Como assinar documento pelo iPhone? Veja dicas!

Para quem gosta dos produtos da Apple, facilitará bastante sua vida aprender a como assinar um documento pelo iPhone tanto no aspecto pessoal quanto profissional. Muitas pessoas deixam de se modernizar supondo ser algo complexo, o que é um grande erro, pois a tecnologia veio especificamente para agilizar sua rotina.

Continue lendo este conteúdo para saber quais são as vantagens de assinar um documento pelo celular, como é a segurança do iPhone e de que maneira fazer a assinatura na prática!

Quais são os benefícios de assinar um documento pelo celular?

Antes de saber como assinar documento pelo iPhone, é importante entender as principais vantagens que serão aproveitadas ao assinar por celular de forma geral. Confira!

Validade jurídica

Desde a publicação da Medida Provisória n.º 2.200-2, de 2001, as assinaturas eletrônicas têm plena validade jurídica e podem ser utilizadas em contratos privados, relatórios, operações financeiras e bancárias, termos legais, assinatura de planos, entre muitos outros documentos.

Mobilidade

Uma das maiores vantagens consiste na assinatura móvel, ou seja, na possibilidade de realizá-la a qualquer momento e local. Não é mais necessário que seus clientes ou parceiros se desloquem até o estabelecimento para realizar assinaturas, nem que se dirijam até um cartório para reconhecer firma. Afinal, todo o processo pode ser feito pelo seu celular.

Isso traz uma grande economia de tempo e custos tanto para o profissional ou empresa quanto para os seus clientes, aumentando a satisfação e taxa de fidelização desses últimos.

Praticidade

O procedimento para envio, assinatura e gestão dos documentos é mais simples do que muitos imaginam, podendo ser realizado em poucos segundos.

Adequação

O aplicativo móvel da DocuSign é um recurso que favorece diferentes perfis conforme seus objetivos e suas necessidades. Veja quais são eles:

  • Pessoal — profissionais e consumidores podem realizar atividades em questão de minutos e em alguns cliques, como assinar documento pelo iPhone;
  • Profissionais — os profissionais realizam seu trabalho de maneira mais ágil e sem precisar estar no escritório;
  • Empresa — os colaboradores enviam, assinam e gerenciam assinaturas de qualquer lugar. Já os clientes podem fazer transações de maneira simples e rápida;
  • Desenvolvedor — os usuários conseguem concluir contrato, abrir contas, configurar e confirmar entregas. Também é possível integrar os recursos da DocuSign de forma simples e segura com seus próprios aplicativos.

Assinar documento pelo iPhone é seguro?

É interessante entender as diferenças do iPhone em relação a outros sistemas no quesito segurança. Por ser um sistema fechado, é mais difícil que cibercriminosos tenham escrito códigos maliciosos para o iOS. A Apple ainda mantém um rígido controle de qualidade sobre os aplicativos que podem ser baixados na App Store. Isso minimiza ainda mais o risco de malware.

Quanto à assinatura eletrônica no iPhone, o aplicativo e processo da DocuSign é legalmente válido, concordando com a legislação brasileira no que diz respeito às normas de assinatura eletrônica. Os documentos são criptografados para torná-los mais seguros e protegidos que o papel. Além disso, a DocuSign segue os mais altos padrões globais de segurança da informação, contando com uma série de certificados do setor.

Como assinar documento pelo iPhone?

Antes de assinar contratos no celular é importante tomar alguns cuidados para que o usuário minimize o risco de ataques virtuais no seu dispositivo, como:

  • instalar ferramentas de segurança, como antivírus e firewalls;
  • não baixar arquivos ou acessar links enviados por pessoas estranhas;
  • sempre questionar a legitimidade de um e-mail antes de clicar em links e baixar documentos;
  • usar senhas fortes e diferentes para cada conta;
  • não informar dados pessoais para estranhos.

Ao tomar os cuidados devidos, você saberá como assinar documento pelo iPhone com mais tranquilidade e segurança.

Saiba como executar no campo prático

Todo o processo para assinar documentos eletrônicos se torna excepcionalmente simples, prático e ágil com o aplicativo mobile disponibilizado pela DocuSign, que pode ser baixado na App Store. Ele possibilita preencher e realizar assinaturas eletrônicas sem qualquer custo, enviar o arquivo por e-mail, Box, Evernote, Google Drive, Salesforce, Dropbox, entre outros.

Você receberá notificações push sempre que um documento criado for assinado e pode facilmente anular documentos que não foram assinados de maneira correta. Além disso, é possível assinar de forma off-line - quando a conexão com internet retornar, o aplicativo atualizará automaticamente o status do documento.

Enviar

Na prática, o primeiro passo é enviar os documentos para a plataforma da DocuSign realizando os seguintes passos:

  • faça o upload do documento, que pode ser DOCX, PDF ou outro formato de texto. É possível enviar o arquivo diretamente do iPhone.
  • adicione os nomes e endereços de e-mail dos signatários e outros destinatários;
  • determine a ordem de assinatura quando há vários assinantes;
  • arraste e solte os campos que indicam os locais de assinatura, as rubricas, as iniciais, a data ou outros campos personalizados;
  • Depois clique em “Enviar” para que o DocuSign envie o link por e-mail aos destinatários para que eles acessem o documento.

Assinar

A segunda fase consiste na assinatura do documento, que também pode ser realizada facilmente. Veja como:

  • clique no link do e-mail para abrir o documento e começar o processo de assinatura;
  • serão apresentadas orientações e guias ensinando como fazer a assinatura;
  • após assinar, basta clicar em concluir.

Gerenciar

Com a realização das etapas anteriores, o documento está assinado de forma segura e tem validade jurídica. Entretanto, você também poderá gerenciar de maneira completa e fácil o documento. Veja como:

  • você pode analisar o andamento das assinaturas, criar e baixar relatórios e ver trilhas de auditoria. É possível, por exemplo, ver onde seu documento está no processo (quais assinaturas já foram feitas), criar lembretes ou ativar notificações que informem o andamento de cada etapa e muito mais.
  • os arquivos são salvos automaticamente na nuvem e de forma segura, permitindo que você os baixe e consulte quando for necessário;
  • pode-se gerenciar os usuários internos, alterar a identidade visual, verificar os documentos em toda a organização, personalizar campos de preenchimento, além de padronizar contratos. Há diversas opções avançadas para explorar!

Agora que você sabe como assinar documento pelo iPhone, percebe que o procedimento é simples e rápido, mas também é importante ter o apoio de uma empresa com capacidade de facilitar todo o processo e oferecer planos diferentes para cada perfil. Assim, você maximiza o custo-benefício da tecnologia.

Usufrua já dos benefícios da DocuSign! Faça assinaturas eletrônicas gratuitamente por 30 dias e veja como essa tecnologia funciona na prática ou fale com um de nossos especialistas para entender como a ferramenta pode lhe ajudar.

Publicados
Temas relacionados