Como melhorar a experiência do cliente com o uso da assinatura eletrônica?

Como melhorar a experiência do cliente

A experiência do cliente está se tornando uma das principais pautas da transformação digital pela qual as empresas estão passando. Está ficando cada vez mais claro que a maneira como os colaboradores trabalham e os processos internos de um negócio impactam diretamente no sentimento dos consumidores em relação à marca.

Os softwares ou sistemas usados devem buscar diminuir a burocracia e criar facilidades para todos os envolvidos — como a plataforma de assinatura eletrônica, que permite a criação e o envio de documentos digitais, bem como o acesso a eles, de qualquer lugar. Dessa forma, o software reduz os gastos com papéis e garante mais agilidade em todas as etapas.

A seguir, vamos mostrar como o cliente pode sair satisfeito de uma negociação com o uso de um sistema de assinatura eletrônica, além de outros impactos positivos que essa estratégia pode trazer para o seu negócio. Continue a leitura para saber mais!

O que é experiência do cliente?

Experiência do cliente, como o nome indica, é um conceito que abrange todos os processos e estratégias relacionados à melhoria do relacionamento entre cliente e empresa. O principal objetivo dessa área é fortalecer as percepções positivas sobre os produtos e serviços oferecidos. Para melhorar esse quesito, é preciso promover interações com os compradores, fazer conexões emotivas e dar atenção para as reclamações que surgirem.

No Brasil, por exemplo, a Reviewr fez um levantamento sobre a experiência do cliente e apontou que a maioria dos consumidores não estão satisfeitos com o atendimento que recebem. A pesquisa também mostrou que a qualidade do produto/serviço e atendimento são os fatores que mais impactam na hora de fazer uma nova compra.

Assim, ter especialistas nessa área — também conhecida como customer experience (CX) — é indispensável para qualquer negócio que queira se destacar. Esse profissional é responsável por melhorar a jornada de compra do cliente, fortalecendo a imagem da empresa com o público geral, dando mais segurança e oferecendo um serviço diferenciado.

Como essa estratégia ajuda sua empresa?

O objetivo de toda empresa é atingir os três pontos do triângulo: preço, qualidade e velocidade. Você pode praticar o menor valor do mercado, mas se o produto/serviço não estiver em um bom nível e não for ágil, o preço será alto.

Oferecer uma boa experiência é uma maneira efetiva de se destacar dos concorrentes. Uma pesquisa feita em 2019 pela Iperceptions mostrou que 67% das pessoas não se importam em pagar mais por uma experiência marcante, seja com atendimento diferenciado, agilidade nos processos ou brindes.

Cabe ao empresário oferecer soluções para que o cliente sinta-se especial e único. Um gesto simples pode ser a diferença para que o negócio seja visto como melhor que o dos concorrentes. As pessoas precisam ter boas lembranças quando falarem do seu negócio. Além disso, uma boa imagem ajuda bastante na propagação orgânica da marca.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, opções não param de surgir e, quanto antes a empresa melhorar a experiência do cliente, mais bem posicionada ela ficará no mercado. Uma das táticas usadas para saber como anda a imagem de um negócio são as pesquisas de satisfação, ferramentas capazes de identificar os erros e acertos do atendimento.

No entanto, para atingir os consumidores, é preciso mudar os processos internos. O ambiente de trabalho tem efeito direto na experiência que a empresa oferece. Nesse contexto, uma das soluções é usar a tecnologia para automatizar processos e facilitar a desburocratização de etapas — como o uso de uma plataforma para assinatura eletrônica, explicado detalhadamente a seguir,

De que forma a assinatura eletrônica pode ser usada nessa estratégia?

Ninguém gosta de receber e acumular papel. Isso demanda tempo, espaço, cuidado e torna qualquer verificação um processo demorado. Os contratos são essenciais para o desenvolvimento de uma empresa, não importa seu tamanho. O uso desse tipo de ferramenta é crucial para que acordos não sejam perdidos por falta de organização, praticidade e agilidade na validação dos documentos. Ou que os acordos demorem 15 as vezes 20 dias para serem assinados, essa morosidade pode custar muito caro ao seu negócio.

Há plataformas que permitem que o usuário acesse os arquivos de qualquer lugar e horário, não importa de qual dispositivo. Com o tempo de resposta mais rápido, as empresas não perdem oportunidades de negócios e conseguem estipular melhor os prazos para executar alguma atividade nesse sentido.

Com a DocuSign, por exemplo, o empresário envia o documento para o signatário e consegue acompanhar todas as etapas faltantes, podendo prever situações e atrasos que podem causar prejuízos. Além de melhorar a experiência do usuário, os arquivos não perdem a formalidade e possuem o mesmo valor jurídico de um documento assinado em papel. E ainda proporcionam uma mobilidade a todos os signatários, que podem assinar via um dispositivo móvel em qualquer lugar.

Como aplicar essa solução em um segmento?

Não importa o segmento do negócio — seja banco, imobiliário, RH, jurídico etc —, o processo de assinatura eletrônica pode facilitar em todos os sentidos. A seguir, separamos alguns cases de sucesso para exemplificar como essa solução pode ser aplicada facilmente.

Banco Inter

O Banco Inter é uma instituição financeira pioneira na modalidade digital no Brasil. Todos os seus processos são digitalizados e focam sempre em aumentar a eficiência nas transações. Para deixar os processos de crédito consignado, o banco contratou a solução de assinatura eletrônica da DocuSign e reduziu o prazo para contratação em quase 60%. Outra consequência positiva foi a redução da taxa de desistência.

T-Mobile

A T-Mobile é uma operadora de telefones móveis com sede na Alemanha. Para melhorar o uso de seus móbiles, a empresa desenvolveu um sistema de empréstimo e aluguel para qualquer dispositivo móvel de suas lojas. A fim de agilizar a liberação desses equipamentos, contrataram a DocuSign com o objetivo de desenvolver um documento digital.

O que antes era um arquivo físico com 7 páginas se tornou um documento digital com apenas uma página. A automatização também reduziu em até 4 minutos as transações e aumentou a procura por esse tipo de solução.

Yamaha

A Yamaha foi outra grande empresa que decidiu optar pela transformação digital. Graças às facilidades e especificidades da plataforma, eles conseguiram transmitir mais segurança para seus parceiros na hora de fechar acordos importantes. Como a companhia japonesa fabrica vários tipos de produtos, ela possui um segmento para cada categoria.

Antes de usar a DocuSign, eram enviados três documentos ao distribuidor, o que acabava gerando confusão. Agora, todas as informações estão em apenas um arquivo, gerando maior agilidade e segurança para os parceiros.

A ideia desse tipo de estratégia é agregar valor à marca e oferecer o melhor serviço/produto para o cliente. A preocupação hoje não é só o valor — é preciso alinhar também a qualidade e agilidade dos processos. O consumidor precisa sair satisfeito e com uma experiência marcante para que a propaganda boca a boca funcione.

Como mostramos, uma das maneiras de agilizar processos e melhorar a experiência do cliente é o uso da plataforma de assinatura da DocuSign, que permite o desenvolvimento de documentos digitais e reduz as burocracias.

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