Como capacitar a equipe do RH para a transformação digital? Entenda

grupo trabalhando

A transformação digital do RH é um processo que busca automatizar tarefas manuais e rotineiras do setor, utilizando tecnologias e ferramentas que agilizam e simplificam processos, como a assinatura eletrônica. No entanto, para que essa mudança ocorra no departamento pessoal, é fundamental investir em uma boa capacitação da equipe e garantir que todos os colaboradores estejam alinhados.

Neste post, explicamos algumas das vantagens de aderir à transformação digital, por que é fundamental treinar sua equipe e como fazer a capacitação para que a transição seja eficiente e tranquila.

Gostou do assunto e quer saber mais? Então, é só continuar a leitura.

Quais são os principais benefícios da transformação digital do RH?

Na prática, por que a transformação digital é o futuro do trabalho e como ela pode ajudar a equipe de departamento pessoal? A seguir, listamos alguns dos principais benefícios de apostar em soluções tecnológicas.

Maior agilidade nos processos

A automatização do RH pode fazer com que os processos se tornem muito mais rápidos e menos burocráticos, o que garante mais produtividade ao setor. Essa transformação é extremamente vantajosa, principalmente, no processo admissional.

Nesses casos, por exemplo, a equipe não precisará mais aguardar longos períodos para receber o retorno de contratos e formulários. Com o processo de assinaturas eletrônicas e um sistema digital de contratos, as negociações ficarão mais simples e rastreáveis.

Redução de erros

Outra vantagem de uma transformação digital no RH é a redução de erros. A jornada da equipe de departamento pessoal é bastante corrida. Diariamente, são executadas inúmeras tarefas, como ponto eletrônico, administração da folha de pagamento e distribuição de holerites.

Além de exigir muito tempo dos funcionários, o acúmulo de tarefas também pode contribuir para falhas, fazendo com que a equipe precise refazer tarefas. A tecnologia, portanto, é uma excelente vantagem para o departamento, pois garante uma gestão de documentos mais rápida e eficiente, reduzindo custos desnecessários e feita totalmente de forma eletrônica.

Otimização da comunicação interna

Com o aumento do modelo home office, o RH digital se tornou ainda mais importante. Isso porque ele permite que todos os funcionários do departamento tenham acesso às informações importantes e consigam se comunicar de forma eficiente.

Além disso, as ferramentas de gestão permitem que o departamento pessoal consiga atender as demandas dos colaboradores, mesmo a distância, resolvendo solicitações como ajustes de ponto e atestados médicos.

Acesso a dados e indicadores de desempenho

Com todos os dados de colaboradores e candidatos em um sistema integrado, fica mais fácil para o RH cruzar informações e analisar os indicadores de desempenho do setor. Assim, é possível acompanhar de forma mais estratégica as métricas de produtividade e satisfação da empresa, o que auxiliará na tomada de decisões.

Qual a importância da capacitação da equipe do RH para a transformação digital?

A criação de processos automatizados é um grande passo para o departamento de RH e pode trazer facilidades em relação a gestão de dados corporativos, acompanhamentos e assinatura de documentos, folhas de pagamento, faltas, contratações, férias, aposentadorias, benefícios, entre outros.

No entanto, para que haja uma real transformação no setor, é fundamental preparar e capacitar sua equipe para lidar com as ferramentas escolhidas. É importante, antes de tudo, entender que o time vai passar por uma fase de adaptação e, nesse período, é preciso buscar ações que motivem e incentivem o aprendizado de novas tecnologias.

Como essa capacitação deve ser feita?

Um dos maiores desafios de implantar um RH digital é a capacitação da equipe. Sem a motivação e o treinamento certo, o departamento pessoal pode se tornar arredio à ideia, o que fará com que o processo de transformação seja mais lento e desgastante.

Para ajudar você na implementação tecnológica, listamos algumas dicas para motivar e treinar seu time, garantindo que a automatização dê bons frutos.

Comunique a mudança e explique as vantagens

Antes de começar qualquer mudança, é fundamental comunicar sua equipe de forma clara e objetiva. Quanto mais segurança você passar como líder, maior são as chances de o time apoiar a novidade e se engajar nas novidades.

Por isso, explique quais serão as alterações nos processos e eduque os colaboradores sobre as vantagens da transformação digital.

Alinhe processos

Durante a transição, é importante ter em mente que surgirão algumas confusões e informações desencontradas. Portanto, cabe ao líder alinhar os processos, principalmente, com pessoas que não são tão familiarizadas com a tecnologia.

Forneça treinamentos constantes

Mesmo alinhando processos, a capacitação é indispensável para que a equipe consiga utilizar as ferramentas de forma eficiente e se sinta segura para abandonar os processos manuais. Mas atenção, os treinamentos devem ser constantes e é preciso oferecer capacitação para todas as ferramentas contratadas.

Encoraje seu time

Algumas pessoas ainda têm resistência para utilizar novas tecnologias. Isso acontece porque elas não sabem, de forma clara, como as ferramentas podem trazer benefícios para a jornada de trabalho.

Assim, é importante que o líder encoraje a equipe para a transformação, mostrando como essa transição será importante para agilizar processos e facilitar o dia de trabalho do departamento.

Mostre os resultados

Outra dica para manter sua equipe motivada e empolgada com as transformações digitais é compartilhar com ela os resultados da mudança. Quando seu time notar que processos demorados e burocráticos estão ficando mais rápidos e eficientes, terá mais interesse em aderir à novas tecnologias e ferramentas.

Como a Docusign auxilia o RH na transformação digital?

Com o DocuSign Agreement Cloud para recursos humanos, sua empresa consegue gerenciar documentos e assinaturas, acelerando processos para que sua equipe consiga focar seu tempo em pessoas, em vez de papéis. A suíte de soluções auxilia o departamento de recursos humanos a lidar com gargalos de gerenciamento de documentos, desde a contratação até a aposentadoria.

A capacitação da equipe é fundamental para garantir uma transformação digital tranquila e eficiente. Com a DocuSign, você recebe todo o treinamento necessário para o seu departamento pessoal, garantindo um time integrado e motivado.

Quer entender melhor como a DocuSign pode ajudar sua empresa na transição para um RH digital? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas.

Autor
DocuSign Contributor
Publicados