Tem como assinar PDF eletronicamente?

O ano de 2020 vem sendo único para as empresas, que precisaram enfrentar uma enxurrada de novos desafios, jornadas e rotinas. Foi nesse cenário que a transformação digital encontrou espaço para acelerar e melhorar o dia a dia dos negócios. É por isso que muitos se perguntam: é possível assinar PDF? Essa é uma dúvida comum no ambiente corporativo, sobretudo, em um momento tomado pela pandemia. Afinal de contas, o distanciamento social criou uma dificuldade pontual na assinatura de documentos e finalização de negócios. Por isso, elaboramos este artigo especial sobre o tema. Acompanhe!

É possível assinar PDF online?

Felizmente, sim! Nos últimos anos, é possível que você tenha notado uma trajetória rápida das empresas rumo à transformação digital. No fluxo interno de documentos, essa mudança foi caracterizada pela digitalização, que oferece mais economia, velocidade e proteção no armazenamento desses arquivos.

No entanto, a autenticação de contratos, acordos e documentos sempre foi um desafio em especial. Afinal, boa parte das empresas sempre acreditou que apenas a assinatura a caneta, realizada presencialmente, carregasse a validade jurídica — mas isso já é passado.

Atualmente, as empresas já podem contar com uma solução pontual para esse dilema: a Assinatura Eletrônica. Como sugere o nome, o objetivo dessa tecnologia é promover a assinatura de forma totalmente eletrônica (sem papel ou caneta), trazendo a autenticação para a velocidade do ambiente digital.

Os documentos em PDF, assim como demais formatos visualizáveis no Google Docs ou em outros sistemas, são padrões comuns ao ambiente corporativo. Para as empresas, esses arquivos são meios práticos de compartilhar contratos, ordens de serviço, notas, pedidos e afins.

Mas, antes da Assinatura Eletrônica, sempre que o documento precisasse da validação de ambas as partes, a operação encontrava um empecilho, exigindo a impressão do arquivo, a reunião das partes envolvidas, a assinatura e o despacho desse documento.

Agora, todos essas etapas podem ser substituídas pela velocidade de uma Assinatura Eletrônica. Por exemplo, digamos que você esteja fazendo um contrato, seja para a admissão de um novo funcionário, seja de um fornecedor ou de prestação de serviços.

Para isso, basta compartilhar o PDF por meio de uma plataforma de Assinatura Eletrônica, como a DocuSign eSignature. Então, assim que a outra pessoa abrir o arquivo, ela poderá assinar o documento com autenticidade e validade jurídica — diretamente de seu computador, tablet ou smartphone.

Como assinar um documento em PDF?

Caso não saiba, vale lembrar que a DocuSign é uma referência global no desenvolvimento de tecnologias de segurança, autenticação e gestão de documentos. A nossa excelência nos fez conquistar os principais players do mercado global, tal como as sete, das dez maiores empresas de tecnologia, 18, das 20 maiores farmacêuticas, dez, das 15 maiores financeiras, além de 800 agências governamentais americanas.

Entre as nossas soluções, a Assinatura Eletrônica, chamada por nós de eSignature é a de maior destaque. O funcionamento é simples, rápido e fluído. Atualmente, oferecemos a plataforma mais rápida e segura para enviar, assinar e aprovar documentos a qualquer momento e lugar.

Quer um exemplo? Então, vamos recapitular o cenário do tópico anterior:

  1. você tem um documento que precisa da assinatura de uma contraparte;
  2. você acessa nossa plataforma de qualquer dispositivo, seja no Windows, seja Mac, Linux, Android ou iOS;
  3. então, você faz o upload do arquivo que precisa de assinatura, nesse exemplo, um PDF;
  4. em seguida, você adiciona as pessoas (nome e e-mail) que precisam assinar o documento;
  5. depois, basta definir os campos onde deverão ser realizadas as assinaturas e preenchimentos, como nome, título, data e afins;
  6. clique em enviar.

Essa é a primeira parte. Um processo que dura menos de um minuto, realizado por quem envia o documento a ser assinado. Agora, vamos para a segunda parte, que é a experiência de quem assina o documento:

  1. o destinatário recebe o e-mail da nossa plataforma com o arquivo que solicita a assinatura;
  2. caso ele esteja usando a DocuSign pela primeira vez, ele pode escolher uma das nossas assinaturas pré-definidas ou criar a sua própria, utilizando a plataforma em uma tela sensível ao toque, desenhando a assinatura com o próprio dedo;
  3. depois de preencher os campos e assinar, o destinatário clica em finalizar.

Pronto! Depois de todas as assinaturas feitas, todos os envolvidos no contrato serão notificados. Além disso, o documento fica armazenado na plataforma da DocuSign, garantindo segurança e proteção, caso você precise acessar o arquivo de maneira rápida e prática.

Além disso, para quem envia os documentos a serem assinados, a DocuSign também oferece uma interface com um panorama geral dos arquivos enviados. Nesse painel, listamos quais dos seus contratos enviados já foram completados ou estão pendentes — seja por falta de algum procedimento, seja pela ausência de uma assinatura ou proximidade com o prazo de expiração.

Inclusive, todas essas funcionalidades também estão disponíveis nos aplicativos mobile da DocuSign, gratuitamente tanto para os dispositivos Android quanto iOS. As aplicações funcionam nos smartphones e nos tablets de ambos os sistemas operacionais.

Dessa forma, oferecemos o máximo de comodidade, garantindo que você dê continuidade aos seus contratos, acordos e negócios de onde quer que esteja. Com o DocuSign eSignature, você não precisa se preocupar com os empecilhos criados pela pandemia e pela necessidade do distanciamento social.

Com a nossa ferramenta, você pode seguir o fluxo de negócios, contratações e acordos sem nenhum problema. Além disso, o hábito de utilizar a nossa plataforma acaba acelerando a transformação digital da sua empresa, tornando os documentos físicos obsoletos.

Por fim, vale destacar que a nossa solução oferece marcas incríveis em termos de produtividade. Com a DocuSign, até 82% dos seus acordos são concluídos em menos de um dia. Além disso, 49% são realizados em menos de 15 minutos — o que comprova a eficiência da combinação entre e-mails e assinaturas eletrônicas.

É com tudo isso em mente que queremos convidar você a testar a nossa ferramenta. Atualmente, oferecemos um período trial de experimentação de 30 dias. Isso significa que você pode emitir e solicitar assinaturas eletrônicas em documentos  durante um mês, sem custo algum.

Para realizar o teste grátis você não precisa informar cartão de crédito. Essa é a nossa garantia máxima de que você gostará da nossa solução e, por vontade própria, decidirá pela contratação. Então, não perca tempo e aproveite essa oportunidade para agilizar o processo de assinar PDFs na sua empresa — experimente agora!

 

 

 

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