Como a tecnologia pode aumentar a relevância do RH na empresa?

Homem trabalhando para entender Como a tecnologia pode aumentar a relevância do RH na empresa

Vivemos em uma era que o setor de Recursos Humanos não se trata mais apenas de atividades burocráticas, que atua somente com a organização de carteiras de trabalho e controle de ponto dos colaboradores. Atualmente, a relevância do RH está em ascensão e já se sabe que essa área é a chave de sucesso de toda empresa, apresentando impactos diretamente no clima e na eficiência de sua equipe.

Mas para que esse processo se torne efetivo em seu negócio, é fundamental que você conte com a ajuda da tecnologia. Afinal, ela torna mais produtiva a rotina dos colaboradores, otimiza tarefas e aumenta a efetividade das tomadas de decisão.

Pensando nisso, preparamos este texto com o objetivo de apontar como a tecnologia pode ampliar a relevância do setor de RH na empresa. Continue lendo!

Usando a tecnologia para aumentar a relevância do RH

Com a evolução constante do mercado corporativo e o surgimento de inovações, as companhias devem se adaptar às modificações digitais e procurar sempre estar passos à frente no competitivo mercado, a fim de alcançar vantagem competitiva. Um dos segmentos que não podem ficar de fora é a área de Recursos Humanos.

Hoje em dia, as rotinas do RH já exigem a utilização de sistemas, softwares e plataformas. Atividades como recrutamento e seleção, atração de talentos, treinamento e desenvolvimento, por exemplo, são processos da gestão de pessoas que devem usar os meios tecnológicos para conseguir bater metas empresariais e atingir resultados satisfatórios.

Sendo assim, as inovações tecnológicas para esse segmento ajudam em todos os processos, simplificado, dessa forma, a vida dos profissionais, além de desburocratizar o setor. Tudo isso são pontos essenciais e que proporcionam uma área mais estratégica, conforme as expectativas das empresas, permitindo que haja uma maior relevância do RH.

Tecnologias para a área de Recursos Humanos

Como qualquer outro setor de uma empresa, a área conta com diversas tecnologias e tendências que visam a facilitar suas atividades. Confira, agora, algumas inovações que podem aumentar a relevância do RH em seu negócio.

Processo de seleção online

Trabalhar com processos de seleção é uma das atividades que mais gastam o tempo de quem atua na área de gestão de pessoas. Receber currículos por e-mail, divulgar uma vaga, realizar a triagem e responder candidatos são ações de quem organiza processos de seleção e isso pode ser feito de modo online.

Sendo assim, automatizar essas fases proporciona maior agilidade para o processo de contratação digital, sem perda de eficiência. Por isso que é fundamental inserir a tecnologia no RH, fazendo uso de soluções automatizadas para melhorar as atividades operacionais de seleção online.

Você pode utilizar métodos como funil automático de currículos, mapeamento comportamental e Inteligência Artificial por meio de chatbots.

Assinatura de documentos a distância

É normal que os responsáveis pelo RH de uma companhia trabalhem com papéis admissionais. Isso é ampliado quando se trata de empresas de médio e grande porte, em que costuma haver uma maior rotatividade de profissionais.

Essa questão é sinônimo de muito tempo dedicado à análise de informações e traslado de documentação, diversas assinaturas e, principalmente, arquivamento por anos de todos os documentos assinados.

Desse modo, tudo isso pode ser otimizado com a utilização da assinatura eletrônica de documentos à distância. Ela incentiva o compartilhamento das documentações com quem deve assiná-los, para que não ocorra a dependência de impressões e presença física para isso, otimizando, assim, o ciclo de vida dos contratos e eliminando tempo e custo.

Utilizando métodos de armazenagem na nuvem, também é possível que apenas os colaboradores autorizados sejam capazes de acessar os arquivos, além de melhorar os processos de pesquisa rápida de qualquer documento.

Ferramentas de comunicação

Muitas pessoas utilizam aplicativos pessoais de mensagens instantâneas para resolver questões do trabalho. Porém, isso pode prejudicar esses dados, uma vez que você misturará o profissionalismo com o pessoal. Também pode ocorrer de os trabalhadores se incomodarem por não se desligar das redes, visto que os espaços laborais e pessoais se confundem.

Dessa forma, uma ferramenta tecnológica é a melhor opção estratégica para otimizar a gestão de pessoas. Ao utilizar uma solução de comunicação que seja ágil e de fácil acesso, você melhorará seus processos internos, permitindo, assim, que haja maior relevância do RH da sua empresa.

Gamificação

A tecnologia no RH desenvolveu e proporcionou uma nova tendência e metodologia para incentivar o engajamento dos trabalhadores. A gamificação usa a lógica dos jogos para motivar o comportamento previsto por certa ação.

Como exemplo, podemos citar o aprendizado no decorrer de um treinamento organizacional e o interesse em alcançar os objetivos da corporação a partir de um sistema de classificação e pontuação. Para o setor de Recursos Humanos, a melhor vantagem da gamificação é a otimização no relacionamento dos funcionários com o negócio.

Isso é possível nas situações de capacitação e atividades rotineiras, em que o colaborador é estimulado a aprender ou produzir melhor. Por último, o engajamento interpessoal produzido ajuda com a retenção dos profissionais e, por conseguinte, reduz o índice de turnover.

Uso de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) já nem é mais uma grande novidade. Os programas estão bem mais astutos e são capazes de promover muitos feitos, com velocidade e acerto fora do lugar-comum.

Incentivando a relevância do RH, existem tecnologias que podem tirar dúvidas dos candidatos, e automatizar a triagem de currículos com base em competências previamente definidas. Além disso, são capazes de identificar emoções por meio de entrevistas em vídeo, entre outros, e tudo isso sem que haja alguma interferência humana.

Escolhendo o DocuSign CLM e o eSignature para automatizar os ciclos de vida dos contratos

Para ajudar negócios, a DocuSign, referência mundial em assinatura eletrônica no RH e gestão de contratos digitais, disponibiliza uma suíte ampla de soluções. Entre os seus itens estão o DocuSign CLM e o eSignature, que permitem:

  • criar contratos a partir de modelos pré-definidos ou uma biblioteca de cláusulas;
  • contar com mecanismos de segurança, incluindo criptografia, hierarquia de permissões de acesso e backups automáticos;
  • localizar de modo rápido e prático qualquer documento, que agora passa a ser armazenado em nuvem privada;
  • automatizar o fluxo de trabalho, com emissão de alertas e rastreamento etc.

Enfim, é preciso ter em mente que aumentar a relevância do RH na empresa exige algumas medidas que são capazes de engajar equipes, otimizar seus processos internos e melhorar os métodos de contratação de novos colaboradores. Para isso, o uso da tecnologia é essencial e deve ser uma das prioridades em qualquer negócio.

Gostou deste texto? Entre em contato conosco e saiba como nossas soluções podem atender a sua empresa!

Publicados