Pilhas e mais pilhas de papel ainda são uma das imagens mais naturais de imaginarmos quando o assunto é uma imobiliária. Mas isso não deveria ser normal no meio da era digital, quando já é possível comprar produtos, agendar serviços e pagar contas pela internet? Essa é a pergunta que muitos agentes imobiliários estão fazendo – e sempre chegando na mesma resposta – Precisamos de uma ferramenta que elimine a burocracia e a papelada.

Em 2012, André Penha e Gabriel Braga fizeram este questionamento e acabaram fundando em São Paulo uma startup que facilitaria e desburocratizaria o aluguel de imóveis, conectando proprietários, corretores e inquilinos na mesma plataforma digital: o QuintoAndar.

O Desafio de uma imobiliária digital

“O começo foi muito difícil. A gente falava com investidores, eles perguntavam quem já fez isso no mundo e a nossa resposta era ‘ninguém’. Eles diziam, então, para pensarmos em algo que alguém já havia feito para diminuir o risco, mas a gente queria resolver esse problema. Começamos a olhar para o mercado de imóveis e a pensar sobre o que podíamos fazer sem ter a necessidade de um ponto físico”, relataram os sócios em entrevista ao portal IDGNow.

Como diversas outras startups, portanto, o grande pilar do QuintoAndar é a agilidade e o dinamismo em processos que costumam ser pesarosos e arrastados em empresas tradicionais. Para reforçar suas engrenagens, a ideia dos empresários foi investir em tecnologia digital, e uma das principais ferramentas que auxiliou no sucesso foi exatamente a plataforma de assinaturas eletrônicas da DocuSign.

A incorporação do serviço evita que muito tempo seja perdido em filas de cartório, por exemplo, e garante que todos os contratos envolvidos nos trâmites de um aluguel estejam de acordo com diretrizes de segurança e sejam submetidos a quatro níveis de autenticação do usuário – níveis de segurança e compliance impossíveis de serem nivelados com papel. Além disso, por meio do aplicativo ou do site, o inquilino pode negociar com o proprietário e assinar um contrato digital, bem como o proprietário é capaz de acompanhar o desempenho do anúncio e negociar com os interessados.

Com tudo isso, o QuintoAndar chega a ser 10 vezes mais rápido do que as imobiliárias tradicionais, sendo capaz de alugar um imóvel em uma média de quatro dias – o recorde da empresa é o aluguel de um apartamento só uma hora e meia após o cadastro no site. Essa agilidade é reflexo de sua aposta em serviços digitais, já que quase tudo é resolvido online.

Em um setor tão dependente de acordos, contratos e micro-transações, a praticidade, a velocidade e a mobilidade garantidas por nossos produtos é um diferencial competitivo imensurável – não à toa, graças a estes esforços, mais de 50 mil imóveis já foram cadastrados no QuintoAndar desde seu surgimento no mercado. Incorporamos na plataforma acordos de confidencialidade, trilhas de auditoria digital, disponibilidade constante e dezenas de outras funcionalidades que podem renovar o jeito de fazer negócio dentro deste mercado.

Conheça melhor as capacidades dos nossos serviços para pequenas e médias empresas e saiba como nossa plataforma pode ajudar sua imobiliária a se tornar um novo case de sucesso.