Como é o processo de criação de contratos B2B? Entenda

Consistência, segurança e praticidade: essas são as qualidades mais importantes na hora de avaliar novas tecnologias para o setor corporativo. Por isso, elaboramos um artigo completo sobre o tema, demonstrando como agilizar a criação dos contratos B2B. 

Para isso, muitas empresas buscam soluções digitais para acelerar a realização dos contratos. Inclusive, já publicamos um caso emblemático disso, demonstrando como a Atlas Schindler aprimorou esse processo. Então, não perca tempo e veja como aplicar isso na sua gestão!

Quais são as principais particularidades dos contratos B2B?

Estando no ambiente corporativo, é possível que você já esteja familiarizado com essa sigla. No entanto, é sempre bom relembrar o conceito. A relação B2B pressupõe uma interação entre duas empresas, por isso o nome: B2B, Business to Business. 

Em essência, esse modelo de negócios é muito diferente do que ocorre com o consumidor — a chamada modalidade B2C, Business to Consumer. Afinal de contas, existem muitas tecnicalidades que diferenciam essas duas plataformas, como a emissão de nota fiscal e, principalmente, a criação de contratos. 

Da forma como percebemos, o departamento mais familiarizado com a modalidade B2B é o setor de compras. Por exemplo, imagine que você é dono ou gestor de uma papelaria. Para compor e manter o seu estoque, você precisa de relação com fornecedores, que são CNPJs especializados na venda dos itens que você precisa. 

Sendo assim, o contrato com fornecedores é o principal exemplo de um contrato B2B, pois é um documento que oficializa uma relação de negócios entre duas empresas, determinando prazos, valores, quantidades, expectativas e, até mesmo, consequências, considerando o não cumprimento dos termos assinados. 

É por isso que sempre se exige a assinatura de ambas as empresas envolvidas em um contrato. Assim, fica registrado e validado juridicamente que todas as partes estavam cientes e de acordo com os termos celebrados no documento. 

Outro exemplo de contrato B2B são os acordos de locação, celebrados entre uma imobiliária e uma empresa que aluga uma sala comercial. Em ambos os exemplos, e todas as demais possibilidades, fica clara a importância de um método de autenticação que seja seguro, prático e válido do ponto de vista legal.

Quais são os benefícios da assinatura eletrônica para os contratos B2B?

É justamente aqui que entra o protagonismo da assinatura eletrônica, considerada uma das tecnologias mais úteis e funcionais dos últimos anos. Basicamente, trata-se de uma solução digital que substitui a assinatura a punho realizada no papel e todas as suas inconveniências, tanto do ponto de vista econômico como operacional (impressão, transporte, notário, armazenamento e etc).

Quando as empresas adotam a assinatura eletrônica como padrão, alguns benefícios começam a ficar evidentes. Primeiro, observa-se o corte de gastos. Essa economia surge por uma série de motivos, como a redução do uso de material de escritório, gastos em taxas de autenticação em cartório e tarifas de motoboy. 

Em seguida, há o ganho operacional. Com a assinatura manuscrita, é necessário enviar o material para a coleta das assinaturas e, posteriormente, a autenticação de ambas em um cartório eleito em consenso pelas duas partes, além de ainda existir um custo de guarda deste documento original em papel autenticado. Com a solução eletrônica, tanto o ato de assinar como a autenticação acontecem no campo digital. 

No fim das contas, isso é traduzido em um menor tempo para a celebração do contrato. O exemplo mais claro disso ocorre com uma das nossas soluções, o DocuSign eSignature. Com essa plataforma, 80% dos acordos são concluídos em menos de um dia, sendo 44% em menos de 15 minutos. 

E o motivo para essa evolução é muito simples: a assinatura eletrônica é um método muito mais prático e eficiente. A melhor forma de enxergar isso é por meio de uma comparação visual. Primeiro, veja como é a celebração de um contrato B2B com assinaturas manuscritas: 

  1. a empresa A elabora o contrato e envia para a empresa B;
  2. a empresa B avalia o contrato e: 
  3. discordando das condições, recusa e envia novamente para empresa A, que deve realizar os ajustes e submeter à nova aprovação;
  4. concordando com as condições, dá o aceite para a empresa A;
  5. a empresa A assina o contrato e, por um motoboy, o envia a empresa B;
  6. a empresa B assina o contrato e, por um motoboy, o envia para autenticação no cartório;
  7. após autenticação, o motoboy retorna às empresas A e B com as cópias autenticadas. 

Apenas nessas cinco etapas, existe um gasto considerável em papel, impressão, entrega e cartório. Ao eliminar tantas etapas, a assinatura eletrônica acaba sendo insuperável do ponto de vista econômico. Inclusive, veja só como é assinar documento eletronicamente:

  1. com o DocuSign CLM, ambas as empresas participam em tempo real da elaboração do contrato;
  2. imediatamente, as empresas A e B assinam nos campos indicados.

E pronto! É por isso que o DocuSign eSignature é reverenciado como uma ferramenta revolucionária do ponto de vista econômico. Segundo um levantamento da Forrester, os clientes DocuSign economizam uma média de R$192  por contrato assinado. 

Afinal, é dinheiro que deixa de ser gasto em material de escritório, faturamento de motoboys ou aplicativos de entrega, além do mar de taxas cartorárias. Tudo é feito no ambiente eletrônico, com validade jurídica, muita velocidade, compliance à segurança dos dados e sustentabilidade.

Agora, considere toda essa economia de um único contrato, e a multiplique para os vários acordos que são celebrados durante um ano de empresa. É nesse momento que a maioria das gestões decidem adotar a assinatura eletrônica, reconhecendo o ROI positivo dessa decisão, seja no curto, no médio ou no longo prazo. 

Quais ferramentas podem ajudar no processo?

Da forma como percebemos, bastam duas ferramentas DocuSign para alavancar tanto a economia como a produtividade. Em comum, ambas oferecem recursos indispensáveis para reduzir o tempo de celebração do contrato. As ferramentas são:

  • DocuSign CLM, que é uma plataforma de gestão do ciclo de vida dos contratos, com todas as ferramentas necessárias para elaborar, acompanhar e renovar os seus acordos;
  • DocuSign eSignature, que é aplicação dedicada à assinatura eletrônica dos seus contratos.

Hoje, oferecemos as melhores soluções do setor, o que explica a nossa liderança e como alavancamos o resultado de empresas que revolucionam o mundo, como AstraZeneca, Salesforce, Santander, Facebook, LinkedIn e tantas outras titãs do mercado.   

Agora que você sabe como agilizar a celebração de contratos B2B, aproveite para contratar quem mais entende do assunto. Para isso, basta acessar nosso site e entrar em contato!

Publicados
Temas relacionados