Gerir uma empresa é como caminhar: quando você tem um lugar específico para ir, consegue vencer o trajeto de maneira muito mais rápida. Por outro lado, quando não tem um ponto a alcançar, acaba andando por aí sem sentido. Essa metáfora é simples, mas é uma excelente maneira de explicar a importância de um planejamento estratégico.

Embora andar contemplando a paisagem possa ser um ótimo programa, não restam dúvidas de que é uma forma bem menos produtiva de se chegar a qualquer lugar. E como produtividade e eficiência são essenciais para uma empresa sobreviver no mercado, está na hora de usar o planejamento para alcançar todas as metas da companhia, fazendo com que o negócio chegue exatamente onde quer.

Para isso, é preciso traçar planos viáveis. Afinal, um objetivo sem um plano de ação é apenas um sonho. Já quando esse sonho é dividido em tarefas, mesmo que elas sejam bem pequenas, começa a se tornar realidade. Então, para que esse planejamento seja verdadeiramente eficiente, é preciso manter o foco em alguns detalhes, como mostraremos neste post. Confira!

Entenda os obstáculos

Antes de efetivamente criar um planejamento estratégico, o gestor deve analisar suas metas para entender tudo o que está impedindo que a empresa as atinja. Nessa fase, o segredo está em evitar respostas padrão — como falta de recursos ou não temos gente o suficiente. Dentro da estrutura que a empresa já tem, procure saídas para essas situações e só inclua na lista o que não puder ser resolvido.

Esse primeiro passo é uma forma de entender as ações que devem ser tomadas para que o negócio alcance suas metas. A partir delas é que o planejamento será feito. Lembre-se de que, para ser estratégico, esse plano deve guiar a empresa para que tenha um desempenho melhor, seja no curto ou no longo prazo.

Além de fornecerem um direcionamento, as ações também devem ter um prazo para serem cumpridas. Dessa forma, a empresa evita a procrastinação das metas e cria um foco real no plano a ser seguido. Os funcionários, por sua vez, conseguem enxergar a prioridade das atividades a serem cumpridas, dando a elas a atenção necessária, no tempo certo.

Crie uma cultura de inovação

Seja para melhorar a produtividade, resolver gargalos ou projetar melhores resultados, a verdade é uma só: bons planejamentos estratégicos podem pedir mudanças drásticas nos processos de uma empresa. Nesse cenário, uma cultura de inovação costuma ser excelente, permitindo que os próprios funcionários deem ideias para tornar o trabalho mais centrado. Tudo de acordo com as metas da empresa, claro.

E o melhor é que criar esse tipo de ambiente não é nada difícil. Para isso, a gestão deve estar aberta a sugestões, analisando as propostas práticas dos funcionários e aplicando aquelas que tiverem fundamentos. Uma boa pedida aqui é premiar os casos mais eficientes, o que ajuda a motivar todos a pensarem em melhorias.

Mapeie as tendências

Uma boa estratégia deve sempre estar conectada com a situação atual do mercado. Dessa forma, a empresa garante que não dará passos maiores que o ambiente em que ela se encontra consegue absorver.

A melhor forma de entender esse cenário é fazendo pesquisas frequentes. Além de saber a situação real do mercado, também é possível levantar tendências de consumo dos clientes, promovendo um aprimoramento constante do seu produto. Também é possível descobrir quais são as principais fraquezas de seus concorrentes. Com essa informação, fica muito mais fácil atacar os pontos certos para ganhar mais compradores.

Tire os planos do papel

O planejamento estratégico é importante sim, mas mais importante que pensar nele é executá-lo. Como dissemos, o planejamento deve fornecer uma série de ações a serem feitas em um determinado intervalo de tempo para que a empresa caminhe de acordo com seus objetivos. Essas ações precisam ser desdobradas em outras atividades, levando o movimento de mudança para todos os funcionários envolvidos. Isso pode ser feito, por exemplo, da seguinte forma:

  • divida as ações em afazeres menores, que guiem a conduta dos colaboradores diariamente;
  • crie tarefas e deixe claro quem é responsável por elas, como elas serão mensuradas e qual é o prazo para sua realização;
  • instigue a troca de conhecimento sobre o projeto entre todos os envolvidos para evitar gargalos de produção;
  • avalie o desempenho da equipe com frequência, motivando e recompensando pelas tarefas bem executadas.

Invista em tecnologia

Uma empresa focada em crescimento deve resolver o quanto antes aqueles processos internos que atrasam as demais tarefas, consumindo um tempo que poderia ser utilizado de forma mais proveitosa pelos colaboradores. A maneira mais fácil de fazer isso é optando pela tecnologia, que pode simplificar diversos procedimentos.

Desde softwares de gestão, que ajudam a organizar melhor as tarefas, até a assinatura eletrônica, que agiliza o fechamento de negócios e gera redução de custos, são diversas as opções existentes no mercado. Cabe ao gestor encontrar aquelas que melhor atendam às necessidades da empresa.

Faça um monitoramento constante

Um dos maiores mitos sobre o planejamento estratégico está na ideia de que ele é estático. É claro que, para o plano dar certo, é preciso seguir suas diretrizes. Mas o bom senso também precisa estar presente para encontrar o momento certo de promover mudanças e adaptações. Afinal, no fim das contas, o que importa é a meta e não o caminho percorrido para obtê-la.

Para conseguir fazer essas alterações a tempo de não comprometer o todo, é necessário estar a par do andamento do projeto. Isso implica definir indicadores, determinar a frequência de medição e estar atento para o cumprimento do cronograma definido. Dessa forma, a empresa está sempre ciente do seu avanço e evita erros de cálculo que possam acabar com seus planos e investimentos.

Quando o negócio consegue seguir todos os passos citados aqui, tem mais facilidade em criar um planejamento estratégico e tirá-lo do papel. Mais importante que isso, aliás, é possível pensar em um plano que leve o negócio a ter mais sucesso, independentemente do setor da economia em que atua.

Sendo assim, não deixe para amanhã a mudança na sua empresa! Como você viu, é possível fazer um bom plano de crescimento em qualquer fase do ano, desde que respeite os limites de cada negócio e foque em ações possíveis de atingir, o que resulta em um ambiente de motivação e engajamento.

E então, gostou das nossas orientações para melhorar seu planejamento estratégico? Que tal compartilhar este post nas redes sociais para motivar outros gestores a trazerem resultados melhores para suas empresas?

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