Numa pesquisa recente, descobrimos que mais da metade dos profissionais de TI consideram que seus próprios departamentos são responsáveis por conter a transformação digital de suas empresas, além de entenderem que eles mesmos, na verdade, gostariam de ser protagonistas dessa evolução – se você ainda não leu, dê uma olhada agora!

Porém, a partir da iniciativa de digitalização de processos neste setor, é preciso saber como essa mudança vai se dar na prática. Afinal, o foco das implementações costuma estar em adicionar assinaturas eletrônicas a processos de negócios centrais voltados ao cliente, mas os clientes da DocuSign podem escolher casos de uso mais simples que podem ser implementados rapidamente e proporcionar os benefícios cruciais e imediatos internamente.

Para começar, é importante priorizar as ações que serão afetadas considerando ROI e velocidade de implementação – essa metodologia também pode ser aplicada a outros grupos internos, como compras, RH e jurídico, inclusive. No caso do TI, há cinco casos de uso que já foram mapeados como os mais simples e práticos para começar a transformação digital: notificar, reconhecer, aprovar, coletar e assinar documentos.

A velocidade da implementação da assinaturas eletrônicas no setor de TI e a distribuição costumam ser conduzidas pela necessidade de integração com outros sistemas

Na hora de informar funcionários, fornecedores ou prestadores de serviço sobre informações de TI (interrupções planejadas de serviços, por exemplo), é possível fazer todo o processo em poucos cliques. Uma solicitação de aprovação (ao invés de uma assinatura formal) para qualquer modificação, como uma troca de firewall, pode ser concluída em poucos minutos.

Coletar dados de funcionários para acesso de VPN e associar documentos que exigem assinaturas formais também são ações que podem ser digitalizadas rapidamente e usufruir de resultados positivos imediatamente. Da mesma forma, exigir a confirmação de leitura, concordância ou cumprimento de qualquer política também fica mais fácil e dinâmico.

Não demora para se notar os benefícios práticos de uma rotina sem papel. As pesarosas burocracias, desde o mais simples termo de contrato ao mais complexo ajuste ao compliance, se tornam atividades fluidas, práticas e rápidas. Muitos destes processos podem, inclusive, ser feitos com dispositivos móveis, sem a necessidade de passar o dia sentado na mesa ou visitar dezenas de computadores de funcionários em diferentes setores.

A partir deste momento, com processos simples já digitalizados, a imersão na plataforma da DocuSign torna-se natural e ainda mais descomplicada, permitindo que o time de TI de fato lidere a transformação digital dentro da empresa. Faça um teste gratuito por 30 dias e saiba tudo que nós podemos fazer para ajudar profissionais de TI a dinamizarem suas rotinas.