Como evitar atrasos na gestão de sinistros

 

Como evitar atrasos na gestão de sinistros

A liquidação de sinistros, quando mal administrada, pode ser fonte de sérias dificuldades para as seguradoras com clientes insatisfeitos e disputas judiciais. Esse processo, de acordo com a Circular SUSEP 302, deve ser resolvido em até 30 dias, em geral com o pagamento da indenização ao segurado. Se a empresa não fizer o ressarcimento dentro deste período fica sujeita a multas e juros.

No entanto, a regulação de sinistros permite que, durante o trâmite, as “sociedades seguradoras, no caso de dúvida fundada e justificável, [façam] a solicitação de outros documentos”. Neste caso, assim que formalizado o pedido, o prazo inicial de 30 dias é suspenso até que a solicitação seja atendida. A suspensão, porém, só é reconhecida após a confirmação do recebimento da solicitação pelo cliente.

Na gestão de sinistros essa situação não é incomum. Muitas vezes um ou outro papel não é enviado ou não está de acordo com o exigido e, com isso, está criada a necessidade de avisar e provar que avisou o cliente da exigência das correções. Tudo isso, sobretudo conseguir o aviso de recebimento, pode extrapolar os 30 dias regulamentares para a liquidação.

Para combater o risco de atrasos, a empresa deve atuar em duas frentes. Inicialmente, colaborar para que o cliente faça o envio dos documentos corretamente. As falhas nessa etapa ocorrem principalmente porque o segurado não compreendeu exatamente o que tem que fazer, afinal, e considerando que a maioria age de boa-fé, ele está interessado que o processo seja bastante ágil já que espera receber a indenização.

Neste caso, com a automatização da gestão de documentos é possível utilizar uma plataforma para o envio dos documentos digitalizados, com utilização simplificada e explicações detalhadas sobre cada item solicitado. E o sistema ainda detecta automaticamente se estiver faltando algo. Essa providência diminui sensivelmente a necessidade de solicitar correções.

Como complemento, a mesma plataforma é capaz de enviar as solicitações por e-mail com comprovação jurídica e gerar automaticamente os avisos de recebimento que suspendem a contagem do prazo. Esse modelo economiza um tempo precioso e bastante dinheiro com papel, impressão e taxas postais.

A automatização das transações, portanto, é a maneira mais eficiente e segura de tornar a gestão de sinistros mais ágil. Faça um teste grátis da nossa plataforma por 30 dias e conheça os benefícios.

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