso de recursos tecnológicos evita a perda de vendas, tende a aumentar a satisfação dos clientes, que sempre encontram o que precisam, elevando os lucros.

Integração de setores

A utilização de ferramentas automatizadas no setor de compras, com a indicação exata de elementos do estoque, por exemplo, possibilita maior integração entre os setores da empresa. Isso acontece porque a precisão das informações que são acompanhadas em tempo real permite o compartilhamento efetivo de dados, o que tem potencial para melhorar tanto a logística quanto o planejamento de vandas do negócio.

Indicadores de desempenho

Quando as compras 4.0 se beneficiam do uso de dispositivos tecnológicos, a empresa pode contar com indicadores de desempenho robustos e confiáveis, já que as informações geradas nas plataformas podem ser medidas e analisadas com maior precisão e utilizadas de forma estratégica. Esses indicadores são muito importantes para a companhia, já que fornecem dados preciosos para o planejamento corporativo.

Como é feita a efetivação de pedidos nesse formato de compras?

As compras 4.0 estão inseridas na cultura da inovação, de maneira que a efetivação de pedidos deve se basear em ferramentas tecnológicas que otimizem a sua execução. Logo, é importante que a empresa implante softwares de gestão de suprimento que controlem a entrada e a saída de recursos de estoque. É isso que possibilita o controle de demanda por solicitações de aquisições junto a fornecedores.

Quando o sistema informatizado indica a necessidade de uma nova compra, o profissional responsável por essa ação pode contar com a facilidade das funcionalidades do programa computacional para fazê-la. Para isso, depois de se beneficiar de cotações virtuais, que são cada vez mais acessíveis e viáveis, o colaborador emite uma ordem de compra que é enviada diretamente ao fornecedor, bastando que essa função tenha sido programada anteriormente. Além disso é possível usar a assinatura eletrônica de contratos para assinar todos os contratos com fornecedores, agilizando o tempo de espera de 15 dias no papel para menos de 1 dia eletronicamente.

Como a automação facilita o processo de compras?

Nas compras 4.0, a automação não é apenas a sua peça-chave, mas atua ainda como um elemento facilitador para o processo de aquisição de produtos e serviços. Assim, o uso de ferramentas tecnológicas como assinatura eletrônica, Big Data, Blockchain, Cloud Computing e softwares de Business Intelligence otimiza as operações de checagem, acompanhamento, supervisão e logística desenvolvidas no setor de suprimentos, que se torna mais organizado e eficiente.

Na era digital, compras 4.0 e tecnologia precisam andar lado a lado para que uma empresa possa gerir de forma apropriada a sua cadeia de suprimentos. Além disso, a adoção de recursos tecnológicos para a implementação dessa modalidade de compras só traz benefícios, tornando todo o negócio muito mais organizado, ágil, competitivo, econômico, lucrativo, integrado e estratégico.

Que tal usar a automação nas compras 4.0 da sua empresa? Fale com a DocuSign e descubra como! Ou realize um teste grátis da plataforma da de assinatura eletrônica da DocuSign.