Maior fabricante de instrumentos musicais do mundo, a Yamaha foi fundada em 1887 no Japão e atualmente conta com mais de 26 mil funcionários em 89 subsidiárias ao redor do mundo. Desde 1900, mais de 6 milhões de pianos foram vendidos.

Mas o negócio da empresa não se resume apenas a pianos e teclados. Outras divisões, como áudio e vídeo e instrumentos de orquestra compõem o portfólio da Yamaha e tornam mais complexo o relacionamento com representantes de vendas.

Desafios

Em meio a este cenário, a Yamaha visava melhorar o processo de contratos manuais de vendas por meio da automatização do fluxo de trabalho. Devido ao alto volume de contratos, muitos estavam incompletos ou apresentavam informações inexatas.

Soluções DocuSign

Para ajudar a empresa a superar seus gargalos e alcançar os objetivos propostos, a DocuSign apresentou as seguintes soluções:

Resultados

Após a implementação das soluções, três novos departamentos de vendas foram implantados em um único mês, sem que isso demandasse investimento adicional de TI.

O processo de assinatura também foi reduzido de meses para minutos e os menores custos de entrega geraram uma economia mensal de US$10 mil.

Depoimento

Michael Machado, Gerente de CRM da Yamaha, ressalta a facilidade de uso e agilidade do processo como algumas das principais vantagens da DocuSign. “A melhor parte é que os documentos podem ser literalmente assinados em questão de minutos, em vez de meses”.

O aperfeiçoamento da experiência de cliente, estreitando o relacionamento com distribuidores e potenciais distribuidores, também é uma qualidade lembrada pelo Gerente de CRM.

“Com nossa vasta linha de produtos não temos apenas um contrato máster, temos um acordo para cada uma de nossas divisões, que deixava os distribuidores confusos. Com a DocuSign podemos fazer algo que é extremamente importante: dar uma imagem única à Yamaha”

Confira o vídeo com depoimento de Michael Machado, Gerente de CRM da Yamaha:

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