Como elaborar uma boa estratégia de negócios? Veja dicas

Ter uma estratégia de negócios é uma tática indispensável para quem deseja manter sua empresa ativa no mercado, mesmo em tempos de crise ou instabilidade. Atrair consumidores e aumentar o lucro são funções desafiadoras, mas que podem ser executadas por meio de ações disruptivas que envolvem as condutas da empresa perante o fluxo interno e mercadológico.

Nesse sentido, o direcionamento é crucial para o sucesso, pois permite que a companhia supere obstáculos, mantenha-se competitiva e ganhe posições à frente da concorrência. Portanto, a atuação do gestor se destaca, visto que ele pode escolher e adotar as melhores condutas e ferramentas estratégicas, o que inclui metodologias de gerenciamento, gestão de pessoal e inovação tecnológica.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com tudo que você precisa saber sobre estratégia organizacional. Confira!

O que é uma estratégia de negócios?

A estratégia de negócios abrange a administração de toda a empresa. Ela corresponde a um conjunto robusto de atividades que leva a companhia a conquistar seus objetivos estratégicos.

Em um ambiente competitivo e dinâmico, gerir corretamente os recursos do fluxo operacional para potencializar os resultados é essencial. Afinal, conforme aumenta o acesso a novas tecnologias e técnicas de gestão, destacar-se diante da concorrência fica mais difícil.

Outro fator que comprova a importância de medidas estratégicas são as frequentes mudanças de mercado. Por isso, a companhia precisa ser flexível e inovadora o bastante para aproveitar esses momentos para se manter competitiva.

Nesse sentido, o gestor deve utilizar os recursos disponíveis com sabedoria, bem como avaliar os riscos inerentes ao empreendimento e diminuir as adversidades com uma atuação sistêmica e integrada.

Como a estratégia de negócios pode ajudar a gestão empresarial?

Essa medida estratégica pode ajudar a gestão empresarial de diversas formas. Confira suas vantagens.

Direciona para alcançar objetivos

Com os objetivos bem definidos, as estratégias do planejamento esclarecem quais esforços são necessários para chegar ao objetivo pretendido. Dessa forma, as atividades passam a ser mais pontuais, incluindo tarefas e decisões focadas a solucionar todas as demandas levantadas pelo gestor.

Com o cumprimento de todos os projetos em cadeia, os objetivos serão atingidos com naturalidade, garantindo o desenvolvimento que a companhia espera.

Eleva a produtividade

Ao conhecerem suas respectivas responsabilidades, a equipe compreende melhor o que suas tarefas trarão para o negócio. Isso porque a estratégia de negócios focaliza a atuação interna e esclarece o papel de cada colaborador. Com essa visão panorâmica do fluxo operacional, os profissionais terão mais dedicação e foco em suas demandas, aumentando seu rendimento.

Melhora a organização da empresa

Um empreendimento de sucesso é aquele em que todos os setores estão integrados e comprometidos com os objetivos estratégicos da organização. Tudo é feito de maneira conjunta, mas com diversas atividades em paralelo.

A estratégia de negócios garante uma melhor definição do que cada departamento deve entregar, garantindo uma maior organização na execução das tarefas. Assim, em uma atuação coletiva, mas bem dividida, a empresa obtém um nível de gerenciamento elevado.

Como ser um gestor mais estratégico?

Para ser um gestor mais estratégico, é necessário atuar de maneira tática. Confira quais são as características necessárias para isso.

Flexibilidade e resiliência ao encarar desafios

Para que todo o time não fique travado em meio às dificuldades, você, gestor, precisa ser resiliente para orientar, adaptar e até mesmo recomeçar, se for necessário. Assim, os resultados serão obtidos, de uma maneira ou outra.

Durante a execução da atividade estratégica, nem sempre o direcionamento até o objetivo sai como se esperava. Logo, é importante ter flexibilidade mental e física para mudar de direção ou de método, de acordo com cada momento ou necessidade.

Busca frequente por novos conhecimentos e atualização

Ficar estagnado e preso a apenas um conjunto de conhecimentos pode tornar a gestão estratégica obsoleta. Correr atrás de novos conhecimentos e atualizações é fundamental para atuar com maestria.

Para evitar esse problema, é necessário consumir conteúdos sobre tendências da área e buscar especializações condizentes com a realidade que faz parte do seu segmento de atuação. Dessa forma, você estará preparado para imprevistos que podem surgir a qualquer momento. Ao inovar seu conhecimento, diversos gargalos e problemas serão solucionados com facilidade, além de favorecer a adequação ao que é praticado no mercado.

Como criar uma estratégia de negócios?

Vamos ao passo a passo para colocar a atividade estratégica em prática na sua empresa.

Comece pelo diagnóstico da empresa

O primeiro passo da estratégia de negócios é diagnosticar a situação atual da companhia. Esse procedimento deve atuar como um raio x panorâmico do negócio. Para isso, levante dados sobre sua posição financeira, desempenho de processos, construção de marca, satisfação das equipes, qualidade das mercadorias e serviços, nível de contentamento dos clientes, entre outros detalhes.

Crie estratégias e ações

É comum para quem não tem o costume de montar um plano empresarial, confundir ação com estratégia. A primeira corresponde às atividades para o cumprimento das metas, já a segunda direciona a maneira como devem ser alcançadas.

Para facilitar sua compreensão, vamos ao exemplo prático abaixo:

  • meta/objetivo: captar recursos a fim de impulsionar a expansão dos negócios e a experiência dos clientes;
  • estratégia: lançar procedimentos e serviços que a concorrência não tem;
  • ação: investir em recursos tecnológicos para oferecer uma jornada comercial memorável ao consumidor.

Como visto, diversos pontos precisam ser definidos, e todo o time deve estar envolvido para que o público perceba a estratégia. Aqui, um brainstorming pode ajudar, mas é preciso registrar as ideias mais promissoras visando facilitar o processo de análise e a criação de metas estratégicas.

Tenha métricas de desempenho

Como você vai saber se cumprirá as metas propostas durante a execução do plano? A solução é simples: basta levantar os indicadores de desempenho, ou seja, parâmetros que devem ser estabelecidos para mensurar cada meta estabelecida.

Por exemplo, se uma das metas é melhorar a base de consumidores, o indicador será o número de novos clientes por período. Se o objetivo é aumentar o faturamento, você deve calcular rentabilidade, lucratividade e margem líquida. Existem outras referências úteis, por exemplo, custo-benefício, qualidade, produtividade, índice de erros etc.

Prepare um cronograma

Por fim, só falta adicionar tudo que foi dito em um cronograma e esclarecer a responsabilidade de cada equipe e setor. Esse passo é indispensável para assegurar que a estratégia de negócios seja colocada em prática da maneira como foi planejada.

Esse documento deve conter ações, metas, profissionais responsáveis por cada etapa, prazos de execução, recursos necessários, indicadores de desempenho e outros registros importantes. O ideal é criar um cronograma com apelo visual para facilitar o entendimento de todos e deve estar disponível de forma fácil para todos os envolvidos.

Como visto, elaborar uma estratégia de negócios exige bastante foco e preparação por parte do gestor e da equipe. Por isso, siga as dicas mencionadas aqui e alie as inovações tecnológicas necessárias para melhorar o desempenho da sua área comercial.

Nesse sentido, a assinatura eletrônica de documentos pode ser o que você precisa para dinamizar a atuação do seu time comercial, cortar custos e melhorar a experiência de aquisição de serviços e fechamento de contratos por parte de sua clientela. Pensando nisso, o DocuSign eSignature ajudará seu empreendimento da melhor forma, pois acelera o fechamento de negócios, elimina barreiras físicas, reduz custos fixos e também melhora a produtividade dos funcionários.

Gostou? Entre em contato conosco para conhecer todos os nossos diferenciais e melhorar a estratégia digital da sua empresa.

Publicados
Temas relacionados