Como a digitalização de processos auxilia o mercado varejista?

Como a digitalização de processos auxilia o mercado varejista?

Que tal falarmos um pouco sobre a digitalização de processos no mercado varejista? Recentemente, notamos uma expansão considerável em relação ao uso de ferramentas tecnológicas no ramo comercial. A propósito, algumas funcionalidades se tornaram tão necessárias que fica impossível imaginar a gestão do negócio sem elas.

O varejo atual se adapta com frequência às necessidades dos consumidores e fornecedores, tornando-se mais dinâmico e inovador a cada ano. Para aproveitar essa oportunidade a favor do negócio, os varejistas precisam conhecer bem os recursos e as tecnologias que estão à disposição.

Continue lendo para compreender como a digitalização de processos contribui para o sucesso do mercado varejista.

Qual é a importância da digitalização no mercado varejista?

A inovação comercial é capaz de otimizar processos comerciais e estreitar o relacionamento das empresas com a clientela, visto que a relação com o público é tão essencial quanto as mercadorias oferecidas. Nesse contexto, conheça os benefícios que configuram a importância da digitalização no varejo.

Garante mais vendas e aprimora a experiência do consumidor

O segredo para vender mais é trazer jornadas de compra memoráveis aos clientes, encantando-os de modo a deixar sua marca. Afinal, a tecnologia permite que os consumidores pesquisem sobre o comércio (físico ou virtual) para se sentirem seguros antes da aquisição.

Com ela, é possível oferecer atendimento diferenciado, identificar as demandas dos compradores, fazer ofertas direcionadas e garantir serviços de pós-venda para entregar uma experiência digital de alto nível.

Reduz custos

Um dos pilares da digitalização no varejo é agilizar operações e elevar a eficiência de todos os procedimentos por meio de automação e investimentos operacionais. Essa junção garante a otimização de recursos, de modo a reduzir gastos supérfluos e aprimorar a eficiência comercial.

Aumenta a produtividade

Para prestar bom atendimento ao público, o time de colaboradores deve usar dispositivos e sistemas de ponta em diversas etapas comerciais, como:

  • negociação de produtos, serviços ou planos;
  • consulta de preços;
  • formas de pagamento;
  • trocas e devoluções.

Para garantir agilidade e uniformidade em relação à produtividade, a equipe precisa estar devidamente capacitada. Assim, a satisfação e a fidelização ficam mais fáceis de serem conquistadas. Afinal, o público preza por rapidez e dinamismo na hora de fechar negócio.

Otimiza processos de modo integrado

Ainda nessa linha, sistemas de gestão têm uma função fundamental no aprimoramento de processos e automação de rotinas, pois registram dados, integram informações e favorecem decisões estratégicas. Isso facilita a comunicação interna do negócio e permite que medidas inovadoras sejam implementadas com precisão.

Esse cenário consegue aumentar o padrão de qualidade, minimizar gargalos e diminuir a frequência de desentendimentos entre a equipe, pois nenhuma informação fica incompleta ou perdida no sistema. Por fim, vale mencionar que a execução e a atualização das atividades são feitas em tempo real.

Quais são as tendências de digitalização no varejo?

A transformação digital não se resume à implantação de ferramentas tecnológicas, mas a uma mudança que impacta profundamente a cultura organizacional do negócio. Contudo, algumas inovações digitais são fundamentais para viabilizar esse conceito. Conheça as maiores tendências de digitalização para o varejo.

Internet das Coisas (IoT)

A IoT tem um vínculo específico com a análise de dados, sendo que softwares e objetos (equipamentos, dispositivos e máquinas) podem gerar e compartilhar informações entre si, enriquecendo o processo varejista e o atendimento ao cliente.

A partir de aparelhos conectados à internet, o uso da Internet das Coisas permite rastrear detalhadamente a interação dos consumidores com o estabelecimento ou loja virtual. Assim, é possível saber em qual parte do PDV os compradores passam mais tempo ou quais tipos de mercadorias causam as melhores reações.

Também é possível fazer segmentações de nicho no mercado varejista. Por exemplo, ao considerar faixas etárias com itens específicos, você detecta quais seções cativam mais adultos, idosos e jovens. Tudo isso ainda pode ser potencializado pelo disparo de mensagens com ofertas personalizadas, assim que a pessoa chega ou acessa o ambiente.

Omnichannel

O omnichannel é uma das maiores tendências digitais da atualidade, pois a integração do atendimento é o pilar para que digitalização varejista seja eficiente. É importante ressaltar que a adição de diversos canais de suporte e venda ao usuário já é padrão na maioria dos varejistas.

No entanto, a tendência vai além de oferecer multicanais (e-mail, chat online, chatbot, mensagem instantânea, videochamada, SMS etc.), porque a ideia é oferecer uma experiência integrada e homogênea entre os canais disponibilizados. Desse modo, a gestão do negócio funciona de maneira unificada e instantânea.

Transparência de estoque

Conforme o varejo cresce, mais intenso fica o fluxo de produtos no estoque, o que eleva a probabilidade de falhas, como erros de contagem, perdas de mercadorias e rupturas. Essas dificuldades são rapidamente solucionadas com uma ferramenta digital que realiza atividades de maneira automática, como:

  • controle de validade e de perdas;
  • controle de sazonalidade;
  • consultas rápidas de cada lote;
  • departamentalização de mercadorias;
  • relatórios de performance do armazém;
  • segmentação de produtos;
  • trocas e devoluções.

Além disso, é possível garantir a transparência de estoque durante a jornada de compra do cliente. Por exemplo, em uma compra online, ele saberá exatamente quantos itens estão disponíveis para entrega imediata, gerando maior confiabilidade no momento da aquisição.

Gestão automática de documentos

Ao adotar a tecnologia adequada para gerenciar documentos fiscais, você ganha qualidade nas operações e tem tempo de sobra para se dedicar às outras tarefas e demandas do varejo. Com essa solução é possível se conectar à Sefaz, de modo a garantir que as NFs geradas tenham validade jurídica.

O gerenciamento automático de arquivos fiscais, quando feito com eficiência por meio da tecnologia, ajuda o empreendimento por meio da proteção diante do Fisco e acompanhamento de pedidos realizados pela clientela.

Assinatura eletrônica

É a assinatura eletrônica no varejo que garante a autenticação de contratos. Hoje, diversas requisições e documentações são assinadas eletronicamente, por exemplo, formulários trabalhistas, serviços bancários, planos de saúde, contratos de compra e venda, entre outras.

É importante reforçar que esse recurso garante a autenticidade e a integridade dos documentos, pois recursos de criptografia fazem parte da estrutura do software. Além disso, traz praticidade e agilidade, pois desburocratiza e dinamiza o processo de rubrica. Por fim, a assinatura eletrônica assegura a integridade de um documento criptografado.

Muitas empresas de Varejo estão utilizando para tornar mais rápido o abastecimento e todas as assinaturas com fornecedores, outros estão focados em expandir o marketplace assinando eletronicamente o contrato com novos parceiros e por ai vai...

Como a Docusign pode ajudar?

A DocuSign é uma empresa que contém uma plataforma de soluções chamada Agreement Cloud. Ela garante a automatização de todo o ciclo de vida de contratos. Veja dois cases que comprovam o sucesso de empresas famosas do mercado varejista graças ao auxílio da nossa ferramenta de digitalização.

Case MadeiraMadeira

A MadeiraMadeira é o maior varejo online de produtos para casa do Brasil, que está simplificando a experiência de compra de seus clientes. Pensando nisso, a modalidade de dropshipping (estoque direto com o fornecedor) foi utilizada para desburocratizar o processo de gestão de armazéns.

Nesse sentido, a DocuSign contribuiu com a assinatura eletrônica para eliminar o preenchimento e assinaturas de contratos em papel, otimizando processos, reduzindo custos e agilizando o procedimento logístico da empresa. O período médio de conclusão de contratos com fornecedores passou de dias 2 dias para 15 minutos.

Case Riachuelo

A Riachuelo é integrante do maior grupo organizacional de moda do país. Tem uma cartela de colaboradores que ultrapassa 40 mil funcionários espalhados por diversas regiões e sedes, o que dificultava o gerenciamento de contratos de compra e venda. Por isso, a solução era investir em uma ferramenta digital para lidar com a alta demanda operacional.

Como resultado, as soluções da DocuSign deram tão certo que contribuíram para a transformação digital na empresa. Hoje, a assinatura eletrônica é usada em departamentos de auditoria, compliance, contabilidade e relacionamento com o cliente. Todo o processo se tornou mais ágil, intuitivo e seguro para ambas as partes.

Enfim, concluímos que a digitalização de processos é mais do que uma tendência, sendo essencial para abrir portas no mercado varejista. Para isso, é importante contar com as ferramentas certas.

E você, que tal fazer parte dessa expansão digital do mercado varejista? Conheça a suíte de soluções da DocuSign para elevar seu negócio a um novo patamar competitivo. Basta acessar o site para conhecer os nossos diferenciais e fazer um teste grátis.

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