Como reduzir o tempo médio de conclusão de contratos? Veja!

Como reduzir o tempo médio de conclusão de contratos

Agilidade, economia e produtividade são objetivos constantes de qualquer empresa. Por isso, aproveitamos essa motivação comum para falar sobre um tema importante ao seu departamento. Afinal de contas, você sabe como reduzir o tempo médio de conclusão dos contratos?

Mais do que isso, você conhece os benefícios de alcançar esse objetivo? Caso não, sem problemas, pois essa é a nossa intenção com esta leitura. Aqui, você entenderá a realidade sobre essa e demais curiosidades no tema. Então, não perca tempo e acompanhe!

Quais são os benefícios de reduzir o tempo médio de conclusão do contrato?

Tecnicamente, é comum que a gestão dos contratos encontre alguns desafios que limitem sua produtividade. No entanto, vale dizer que a DocuSign é uma especialista nessa área, pois é a empresa responsável pelas duas principais tecnologias no segmento, o CLM e o eSignature.

Por isso, colhemos toda nossa expertise no assunto para compor este conteúdo exclusivo, demonstrando tudo o que você tem a ganhar com a automação de processos e digitalização das suas rotinas de trabalho. Acompanhe!

Agilidade

A agilidade é um dos benefícios mais evidentes da automação. Ao combinar um software de CLM (Gestão do Ciclo de Vida dos Contratos) a uma tecnologia de assinatura eletrônica, a sua empresa consegue economizar muito tempo e dinheiro.

Conforme avaliado entre as empresas que usam o DocuSign eSignature, a nossa ferramenta de assinatura eletrônica, é possível concluir até 82% dos contratos e acordos em menos de um dia e 49% em menos de 15 minutos.

Economia

Em média, as empresas que utilizam o DocuSign eSignature conseguem economizar em média R$190 por contrato assinado, considerando todos os custos que deixam de existir diante da assinatura eletrônica. No Brasil, esses custos incluiriam motoboys, taxas cartorárias, materiais de escritório e por aí adiante.

Mas, novamente, o aspecto da economia também está ligado à agilidade dessa solução. Com a assinatura eletrônica, a maioria dos contratos é concluída em menos de um dia, o que pode agilizar o processo de compras, contratações, desligamentos e afins.

Produtividade

Por último, e não menos importante, há o ganho em produtividade. A razão é simples, basta considerar todos os procedimentos que são rapidamente desbloqueados com a agilidade da assinatura eletrônica. Precisa aprovar a compra de um novo fornecedor? Feito!

Precisa realizar a contratação remota de dois novos desenvolvedores? Feito! Precisa desligar imediata e oficialmente um colaborador? Feito! Seja o que você precisa oficializar por meio de uma firma, a assinatura eletrônica faz isso, com velocidade, de forma remota e com validade jurídica.

Quais são os principais entraves na gestão de contratos?

Como pôde ver, a cultura digital oferece a solução para muitos dos desafios da gestão de contratos. Mas agora, vale a pena refrescar na memória quais são esses obstáculos e como as inovações e tendências na gestão de contratos vêm eliminando esses problemas. Confira!

Questões jurídicas

A burocracia é um obstáculo comum na autenticação de documentos. Mas isso já é passado, uma vez que os documentos elaborados digitalmente já podem ser assinados eletronicamente, carregando a mesma validade jurídica do papel com a assinatura à caneta.

Necessidade de revisão

Antes de aprovar um contrato, é comum que o documento circule por alguns departamentos na intenção de identificar erros e incongruências. Com a gestão digital por meio de um CLM, essa revisão é facilitada, reduzindo ainda mais o tempo para a confecção, despacho e conclusão do contrato.

Assinatura à caneta

A assinatura à caneta está com seus dias contados. No contexto atual das empresas, esse método está ficando cada vez mais caro e demorado. Além disso, a pandemia acelerou drasticamente a popularização das assinaturas eletrônicas, tornando esse modelo comum.

Gestão ineficiente

Por fim, destacamos a gestão ineficiente. Com a digitalização do processo de assinatura de contrato, não há como ignorar ou esquecer métricas importantes, como a aproximação do vencimento de um contrato ou a requisição de uma assinatura. Assim, a gestão de contratos se torna mais eficiente.

Qual é a melhor dica para agilizar esse processo?

Como pôde ver até aqui, essa é uma pergunta com apenas uma resposta: investir em tecnologia. Contar com ferramentas tecnológicas adequadas para otimizar os processos é a única forma prática para alavancar não apenas a produtividade, mas também a sustentabilidade da sua empresa.

Afinal de contas, é por meio de soluções como o eSignature e o CLM que muitas empresas estão conseguindo adotar o conceito paperless, efetivamente abandonando o papel e priorizando uma operação estritamente digital — sobretudo agora, em tempos de home office.

Quais são os benefícios das soluções DocuSign?

Sem sombra de dúvidas, trata-se de uma das infraestruturas de assinatura eletrônica mais sólidas e estáveis no mundo, vide os 99,99% de disponibilidade registrados ao longo dos últimos 24 meses. Além disso, a ferramenta é, de fato, criada para todos.

Para os programadores, há a tranquilidade de lidar com uma solução com mais de 350 integrações e APIs. Para quem precisa de uma interface simples para inserir documentos e requisitar assinaturas, a DocuSign entrega uma plataforma intuitiva e de fácil uso, com suporte em mais de 40 idiomas.

Além disso, também vale destacar o DocuSign CLM, que é a plataforma de gestão do ciclo de vida dos contratos mais completa em todo o mercado. Com essa ferramenta, você agiliza a gestão, automatizando o ciclo com dezenas de soluções que simplificam processos e, por isso, merecem a sua atenção.

Como pôde notar, a sua operação tem muito a ganhar por meio da redução do tempo médio da conclusão dos contratos. Por isso, convidamos você a experimentar nossas soluções, livre de compromisso ou custo, pois você pode experimentar os nossos sistemas gratuitamente por 30 dias.

Agora que você sabe que pode contar com a DocuSign para alavancar a sua operação, não perca tempo, nem essa oportunidade. Para isso, basta acessar nosso portal e entrar em contato!

Publicados