Clickwrap: tudo o que você precisa saber sobre contratos feitos com a ferramenta

 

Contratos clickwrap são uma solução digital comum, usada para capturar o consentimento do cliente em documentos padrão, como licenciamento de software, termos e condições. Eles são compostos por textos diretos, para o bom entendimento e uso, exigindo, simplesmente, que a pessoa marque uma caixa para "aceitar" o acordo e expressar seu consentimento.

Embora sejam intuitivos para os consumidores, sem uma solução eficaz os contratos de clickwrap podem ser desafiadores em relação ao monitoramento e implementação para muitas empresas. Isso se aplica especialmente às companhias que confiam em soluções de formulários da Web, que oferecem pouca experiência ao usuário e funcionalidade limitada.

O que é um contrato clickwrap?

Contratos clickwrap são uma metodologia eficaz de prompt digital e contrato legal que muitas organizações usam para transações e aplicativos online. É provável que você já tenha assinado um desse em algum momento, seja usando uma rede social ou comprando passagens aéreas.

Esses contratos têm vários casos de uso, desde se inscrever em uma conta, acessar uma página de check-out, recursos on-line até mesmo ao se registrar para testes de produtos. Com base nisso, podem ser apresentados diferentes contratos de clickwrap, como um contrato de licença de usuário final, divulgações, termos e condições.

Os benefícios dos contratos clickwrap

Os contratos clickwrap oferecem uma série de benefícios para empresas e consumidores. No entanto, apenas alguns no mercado, como o DocuSign Click, atualmente estão alinhados com todas as necessidades.

Contratos clickwrap são simples

São uma maneira rápida e fácil de obter consentimento quando nenhuma assinatura é necessária. Eles são simples para os consumidores entenderem, pois geralmente exigem um único clique do indivíduo para confirmar que leram, entenderam e aceitaram os termos padrão.

Contratos clickwrap tem um retorno maior de finalizações

Além da conveniência e facilidade para o consumidor, os contratos clickwrap também fornecem uma maneira prática para as empresas manterem o registro dos consumidores que aceitaram seus termos e a data em que o fizeram. Apesar disso, muitas empresas lutam para rastrear e registrar quem aceitou esses acordos, pois eles usam formulários da web para criar seus contratos de clickwrap, o que geralmente limita a funcionalidade.

Atualmente, poucos fornecedores da ferramenta podem oferecer suporte às empresas, tanto no rastreamento de seus contratos de clickwrap quanto no suporte a um recurso de versão. Portanto, embora você possa aproveitar a tecnologia clickwrap por meio de um formulário da Web, é importante verificar se o seu provedor oferece toda a gama de serviços necessários para atualizar os termos e manter uma supervisão clara de seus contratos. O DocuSign Click fornece uma solução fácil de usar para esse problema, que permite capturar consentimento, rastrear contratos e atualizar versões conforme necessário.

Os contratos clickwrap são aceitos juridicamente

Um contrato de clickwrap pode não exigir uma assinatura física, mas é aplicável desde que esteja em conformidade com os princípios legais básicos. Eles são ideais para acordos "não negociáveis" que os clientes geralmente assinam on-line, por exemplo assinar “Termos e Condições” em um site.

Criação e melhores práticas

A criação de um contrato clickwrap é direta com o fornecedor de software, como o DocuSign Click. O contrato pode estar em um site, portal ou aplicativo e deve oferecer uma interface intuitiva para os usuários. Por exemplo, a ferramenta cria um trecho de código JavaScript gerado automaticamente, que pode ser incorporado ao HTML. Em seguida, você pode continuar gerenciando os contratos de clickwrap existentes e atualizar esses mesmos contratos sem alterar o código.

Os acordos modernos de clickwrap devem ser estabelecidos de uma maneira que facilite aos consumidores a leitura e compreensão do que está sendo acordado, antes de consentir. Se novos termos precisarem ser emitidos, a empresa deve conscientizar os consumidores sobre isso e pedir que recusem ou aceitem a versão mais recente de seus registros. O Click simplifica isso, centralizando seus contratos de clickwrap em um único local para facilitar o rastreamento e o controle das versões.

As práticas recomendadas também determinam que você considere o escrutínio que um tribunal pode aplicar aos processos que envolvem o contrato clickwrap, usados para fazer cumprir os termos do contrato. Esse exame pode incluir a consideração de como cores, fontes, letras maiúsculas ou formatação podem afetar a tomada de decisão e o consentimento da pessoa que assina o contrato de clickwrap. O Click pode ajudá-lo a permanecer no lado direito da lei com uma variedade de opções de personalização, que facilitam a entrega de uma experiência intuitiva ao usuário, garantindo que os requisitos legais e de conformidade sejam atendidos.

Como observado acima, as empresas devem manter um registro dos contratos feitos com clickwrap e é isso que destaca o DocuSign Click. A ferramenta fornece uma trilha de auditoria completa que inclui data, hora e outras informações críticas que capturam o consentimento afirmativo. Um salva-vidas no gerenciamento de grandes quantidades de contratos.

Por fim, é importante considerar se um contrato clickwrap é o tipo certo de assinatura eletrônica a ser usada. Por exemplo, em um contrato de alto valor que requer vários signatários, uma ferramenta como a assinatura eletrônica é mais adequada para o fluxo de trabalho, que é mais sofisticado. Enquanto acordos como políticas de privacidade ou Termos de Serviço se enquadram mais na proposta do DocuSign Click.

Resumindo os contratos clickwrap

Os contratos clickwrap são um método conveniente e legalmente aplicável para gerenciar termos padrão que garantem a conformidade legal entre uma empresa e seus clientes. Quando bem feitos, os consumidores podem concordar com os termos e condições em um único clique, enquanto as empresas podem manter seus registros atualizados e permanecer em conformidade.

Publicados