Como o setor de RH pode gerar mais eficiência e usar menos papel?

create electronic signature

Os budgets de tecnologia vêm crescendo no mundo dos negócios sob a premissa de garantir mais agilidade, eficiência e melhores experiências. No entanto, algumas áreas se tornaram reféns dos tradicionais processos com papéis. E o RH é uma delas.

Incontáveis pastas com dezenas de folhas de papel ainda são parte do cotidiano da maioria de profissionais de RH. Todos que trabalham e estão envolvidos com essa rotina sabem dos riscos de danificações, extravios, ou mesmo de não conseguir todas as informações ou assinaturas corretamente em cada um desses documentos. Sem mencionar os custos de impressão, logística de transporte etc.

Crie um RH mais eficiente e com 100% de compliance

Ferramentas digitais permitem que departamentos de RH façam a automação de seus processos internos, como o gerenciamento da folha de pagamento, recrutamento e imersão. Hoje, já é possível ter um departamento de RH totalmente digital sem sacrificar o compliance das empresas.

Essas soluções são capazes de otimizar tarefas diárias com segurança e simplicidade, além de contarem com valor jurídico. Nesse cenário, uma das inovações que mais trazem benefícios imediatos para a área de RH é a assinatura eletrônica.

Para empresas com colaboradores situados em diferentes lugares, ou que trabalham fora do escritório, no formato on-the-go, a adoção da assinatura eletrônica e dos processos digitais podem ser o ponto de virada essencial para a empresa.

Imagine que todo documento, que seria impresso, assinado e guardado em uma pasta que tomaria espaço físico pode agora ser apenas mais um arquivo digital, armazenado na nuvem. Isso inclui as papeladas de novas contratações, termos do contratante ou política dos funcionários, por exemplo. Sem a necessidade de acumular pilhas e pilhas de papel ou precisar de tempo para análise e gerenciamento do time de RH. E além de tudo isso, há a eliminação dos perigos e imprevistos, como perda, dano ou a falta de precisão de informações, algo comum nos processos de papel.

Tirando os papéis dos processos de RH

Nesse cenário, a DocuSign oferece mais agilidade e tempo livre para o profissional de RH focar em ações mais estratégicas que vão beneficiar diretamente a empresa e aumenta a produtividade do funcionário, uma vez que é reduzido o número de documentos para gerenciar, muitas vezes bagunçados e fora de ordem.

Além de armazenar todos os documentos na nuvem, você pode facilmente acessá-los de qualquer dispositivo compatível, ter a certeza que os documentos foram assinados na hora certa e criar tags e seções para deixar o processo de busca por formulários e contratos mais fácil.

Ser capaz de enviar, receber, aprovar e gerenciar arquivos de basicamente qualquer lugar, com ou sem internet, é também parte integral da transformação oferecida pela DocuSign.

Com isso, fica claro que companhias que não se modernizem num futuro próximo irão ficar para trás. Por isso, grandes companhias no Brasil, como o iFood e a Loggi, além de empresas internacionais - a E.ON e a Virgin Holidays - já estão usando a plataforma da DocuSign em seus respectivos departamentos.

Sua empresa pode ser a próxima a transformar digitalmente o departamento de RH.

Faça um teste grátis por 30 dias e aprenda como a DocuSign pode ajudar a criar um ambiente de trabalho com menos papel e mais eficiência.

Publicados
Temas relacionados