As tantas vezes que citamos nosso serviço como um acelerador de negócios ou uma ferramenta capaz de transformar o modelo de operações de uma empresa pode fazer com que a percepção de sua utilidade se distancie de um plano mais prático e cotidiano, mas até os pontos de vendas mais comuns podem se beneficiar da plataforma da DocuSign.

É possível mudar a realidade do varejo com uma solução de gerenciamento digital de transações. Cada vez que um contrato de fornecedor necessita ser renovado, cada vez que um consumidor precisa assinar algumas folhas de papel na loja para retirar um produto ou cada vez que deve-se assinar um documento para receber ou enviar quaisquer mercadorias, o tempo perdido com impressoras, scanners, filas, gavetas, motoboys, correios, falhas de preenchimento e perda de material é imensurável.

A experiência no ponto de venda também pode mudar com uma ferramenta digital

A mundialmente famosa Yamaha, por exemplo, especificamente em suas lojas de instrumentos musicais, era uma das milhares de varejistas que tinham problemas com seus fluxos e métodos analógicos. Mais de 70% do tempo relacionado às tarefas com papel era improdutivo, seja por erros ou atrasos, e qualquer processo de contrato – de uma simples troca até uma adesão de fornecedor – podia demorar várias semanas para ser finalizado.

“Às vezes perdíamos os documentos e tínhamos que começar tudo do zero, correndo atrás de responsáveis que já tinham trabalhado conosco há meses”, disse Michael Machado, gerente de CRM da Yahama Corporation of America. “Tínhamos zero visibilidade de em que fase do ciclo cada documento estava, onde cada contrato estava ou se ele tinha chegado no seu destinatário. E quando eles voltavam prontos para nós, perdíamos muito tempo redigitando todos os dados para o sistema. ”

Da mesma forma, a operadora telefônica T-Mobile constatou que, para comprar seus produtos nos pontos de venda dos Estados Unidos, um cliente passava quase uma hora dentro da loja até finalmente sair pela porta com seu novo dispositivo – isso porque era necessário que o consumidor lesse e assinasse uma dezena de contratos e formulários até ter seu celular novo em mãos.

Pois bem, ao implementar a plataforma da DocuSign em seu dia-a-dia, a Yamaha imediatamente eliminou seus gastos mensais com correios e despachantes de contratos, enquanto a T-Mobile praticamente extinguiu os custos envolvidos em impressões, cópias e armazenamento de papel. E isso foi só o começo da mudança.

Na era digital, nenhuma papelada é realmente necessária no dia-a-dia do varejo

Agora, para enviar um contrato, um funcionário da Yahama simplesmente localiza a informação de um cliente no Salesforce, seleciona o documento correto, preenche-o automaticamente em um clique e o envia para ser assinado eletronicamente via DocuSign – e este processo demora, em média, menos de cinco minutos. Dessa forma, é possível monitorar o status de cada contrato dentro de seu ciclo e até enviar notificações ou lembretes para os responsáveis pelas assinaturas.

Com ainda menos toques em seu dispositivo, um funcionário da T-Mobile hoje não precisa de mais do que dez minutos para finalizar a venda de um novo celular ou a renovação de um plano para um cliente. O comprador que está na loja, inclusive, é apresentado a uma experiência totalmente diferente, sem pilhas de papel e sem a necessidade de assinar dezenas de vias diferentes para a mesma finalidade – a partir deste processo, inclusive, a companhia evitou o uso anual de mais de 600 milhões de folhas de papel.

Ou seja, não é só em termos de digitalização de processos que a DocuSign impacta o cotidiano do varejista, mas também no que diz respeito a agilidade, organização, segurança, eliminação de erros e relação do cliente com sua vivência no ponto de venda, fatores que tanto causaram problemas em outros tempos.

Saiba mais sobre as soluções que a DocuSign pode oferecer para mudar o dia-a-dia do varejista.