Como funciona uma API para processos que envolvem assinatura eletrônica?

Uma das principais características do mundo moderno é a integração de informações, fenômeno que está presente nas diferentes atividades cotidianas. No universo mercadológico, essa realidade não é diferente. Cada vez mais, empresas dos mais variados segmentos de atuação integram dados com a finalidade de conferir maior eficiência às suas operações técnicas e administrativas. É nesse contexto que ganha destaque a API para assinatura eletrônica.

Se você tem alguma dúvida sobre essa tecnologia ou quer saber por que ela é vantajosa para qualquer tipo de negócio, precisa ler o post de hoje agora mesmo! Nele, vamos mostrar o que é uma API e qual é a importância da utilização desse recurso para integrar plataformas. Também vamos apontar os principais benefícios que essa ferramenta oferece para a empresa e como funciona a API para assinatura eletrônica. Continue acompanhando!

O que é uma API?

A sigla API é utilizada para designar a expressão Application Programming Interface que, em português, pode ser traduzida como Interface de programação de Aplicativos. A função dessa tecnologia é estabelecer conexões entre bancos de dados, softwares, sistemas e aplicativos com diferentes linguagens de programação, para, a partir daí, possibilitar uma experiência de utilização mais familiar aos usuários dos recursos que foram integrados.

Dessa maneira, uma API atua como um tradutor das propriedades de diferentes ferramentas tecnológicas — sites, aplicativos e diversos tipos de documentos digitais —permitindo a quem vai utilizá-las realizar a consulta, o armazenamento e a alteração de dados que operam com diferentes códigos de desenvolvimento. A API fornece a uma determinada plataforma certas funcionalidades que são implementadas e executados em outro sistema.

Por que realizar a integração de plataformas via API é importante?

Na era digital, é impensável trabalhar com recursos e processos de modo isolado, já que esse tipo de abordagem empresarial tende a impactar negativamente a produtividade de um negócio, tornando-o pouco eficiente e bem menos competitivo entre os seus concorrentes. Nessa ótica, a integração de plataformas via API é uma ação necessária para que a companhia seja capaz de acompanhar o desenvolvimento tecnológico que caracteriza o mercado atual.

Como destacamos, as APIs atuam na conexão inteligente entre os mais variados softwares, plataforma de dados e aplicativos com a finalidade de que o usuário possa desfrutar de diferentes funcionalidades de duas ou mais tecnologias. Ao ser implementada, essa integração tem função estratégica na rotina do negócio, uma vez que atua diretamente na otimização das operações da empresa, que se tornam mais rápidas, precisas e organizadas.

Quais os benefícios de uma API?

Não é difícil imaginar que o poder de integração de uma API proporciona uma série de vantagens para o funcionamento de um negócio, não é mesmo? E, não é para menos! Conforme apontamos nos tópicos anteriores, a otimização que essa ferramenta proporciona não apenas segue as tendências tecnológicas do mundo corporativo, como pode alavancar a produtividade da empresa. Veja, então, que outros importantes benefícios são gerados pelo uso de APIs!

Segurança da informação

Ao conectar dados de diferentes plataformas tecnológicas com base em um sistema funcionalmente integrado, a implementação de APIs permite que a companhia exerça um controle mais preciso com relação aos acessos feitos aos seus softwares e equipamentos de hardwares. Essa característica contribui para o fortalecimento dos procedimentos de segurança da informação praticada pela companhia.

A proteção dos dados é eficiente porque, com a utilização de um dispositivo de API, a empresa pode definir que tipos de informação e quais documentos estarão disponíveis aos seus colaboradores e clientes durante o processo de integração. Além disso, é possível identificar os usuários, cadastrados ou não, que tentaram acessar o sistema corporativo, assim como a localização de onde a tentativa foi efetuada.

Agilidade na integração das plataformas

Uma API permite que diferentes plataformas — inclusive, incompatíveis — sejam integradas com agilidade e precisão, de forma que muitas operações, principalmente de natureza administrativa, podem ser feitas a partir da conjugação de informações provenientes de bases dados variadas. Essa integração possibilita a geração instantânea de planilhas, relatórios, gráfico e demais documentos necessários para o funcionamento rotineiro da organização.

Redução do trabalho manual

A adoção de APIs possibilita a maximização das funcionalidades das ferramentas tecnológicas disponíveis na empresa. Com isso, o trabalho manual é consideravelmente reduzido na rotina corporativa, o que contribui para o aumento da produtividade dos colaboradores, que podem se dedicar à realização de outras tarefas também necessárias para as operações do negócio.

automação de processos propiciada pelo uso de API confere maior eficiência ao trabalho que é desenvolvido na empresa, uma vez que há a diminuição significativa de erros e, em consequência disso, o retrabalho deixa de ser necessário. Um efeito positivo que decorre diretamente de tal implementação no ambiente corporativo é a redução do tempo demandado para a realização de tarefas operacionais.

Como funciona a API para o processo de geração de um documento para realizar uma assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica é a forma mais eficiente de fechar negócios, pois, por meio dessa ferramenta tecnológica, os envolvidos em uma transação podem finalizá-la a qualquer hora e de onde estiverem. E tudo isso é feito de forma totalmente segura e amparada juridicamente, já que esse tipo de assinatura tem validade legal tanto quanto as firmas efetuadas de forma manuscrita.

Um outro diferencial da adoção da assinatura digital é a sua possibilidade de integração via API. O recurso DocuSign Signature Appliance é ideal para efetuar essa conexão, uma vez que ele fornece as opções de implantação a partir de um dispositivo de nuvem híbrida e por meio de uma solução de firewall, os quais se integram perfeitamente aos sistemas e aplicativos existentes.

O uso da API possibilita à empresa elaborar e-mails, solicitar assinaturas em contratos e outros documentos, automatizar formulários, além de uma série de outras atividades digitais que exigem autenticação dos signatários. As APIs REST e SOAP do eSignature podem ser integradas a qualquer site, sistema ou aplicativo que efetue solicitações https.

A implementação de API focada no processo de geração de documento para realizar depois a assinatura eletrônica é fundamental para que a empresa otimize os seus processos, melhore a sua eficiência operacional e se torne cada vez mais competitiva no mercado. Com a adoção dessa integração, todo o funcionamento do negócio se torna mais fluído, já os procedimentos administrativos e as transações comerciais ficam muito mais rápidas e objetivas.

Aprofunde-se sobre o assunto. Baixe o e-book gratuito API e integração: guia completo sobre como funciona nas empresas. Neste material, você confere mais benefícios de integrar sistemas para o negócio, dicas para implementar APIs de forma eficaz de acordo com o departamento e mais! 

API e Integrações: como funcionam, benefícios e dicas para implementar

Publicados
Temas relacionados