Transformação digital nas empresas: como acelerar o trabalho remoto?

O futuro da produtividade é digital. A cada dia, nós caminhamos em direção a mais interfaces, soluções e ferramentas criadas para reduzir os custos, encurtar as distâncias e alavancar a nossa eficiência. Por isso, elaboramos este material exclusivo sobre o tema. Mas, afinal de contas, você sabe como a transformação digital acelera a popularização de novos modelos de trabalho? 

Essa é uma discussão importante, sobretudo para quem gerencia uma empresa. Neste artigo você confere o que é a transformação digital,  por que se fala tanto nisso nos últimos anos — e principalmente, como se relaciona com a popularização do trabalho remoto. Continue a leitura.

O que é a transformação digital?

Em essência, a transformação digital é um conjunto de ideias, de tendências e de tecnologias que incentivam a modernização das empresas. Diferentemente do que muitos pensam, esse conceito existe desde muito antes da pandemia, que foi, contudo, o principal catalisador dessa mudança em toda a economia.

A transformação digital está presente em absolutamente tudo que pode ser aprimorado por meio de soluções digitais, tais como as transições:

  • do armazenamento de documentos físicos para a gestão dos documentos na nuvem;
  • da assinatura presencial, feita à caneta, para a assinatura eletrônica;
  • do SMS para os aplicativos de mensagens online;
  • do trabalho presencial para o trabalho remoto etc.

A verdade é que esses são apenas alguns exemplos. Na realidade, existem soluções digitais para a modernização de qualquer setor e de qualquer competência, com tecnologias e práticas que alavancam a produtividade dos times de marketing, de contabilidade, de vendas, de finanças, jurídico, de compras e muito mais! 

No fim das contas, a transformação digital é um conceito que vem à nossa era para argumentar sobre os benefícios da tecnologia aplicada no cotidiano dos negócios. Com soluções especializadas para cada função, você consegue elevar os seus resultados e, ao mesmo tempo, cortar desperdícios, custos e prejuízos. 

Como a transformação digital ocorre nas empresas?

Pura e simplesmente, com a adoção de tecnologia aplicada. Os primeiros exemplos de transformação digital surgiram no início da popularização informática. Inicialmente, o que hoje conhecemos por bancos de dados eram simples fichas cadastrais impressas em papel, armazenadas em gavetas e sujeitas à ação do tempo. 

No entanto, é possível ir ainda além, lembrando-se de uma transformação digital mais antiga, mas igualmente revolucionária — a fabricação e a popularização das calculadoras pessoais, o que alavancou a produtividade em vários campos, agilizando desde os pequenos comércios até a produção acadêmica de jovens estudantes. Basicamente, esse é o DNA da transformação digital — demonstrar que é possível aumentar o seu retorno produtivo por meio de alguma solução tecnológica. O exemplo mais emblemático da nossa era, em nossa visão, é a assinatura eletrônica. Sim, uma tecnologia simples, mas absolutamente transformadora. 

Com a assinatura à caneta, os acordos e os contratos de todos os tipos precisam realmente ser assinados a punho, presencialmente. Depois, quando necessário, ainda é preciso realizar a autenticação desses crivos, gerando mais custos com o transporte e com as taxas de autenticação — além de todo o material de escritório gasto nessa jornada. 

A assinatura eletrônica contorna todos esses dilemas. Em primeiro lugar, a solução tem validade jurídica, dispensando qualquer tipo de autenticação. Em segundo lugar, é viável assinar online, diretamente do seu smartphone, do computador ou de um tablet. Em terceiro, é possível eliminar o papel, assim como outros custos acessórios. 

Esse é um exemplo relevante de transformação digital. Uma tecnologia simples, mas completa o bastante para aprimorar uma prática em velocidade, economia e produtividade. Além disso, esse é também um bom exemplo por conta da sua ampla aplicabilidade. 

As empresas precisam dessa ferramenta nos mais variados setores para assinar acordos com o departamento de compras, validar contratos com o setor jurídico, autorizar desligamentos com o RH e assim por diante. Para toda necessidade cotidiana de autenticação, a assinatura eletrônica é o que há de melhor. 

Como introduzir a transformação digital na sua empresa?

Agora que você tem uma noção do impacto da transformação digital em uma empresa, é o momento de conhecer algumas frentes que podem ser aprimoradas com esse conceito. Dê uma olhada!

Experiência do cliente

Tudo relacionado ao atendimento e à interação com o cliente tem recebido muita atenção do desenvolvimento tecnológico. Aqui entram determinadas soluções, como chatbots, estratégia omnichannel, automação de campanhas de e-mail marketing, adoção de CRMs e por aí vai. 

Cultura e liderança

A própria forma de liderar está sendo transformada pelo conceito. Hoje em dia, já existem plataformas colaborativas para estimular a cooperação durante a jornada de trabalho. Também vale destacar a gamificação, que é um conceito que utiliza a psicologia dos jogos para atribuir pontos a ações e, assim, estimular a produtividade e a competição.

Integração

Com dashboards informacionais, muitas empresas vêm adotando a filosofia da transparência. Com o acesso livre a informações atualizadas em tempo real, é possível diminuir o ruído da comunicação, alcançando maior integração entre os diferentes departamentos e estimulando a autonomia de cada setor. 

Análise de dados

Por último, a "joia da coroa" dos tempos atuais. Com tanta informação para ser processada, as empresas estão investindo pesado em soluções, profissionais e qualificações para a análise, para o tratamento, para a interpretação e para o manuseio de dados — tudo para conquistar um insight que resulte em um diferencial competitivo no mercado. 

Quais são as principais empresas a adotarem esse conceito?

É possível citar a Magazine Luiza, a Honda, o Banco Inter e muitas outras. Em comum, essas três demonstram um apreço gigantesco por inovação, justamente por entenderem que essa é a direção do futuro, tanto na satisfação do consumidor quanto na agilização de suas rotinas internas de desenvolvimento e de prestação de serviços.

Qual é a correlação entre a transformação digital e o trabalho remoto?

Como apontamos antes, a transformação digital explodiu em popularidade logo após o período pandêmico. Isso ocorreu por um motivo: inicialmente, as pessoas foram estimuladas a ficar em casa em respeito às normas de distanciamento social. 

Com isso, as empresas adotaram o trabalho remoto para dar continuidade às rotinas. Com toda a produtividade migrando dos escritórios para as casas, as soluções digitais começaram a disparar em popularidade, como a assinatura eletrônica, as plataformas colaborativas, as videochamadas etc. 

Foi por essa junção de fatores que a transformação digital veio à tona. O conceito, em si, existia desde muito tempo. A ideia de estimular a modernização já está presente desde que há tecnologia sendo criada para facilitar as nossas vidas. Mas, para finalizar, há uma relação clara entre a transformação digital e o trabalho remoto. 

No fim das contas, basicamente, só é possível haver o trabalho remoto porque existem tecnologias que o tornam viável. O regime, inclusive, é apenas uma das várias oportunidades e condições criadas por essa transformação digital, um conceito que derruba barreiras e elimina dificuldades. 

Um panorama do trabalho remoto no Brasil

O trabalho remoto tem ganhado cada dia mais espaço e diversas empresas já aderem à modalidade em função dos benefícios e facilidades que proporciona. Mas antes de adotá-lo nas organizações, é preciso conhecer mais sobre esse sistema de trabalho.

Por isso, preparamos um eBook gratuito com tudo o que você precisa saber sobre o trabalho remoto e seu crescimento no país. Entenda mais sobre os desafios e ROI desse modelo e se sua empresa deve implementá-lo. Clique aqui e se aprofunde no assunto!

Trabalho remoto

Trabalho remoto - o que saber antes de decidir adotá-lo na empresa?

 

Publicados
Temas relacionados