Cinco pontos da rotina de RH que a DocuSign pode beneficiar diretamente

Rotina de RH Sem precisar abdicar da conformidade burocrática dos órgãos reguladores, muitas empresas têm implementado soluções digitais para dinamizar o dia-a-dia dos profissionais de RH. A modernização da CLT no Brasil foi uma grande facilitadora neste processo, permitindo que a tecnologia cumprisse com os requisitos mais minuciosos das ações necessária no setor.

Essas empresas que buscam começar uma transformação digital ou aprimorar seu nível de digitalização já são capazes de investir em processos totalmente digitais para tudo, desde o recrutamento de candidatos até a integração de funcionários.

Para contextualizar essa possibilidade de imersão do setor, separamos cinco dos principais casos de uso para a digitalização de funções de RH que podem ser diretamente impactadas pelo uso da plataforma de assinatura eletrônica da DocuSign:

Sistemas de rastreamento de candidatos (ATS)

  • O rastreamento digital de candidatos pode reduzir os custos de pesquisa, refinar a adequação dos candidatos e tomar melhores decisões baseadas em dados.
  • Um sistema eficiente de rastreamento de candidatos também aumenta a visibilidade do processo, permite gerar relatórios consolidados e melhora a comunicação entre todas as partes envolvidas (recrutadores, gerentes de contratação e candidatos).
  • Os principais fornecedores de sistemas de rastreamento de candidatos (ATS) possuem sistemas personalizáveis que se integram às mídias sociais, agilizando buscas, análises e contato.

Cartas de oferta

  • O envio digital de cartas de oferta permite que as empresas acelerem o prazo de fechamento das contratações: as ofertas são enviadas imediatamente e as empresas contratam os talentos mais cedo.
  • As empresas podem usar modelos prontos e personalizar as cartas de oferta usando um único sistema, sem reentrada de dados.
  • A capacidade de usar assinaturas eletrônicas assegura que os candidatos recebam suas cartas de oferta na maioria dos dispositivos móveis, podendo revisar, assinar e devolver rapidamente as ofertas; essa praticidade é crucial quando os candidatos estão tomando decisões.

Verificações de histórico

  • Empresas podem simplificar e agilizar o processo de verificação de antecedentes para que os novos contratados possam começar mais cedo, reduzindo drasticamente o tempo de iniciação.
  • O investimento em um processo 100% digital requer um sistema que possa automatizar o processo de solicitar informações (como históricos de escolaridade e de emprego, por exemplo) e verificá-las quando são recebidas.
  • A transformação digital permite que as empresas acompanhem o histórico dos candidatos e respondam mais facilmente a auditorias.

Contratos

  • É possível padronizar a conclusão e a assinatura de contratos para reduzir os erros e concluir contratos mais rapidamente.
  • O gerenciamento digital de contratos permite que as empresas mantenham todos os detalhes do contrato, como taxas de pagamento, e recebam alertas automáticos quando um contrato está prestes a expirar.
  • Assinatura eletrônica de qualquer contrato faz com que o processo seja mais ágil e menos custoso.

Integração

  • Empresas podem gerenciar digitalmente toda a documentação, incluindo formulários I-9 e W-4, acordos de confidencialidade e outros formulários e políticas da empresa.
  • É possível automatizar e personalizar os pacotes que enviam depois que uma contratação é feita.
  • Um sistema de integração totalmente digital proporciona aos novos funcionários uma primeira impressão positiva e melhora a conformidade com os regulamentos.

O objetivo da nossa plataforma, por fim, é dinamizar a execução de cada tarefa do setor e flexibilizar as ações das empresas na hora de gerenciar e contratar funcionários. Entre em contato conosco e saiba quais outras evoluções a DocuSign pode trazer para seu departamento de RH.

Publicados