Como o setor de compras da sua empresa pode se beneficiar de ferramentas digitais

setor de compras A área de compras se tornou uma co-criadora de negócios das empresas, ajudando a manter as ambições de crescimento sempre altas mesmo enquanto o mercado enfrenta momentos de incerteza. Mas neste contexto que exige dinamismo e presença, é inevitável que essa área mude seus modelos operacionais e incorpore tecnologias digitais.

Simplificar processos, executar contratos mais rapidamente, integrar sistemas, reduzir riscos e melhorar o compliance com regras e regulamentos são passos necessários para os líderes de compras tomarem e ajudar suas empresas a seguirem fazendo negócios relevantes neste novo momento.

“Não é mais necessário estar no seu posto de trabalho para selar um grande negócio. ”

O profissional de compras  moderno precisa se posicionar à frente na migração dos processos para o mundo digital e saber exatamente como isso pode ajudar a obter resultados melhores imediatamente. A velocidade de execução dos processos e a mobilidade para fechar negócios são dois dos principais motivos pelos quais essa mudança vale a pena. A agilidade organizacional e a execução mais rápida de solicitações de compra são imprescindíveis no mundo moderno, e a maior vantagem deste contexto é que não é mais necessário estar no seu posto de trabalho para selar um grande negócio. Tudo isso é parte do pacote das ferramentas digitais baseadas em nuvem.

Com a implementação destas ferramentas, os custos operacionais também são reduzidos - afinal, você sabe, processos manuais e transações em papel custam caro. Desde o tempo dedicado pela equipe em criar, distribuir e rastrear documentos, encontrar e mapear os status de cada um deles, além dos custos com insumos de impressão, postagem e tarifas de serviço terceirizado, ou até perdas de contratos e afins, o custo de utilizar papel é significativo, para dizer o mínimo.

“A adoção de tecnologias no setor de compras melhora muito a experiência de todos os envolvidos no processo. ”

E os benefícios dos processos digitais não ficam só no âmbito interno. Quer dizer, você já sabe que conseguir as aprovações necessárias e em conformidade com todas as políticas e regras pode ser inconveniente e demorado não só para você e seus colegas, mas também para solicitantes, consumidores, fornecedores e afins. Nesse caso, a adoção de tecnologias no setor de compras melhora muito a experiência geral - afinal, com o apoio de uma interface intuitiva, fácil de usar e com capacidades avançadas de fluxo de trabalho, o processo pode tornar-se mais rápido e eficiente para todos os envolvidos.

Além disso, com processos manuais e baseados em papel, é difícil rastrear em que ponto os elementos estão, especialmente lidando com documentos como NDAs, contratos, etc. Então, criar processos e fluxos de trabalho com a ajuda de tecnologias em nuvem garante mais visibilidade de todas as etapas a todos os stakeholders, liberando sua equipe para gerar valor ao negócio, encontrando os melhores fornecedores e serviços pelos melhores custos..

Por essas e outras, é mais do que válido procurar soluções digitais que contemplem a área de compras e a ajude a tornar-se um parceiro de negócios para a sua companhia. Leia o e-book e saiba como modernizar seu departamento de compras com 7 passos para adoção da Transformação Digital.

Publicados