Carta oferta de emprego digital pode ajudar a reduzir tempo e custos. Entenda

Homem trabalhando em uma carta oferta digital para enviar ao candidato

Como sabemos, a tecnologia é uma realidade inevitável ao aprimoramento das empresas. Afinal, a modernização é a principal responsável pelos ganhos em eficiência, economia e produtividade — o que não seria diferente com o setor de Recursos Humanos.

Por isso, aproveitamos para falar sobre uma novidade para as suas contratações. Afinal de contas, você sabe como elaborar uma carta de oferta de emprego digital? Caso não, sem problemas, pois é exatamente isso que você descobrirá nesta leitura. Então, não perca tempo e acompanhe!

Como criar uma carta de oferta de emprego digital?

Em 2021, a transformação digital é um dos principais temas em alta. Após um ano intensivo de aprendizados e adaptações, as empresas estão cada vez mais atentas a práticas, ferramentas e soluções para tornar o cotidiano remoto ainda mais eficiente do que a jornada presencial.

É com isso em mente que vários setores, como o de RH, decidem investir em novidades tecnológicas e operacionais para manter a produtividade em alta — o que pode ser visto por meio das rotinas de contratação digital, entrevistas por videochamadas, desligamento à distância e muito mais.

Neste artigo, falaremos sobre uma solução específica a essa primeira necessidade, a contratação. Como você sabe, a carta de oferta deve prezar pela transparência e objetividade, informando tudo o que o candidato precisa saber sobre a vaga para estar pronto ao primeiro contato.

Agora, veja como elaborar esse documento no meio digital!

Salário

A transparência é uma qualidade universal, admirada tanto em pessoas como em empresas. Por isso, é importante prezar por esse detalhe, deixando claro os detalhes da remuneração na carta oferta, evitando gerar dúvidas, receios ou preocupações por parte do candidato em questão.

Esse é um aspecto ainda mais importante quando a oferta é endereçada para algum profissional de destaque, um talento que a sua empresa está se esforçando para captar. Sendo assim, não ignore esse fator e apresente as compensações financeiras de maneira clara e objetiva no documento.

Benefícios

Muitas vezes, o candidato em questão está ponderando entre duas vagas de remuneração equivalente. É nesse cenário que os benefícios podem servir como fator de desempate. Por isso, é importante destacar tudo o que a sua operação pode oferecer de diferencial para quem se torna parte da equipe.

Data de início

O envio de uma carta oferta indica que a sua empresa já está em uma fase mais avançada de prospecção e captura do talento — ou seja, não se trata da descrição em um portal de vagas, mas sim, um documento endereçado exclusivamente aos últimos e mais selecionados candidatos.

Por isso, a carta oferta permite a inclusão de detalhes objetivos sobre o início da jornada de trabalho, até mesmo, evidenciando condições. Por exemplo, caso o contrato seja celebrado até o dia X, o início da jornada já se dará no dia Y. Novamente, um ponto de clareza.

Jornada de trabalho

No ponto de vista do candidato, tudo o que ele deseja é uma descrição absolutamente transparente do que ele receberá — remunerações e benefícios — e do que ele precisa entregar — expectativas operacionais, carga horária, grade de horários, atribuições e responsabilidades.

Prazos

Aqui, falamos especificamente de prazos de pagamentos. É importante deixar claro na carta oferta e, posteriormente, no próprio contrato de trabalho ou prestação de serviços. Em contratação de PJs, também é importante destacar a data recomendada para a emissão e o envio de notas fiscais.

Como a criação do documento digital no CLM ajuda o RH?

Promovendo economia. Dizemos isso porque, basicamente, com a elaboração da carta digital, o RH acaba economizando muito tempo e dinheiro, o que é ainda mais especial por meio do uso de um CLM (Contract Lifecycle Management) — sistema de gestão do ciclo de vida de um documento que precisa ser assinado.

Com uma ferramenta desse tipo, o RH consegue aumentar sua produtividade, enquanto poupa recursos. Tudo começa pela elaboração do documento, que é criado digitalmente, inclusive, aproveitando modelos pré-prontos para utilizar como referência — agilizando ainda mais o processo e buscando cláusulas em uma biblioteca que o jurídico da empresa já criou. Com isso o CLM gera o documento automaticamente, considerando todas as regras de negócio necessárias para aquela carta oferta.

Depois, basta enviar para os candidatos aprovarem, caso eles queiram mudar algo na carta oferta eles podem solicitar a mudança e o CLM guarda todas as versões, eliminando a necessidade presencial, o despacho de motoboys, os serviços de impressão e a coleta de assinaturas manuais. Afinal de contas, o próprio candidato pode assinar de onde quer que esteja por meio da interface de assinatura eletrônica.

Como a assinatura eletrônica pode ajudar?

A assinatura eletrônica é uma das soluções mais inteligentes e econômicas, popularizadas no ano de 2020. Apesar de já ser uma solução consagrada antes desse ano, foi justamente nesse período que a tecnologia ganhou mais tração, muito por conta dos desafios criados pelo distanciamento social da pandemia de Covid-19.

Tecnicamente, a assinatura eletrônica carrega a mesma validade jurídica que uma feita a caneta. No entanto, ela pode ser realizada digitalmente e à distância, eliminando custos de impressão, demora, processos de arquivamento do documento em papel e deslocamento logístico. Além de alimentar instantaneamente os sistemas com as informações que você precisa, dado que pode ser integrado facilmente.

Como a DocuSign pode ajudar o RH da sua empresa?

Por fim, vale a pena saber como nós podemos ajudar nas rotinas da sua empresa. A DocuSign é a principal referência em tecnologias de autenticação eletrônica, que conta com a confiança das maiores empresas e agências governamentais em todo o mundo.

Oferecemos uma ampla gama de soluções para a rotina gerencial das empresas, mas temos algumas soluções criadas para o setor de RH. Aqui, falamos especialmente do DocuSign CLM, a nossa solução completa para a gestão do ciclo de vida dos seus contratos.

Entre as principais funcionalidades da plataforma, destacamos a geração automática da carta de oferta de emprego. Basta editar os campos variáveis para personalizar o documento de acordo com a sua necessidade — promovendo uma enorme economia de tempo no longo prazo.

Por fim, também destacamos o eSignature, que é a solução oficial da DocuSign para as suas necessidades de assinatura eletrônica. Mas isso não é tudo, pois há um grande número de ferramentas em nossa suite Agreement Cloud, que podem alavancar a segurança e eficiência do seu departamento.

Agora que você sabe como a modernização pode agilizar a produção da carta de oferta de emprego, aproveite o momento para sofisticar todos os desafios operacionais e documentais da sua empresa. Para isso, basta acessar nosso portal e conferir nossas soluções, utilizando nossa ferramenta de assinatura eletrônica gratuitamente por um período de 30 dias — confira!

Publicados