Conciliar planos de ação para captação e fidelização de clientes que permitam a ascensão do negócio — e da sua lucratividade — é um desafio constante para empreendedores de todos os ramos. Ao contrário do que propaga o senso comum, não são só investimentos suntuosos que fazem projetos de sucesso. Com um bom planejamento estratégico é possível melhorar a sua percepção de marca e tornar seu negócio mais rentável sem que sejam necessários investimentos estratosféricos. Ficou curioso e deseja saber como conquistar mais clientes e manter a lucratividade da sua empresa? Continue acompanhando e veja algumas dicas que preparamos para você!

Determine a área de atuação da sua empresa

Oferecer certa variedade de produtos para os seus clientes é importante e fomenta o consumo. No entanto, essa variedade precisa ter um limite. Afinal, o excesso de itens ofertados não permite um foco maior na qualidade de cada um e na avaliação do nível de satisfação dos consumidores em relação a eles. Além disso, é importante que se converta os anúncios e publicidade física — outdoors, panfletos, dentre outros — para um raio geográfico específico. Lembre-se que pouco (ou nada) adianta investir em campanhas a uma distância muito longa do seu negócio, se dificilmente o consumidor estará disposto a se deslocar para longe apenas para consumir.

Conheça bem o seu público-alvo

Conhecendo bem quem realmente se interessa pelos seus produtos, você pode concentrar seus esforços e investimentos de maneira muito mais otimizada. Para isso, faça uma pesquisa de mercado e procure saber quais são os principais anseios do seu consumidor. Isso permitirá que você trace campanhas mais efetivas sobre como conquistar mais clientes e manter a lucratividade do seu empreendimento.

Ofereça um atendimento ao cliente impecável

A maneira como o atendimento ao cliente é conduzido é tão importante quanto à qualidade do produto comercializado. A equipe responsável por esse setor deve demonstrar profunda cordialidade, paciência, boa vontade e eficiência para solucionar todas as dúvidas e resolver todos os possíveis problemas encontrados por quem negocia com você. Certifique-se de orientá-los a retornar as demandas o mais rápido possível. De preferência, imediatamente ou em poucas horas. Quando isso não for possível, o procedimento padrão deve ser o de máxima transparência. Os atendentes, gerentes ou vendedores deverão comunicar, em tempo real, o que (e como) está sendo feito o que foi solicitado.

Desse modo, por mais que ocorram imprevistos ou algum ponto não saia a contento do cliente, ele perceberá que está sendo ouvido e valorizado. Isso contribuirá diretamente para que ele fique satisfeito no fim do negócio ou compra. Além disso, lembre-se de estabelecer uma abordagem de atendimento padrão que seja, ao mesmo tempo, profissional e atenciosa. Desestimule a utilização de gírias, brincadeiras excessivamente pessoais e, sobretudo, posturas que remetam a frieza ou a um engessamento que faça o cliente se sentir um protocolo em vez de uma pessoa.

Invista no pós-venda

Poucas coisas poderão comprometer mais a reputação da sua empresa do que deixar seus consumidores com a impressão de que são apenas mais um número e que não interessam mais depois que gastaram seu dinheiro. O relacionamento e atendimento pós-venda são fundamentais para que seus clientes sejam fidelizados e para que sua reputação no mercado seja positiva.

Para um pós-venda de qualidade, invista em um bom e ágil sistema de devoluções e trocas. Mostre ao seu consumidor que, para além do lucro, a missão da sua empresa é a satisfação do cliente. Ademais, aposte em e-mails e formulários sobre a qualidade do serviço prestado e do produto vendido. Assim, seu público se sentirá apreciado e você terá uma excelente fonte para detectar possíveis deficiências que comprometem a lucratividade da empresa.

Melhore a qualidade do seu produto

Produtos medianos ou que não surpreendam positivamente o consumidor sempre podem ser substituídos por outros. Por outro lado, produtos que se destacam pela boa qualidade tendem a ser valorizados e priorizados, mesmo quando são um pouco mais caros do que similares. O destaque no varejo requer excelência no que se comercializa e na forma como se é comercializado. Portanto, invista para que seu produto se sobressaia em relação aos demais. Afinal, o cliente satisfeito é o melhor recurso de marketing que uma empresa pode ter.

Faça promoções

Promoções são excelentes atrativos tanto para a captação quanto para a fidelização de clientes. Mas tenha cuidado para não cair no erro de depreciar antigos clientes em prol dos novos. Você pode oferecer, por exemplo, 10% de desconto na primeira compra e, ao mesmo tempo, distribuir cupons com descontos semelhantes para quem já consumiu um determinado número de vezes com você. Cartões da loja ou frete grátis em promoções relâmpagos ou para compras acima de certo valor também são extremamente eficazes.

Aplique o overdelivering

O overdelivering é uma técnica de administração que consiste na entrega além do esperado. Em outras palavras: você surpreende o cliente entregando mais do que ele pede ou espera. O pilar do overdelivering é fazer mais do que promete. Se, por exemplo, você comercializa livros ou produtos eletrônicos, na hora da entrega dos produtos ao cliente você pode anexar cupons de descontos para futuras compras ou algum produto acessório mais barato. Outra tática de overdelivering eficaz é entregar o encomendado antes do prazo determinado. Dessa maneira, além de fidelizar o cliente e aumentar a satisfação dele com a sua marca, você supera suas expectativas e incentiva o marketing boca a boca. Trata-se de uma estratégia que requer investimentos pequenos e que fomenta diretamente a lucratividade do negócio.

Marque presença online

Em uma realidade cada vez mais conectada, estar presente na internet e nas redes sociais é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Dessa forma, além de uma maior visibilidade para potenciais clientes, você poderá promover um maior engajamento do consumidor. Para tanto, é primordial que seu site seja um ambiente convidativo, claro e seguro para quem negocia ou consome com você. Por isso, invista em uma plataforma otimizada, um layout inteligente e de simples compreensão e adequado a todas as normas legais para o meio digital.

Viu como conquistar mais clientes e manter a lucratividade da empresa não é tão difícil assim? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário para que possamos te ajudar!

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