Para acelerar o processo de venda, você resolve contratar uma solução de automação de marketing poderosa, que reduz a jornada do consumidor, tornando a passagem por seu funil de vendas muito mais ágil. O problema é que, na hora de fechar o contrato, tudo emperra. Pois a salvação está em uma solução de gestão de contratos eletrônicos!

Quanto maior é sua demora para finalizar um contrato, mais tempo sua concorrência tem para dissuadir o cliente dessa ideia. Portanto, especialmente nesse momento crítico, agilidade e eficiência são essenciais para acelerar as vendas. Quer saber como os contratos eletrônicos podem ajudar? Então siga em frente!

Sem erros

Quantas vezes um contrato já retornou por falhas simples, como dados incorretos do cliente ou uma informação equivocada? Nessas situações, além de postergar a assinatura, você acaba minando a credibilidade da empresa, que parece desatenta aos olhos de quem está negociando com ela.

Usando contratos eletrônicos, você pode pedir que mais pessoas confiram o documento antes de enviá-lo ao cliente, evitando assim os retrabalhos e suas consequências. Isso sem falar que, com essa solução, qualquer equívoco cometido pode ser corrigido em questão de minutos, uma vez não mais existe o trajeto físico de busca, ajuste, reimpressão e devolução do contrato.

Sem extravios

Por incrível que pareça, outra situação bastante comum envolve a perda de contratos no caminho entre empresa e cliente. O envelope é entregue para outra pessoa porque o responsável não está, essa pessoa se esquece de repassar ou mesmo viaja, deixando o documento parado em uma mesa e assim por diante. Qualquer que seja o problema, o resultado acaba sendo um só: espera prolongada pela tão sonhada assinatura.

Mas você não precisa passar por nada disso! Basta investir em contratos eletrônicos para que todo o processo seja realizado digitalmente. Nesse contexto, o responsável pela assinatura pode receber o documento via e-mail, lê-lo no desktop, notebook ou até mesmo no smartphone, encerrando o processo ali mesmo, por meio de uma assinatura eletrônica.

Com padronização

Equipes de vendas normalmente são formadas por profissionais com perfis bastante distintos. Assim, enquanto um vai direto ao ponto em relação às cláusulas do contrato, outro gosta de usar termos rebuscados e dar voltas, enfeitando o documento. Isso causa basicamente 2 problemas: contratos totalmente distintos, quando na verdade deveriam obedecer à linguagem adotada pela empresa, e perda de tempo nos tais enfeites, que também podem comprometer o entendimento do cliente ao ler o documento.

Nesse sentido, a padronização é sempre a melhor forma de manter a empresa alinhada quanto à gestão de contratos. E isso pode ser feito rapidamente com uma solução de gestão. Você pode criar vários modelos e deixá-los à disposição para que o vendedor use o formato padrão para cada tipo de negociação. O contrato se torna mais objetivo e os campos a serem preenchidos ficam óbvios tanto para o vendedor quanto para o cliente, poupando tempo e evitando insatisfação.

Com agilidade

Segundo o site Smart Selling Tools, com o uso de contratos eletrônicos é possível reduzir em até 90% o tempo de assinatura de um documento, desde que você faça bom proveito das tecnologias disponíveis — como a gestão de contratos eletrônicos e as assinaturas eletrônicas.

Como consequência, você tem 80% de otimização no ciclo de vendas, fechando contratos cada vez mais rapidamente e melhorando os resultados da organização. E o melhor é que, com os clientes passando mais agilmente pelo funil de vendas, a produtividade do seu time comercial também aumenta, permitindo atender a mais clientes em menos tempo.

Sem confusão

Durante o período de negociações, é natural que algumas cláusulas contratuais sejam revistas para adequar a solução da empresa às necessidades do cliente. Se o contrato é digitado em ferramentas de edição de texto, por exemplo, você terá algo assim:

  • Contrato1;
  • Contrato2;
  • Contratofinal.

Assim fica complicado gerenciar todas as alterações e saber exatamente o que foi acordado com o cliente e por que as mudanças foram realizadas. No entanto, ao optar por uma ferramenta de gestão de contratos eletrônicos, todo o histórico de ajustes é registrado e armazenado com as devidas anotações, permitindo que você de fato gerencie o acordo feito com o cliente e acelere as assinaturas.

Sem esquecimentos

A rotina de uma equipe de vendas é bastante agitada. Atingir metas, manter um bom relacionamento com os clientes, contatar leads e gerenciar contratos: tudo isso é só uma parte do dia a dia desses profissionais. Em meio a tudo isso, alguém que esteja um pouco distraído ou que não seja tão organizado quanto deveria pode fazer um cliente ficar à espera do contrato por dias, impactando nos seus resultados de vendas.

Para não correr o risco de cair nesse tipo de armadilha, nada melhor que contar com lembretes automatizados — o que você certamente terá ao adquirir uma ferramenta de contratos eletrônicos. Os follow ups podem ser programados para que a ferramenta avise ao vendedor quando é hora de contatar o cliente e dar aquela lembrada sobre o contrato que está esperando sobre a mesa. Também é possível deixar lembretes sobre a renovação de um contrato, o ajuste ou a rescisão de outro.

Com monitoramento

Sabe quando o vendedor já ligou 3 vezes para o cliente perguntando se ele já assinou o documento e a resposta é sempre negativa? Assim, quando chega a 4ª vez de ligar, o vendedor pensa 10 vezes antes. Pois nada disso acontece com os contratos eletrônicos, já que o fluxo de aprovação é acompanhado por meio da ferramenta de gestão, o que dá uma visão completa da movimentação do documento.

Nesse caso, se em algum momento o contrato ficar esperando a ação de alguém, a própria ferramenta envia um lembrete, evitando expor o vendedor por várias vezes seguidas. Apenas se o responsável ignorar os alertas da solução é que o vendedor terá que entrar em ação. Mais uma vez, isso se traduz em menos tempo despendido, maior eficiência e satisfação para todos os envolvidos no processo.

Com satisfação

Não é novidade que cliente satisfeito mantém o relacionamento por mais tempo com a empresa, elevando o LifeTime Value e o retorno sobre o investimento (ROI). Proporcionando agilidade, confiança, integridade e segurança na gestão de contratos, você certamente terá uma quantidade maior de clientes querendo permanecer por mais tempo com seu negócio.

Isso tanto é verdade que empresas que usam esse tipo de solução experimentam 40% de aumento nos processos de vendas. E é claro que ganhar 40% mais vendas seria simplesmente incrível. Então não há desculpas para não pensar em aderir aos contratos eletrônicos no seu negócio!

Para otimizar ainda mais suas vendas com contratos eletrônicos, é possível implementar uma cultura de compliance, o que contribuirá para potencializar os resultados em diversos setores, não só no comercial. Que tal saber mais a esse respeito?

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