Bem-vindo a DocuSign

Blog DocuSign

Como otimizar a gestão de recursos humanos da sua empresa?

No contexto empresarial atual, os recursos humanos ocupam uma posição de destaque dentro das organizações. Cada vez mais as empresas percebem a importância e valor do capital humano para consecução de bons resultados e, mais do que isso, percebem que equipes bem treinadas e capacitadas são a base para processos mais eficientes e econômicos. Não por outra razão, a gestão de recursos humanos é pauta frequente em empreendimentos de todos os portes e segmentos.

Por isso, sabendo da importância desse tema para os rumos da sua empresa, preparamos este post com algumas orientações estratégicas para otimizar a gestão de RH no seu negócio, de forma a obter a máxima performance e proveito desse ativo tão valioso.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Por que a gestão de recursos humanos é tão relevante para uma empresa?

A importância dos recursos humanos no cenário corporativo passa por uma série de fatores. Inicialmente, é preciso lembrar que, apesar dos avanços tecnológicos e da difusão da automação, grande parte dos processos empresariais ainda são desenvolvidos a partir de seres humanos, sobretudo em empresas menores.

Desse modo, é inegável a parcela de contribuição que o capital humano tem sobre as atividades diárias das empresas, seja na parte operacional, técnica ou estratégica. Nesse sentido, pode-se dizer que as pessoas figuram como elementos essenciais para o funcionamento das organizações, sendo a base para a qualidade dos processos e produtividade.

O fato é que, no contexto corporativo, a gestão de recursos humanos desponta como uma prática fundamental, visto que é a partir dela que se coordena todo o aparato humano do negócio, compatibilizando-o com as suas necessidades e objetivos.

Além disso, a gestão é crucial para se identificar eventuais inconsistências no desempenho das equipes e, ainda, uma ferramenta para aumentar a motivação, engajamento e satisfação com o trabalho — o que certamente reflete em melhores resultados para a empresa.

Como otimizar a gestão de recursos humanos na prática?

Agora que você já é capaz de reconhecer a importância da gestão de RH para a sua empresa, podemos avançar e aprofundar o debate, pontuando acerca de ações mais práticas. A seguir, listamos medidas estratégicas que ajudarão você e o seu negócio a obter uma performance mais satisfatória das equipes. Acompanhe!

Qualifique as equipes

A gestão de RH caminha lado a lado com os quesitos capacitação e qualificação das equipes. Aliás, uma das principais funções desse setor nas empresas é buscar o aprimoramento contínuo do aparato humano, de forma a sempre alinhá-lo às necessidades da empresa.

Nesse sentido, então, surge a necessidade de se investir continuamente em qualificação profissional e pessoal das equipes. Seja por meio de cursos e especializações externar, seja por intermédio de troca de experiências e fornecimento de feedbacks internamente, o fato é que o RH precisa estar sempre bem orientado e capacitado para desenvolver as suas atividades.

Negligenciar esse ponto, sem dúvida, abre margem para uma série de problemas, não só de ordem técnica, mas também de ordem organizacional, como falta de engajamento com os objetivos da empresa, desmotivação etc.

Trabalhe com metas e objetivos claros

Outro aspecto relevante da gestão de recursos humanos diz respeito à condução dos funcionários na execução das suas tarefas. Essa gestão operacional das atividades é um dos pilares para uma boa produtividade, bem como para mais eficiência. Afinal, quando cada colaborador sabe exatamente o que deve fazer e quando fazer, ociosidade e queda de desempenho se tornam mais raros.

Dito isso, destacamos então a importância de se orientar o trabalho com base em metas. Ou seja, as lideranças da empresa precisam não só orientar os recursos humanos, mas fazer isso de forma precisa e palpável, o que é plenamente possível a partir da fixação de metas.

Além de um estímulo, as metas dão mais visibilidade às atividades, já que com elas é possível avaliar a desenvolvimento dos processos, o nível de eficiência e o que falta para atingir determinado objetivo.

Delegue tarefas com eficiência

Como desdobramento do tópico anterior, tão importante quanto fixar metas claras e objetivas, é também delegar as funções de cada colaborador de forma inteligente.

Em regra, quando se explora as habilidades de cada pessoa, a tendência é um trabalho mais qualificado e, do outro lado, um colaborador mais motivado, já que faz aquilo que gosta. Por isso, outra dica elementar é delegar bem as funções às equipes, sempre aproveitando as capacidades de cada membro.

Invista no uso da tecnologia

Seguindo com a nossa discussão, é praticamente impossível não citar a importância da tecnologia no contexto da gestão de recursos humanos.

Nesse sentido, as inovações e soluções tecnológicas desempenham dois importantes papéis: o primeiro deles se relaciona a parte burocrática, relacionada à gestão de RH propriamente dita.

Hoje, softwares e sistemas auxiliam nessa importante tarefa, desde o momento do recrutamento e seleção de colaboradores até o acompanhamento diário do desempenho de cada membro da empresa. Em outras palavras, softwares auxiliam na gestão da documentação do RH, reforçando o cumprimento da legislação e dos prazos, por exemplo.

O segundo ponto está relacionado à rotina das equipes. Em ambientes informatizados e inovadores, em regra, há uma redução significativa dos processos burocráticos e repetitivos — os quais são malvistos pelos funcionários — como é o caso da gestão de documentos em papel, a área de RH possui muitos papeis assinados pelo funcionários, além da elaboração de relatórios e manuseio de extensas planilhas.

Esse tipo de trabalho é desgastante, desmotivador e pouco explora as capacidades do funcionário, o que acaba por aumentar o índice de turnover dentro da empresa. Por outro lado, como dito, quando a empresa investe em tecnologia, as equipes têm um apoio ímpar na execução dos processos. Buscar as assinaturas dos documentos nem sempre é fácil, especialmente se a empresa possuir mais de um escritório em cidades diferentes.

A parte burocrática é assumida por sistemas automatizados, o que permite uma melhor alocação de funcionários em atividades mais estratégicas e ligadas aos objetivos gerais da companhia.

Essa mudança, sem dúvida, reflete em uma motivação e engajamento muito maior internamente. Os recursos humanos se sentem mais valorizados ao fazerem parte da condução estratégica da empresa e, também, dos resultados desta.

Por fim, otimiza a gestão de recursos humanos, como vimos, é um processo orgânico e que deve fazer parte da cultura da sua empresa. Desde ações voltadas à valorização da pessoa de cada membro da empresa, até o incentivo ao crescimento técnico-profissional estão englobados nessa ação. Além do mais, contar com o apoio da tecnologia é, sem dúvida, uma estratégia interessante para pode aproveitar melhor as capacidades e habilidades do seu RH.

Então, gostou deste post? Quer ficar mais informado sobre assuntos relacionados ao mundo corporativo? Siga a nossa empresa nas redes sociais. Estamos presente no Facebook e Twitter!

2 Comentários

  1. S o u estudante de Rh e trabalho com uma equipe de 19 pessoas quero adquirir conhecimento para melhorar profissionalmente

Leave a Reply

Seu endereço de email não será publicado

*