Todas as empresas chegam em um momento crucial para um crescimento satisfatório: o de rever seus processos, com o objetivo de entender o que impulsiona ou atrapalha os resultados. Foi com essa reflexão que a Caixa Seguradora entendeu as necessidades de seus clientes e optou pela Transformação Digital, implementando a DocuSign como principal agente dessa mudança.

Pessoas interessadas em contratar os serviços da instituição não era um problema. Porém, a finalização de contratos era outra história. Como vivemos em um mundo no qual a tecnologia e a mobilidade são parte da rotina, os clientes esperam que as empresas ofereçam serviços que se adequem a esse cenário.

Durante a revisão dos processos da Caixa Seguradora, foi entendido que exigir muito tempo e paciência do cliente prejudicava a finalização de contratos. A espera média para a conclusão de um contrato era de até 8 dias.

Antes, as equipes precisavam recolher a assinatura do cliente, este que deveria comparecer a uma agência física e, depois enviar o documento por malote. Nesse caminho extravios e perdas eram comum, com isso, gastos extras e tempo perdido.

Para solucionar esse problema, a Caixa Seguradora estabeleceu alguns pilares: foco no cliente, sustentabilidade, menos burocracia, mais transparência, agilidade, respaldo legal no processo de análise de propostas e a dispensa do uso de malotes.  Com isso definido, iniciou sua Transformação Digital utilizando a oferta do DocuSign Agreement Cloud.

A solução de assinatura eletrônica da DocuSign foi implementada na formalização de contratos de seguro em todas as agências da Caixa. A mudança aprimorou a experiência do cliente, com a velocidade do procedimento. Agora, os interessados em contratar um produto de seguro só precisam de poucos cliques no próprio smartphone e, com isso, é possível finalizar um contrato em até um dia útil.

Os processos de contratação ficaram mais rápidos, mas também trouxeram outras vantagens, já levantadas pelos pilares estabelecidos:

  • Maior rentabilidade: a seguradora espera evitar perdas de R$ 30 milhões por ano;
  • Conversão rápida de negócio: mais de 70% dos leads são convertidos por meio de assinatura eletrônica.
  • Redução no tempo de atendimento nas agências: equipe é focada para captação de novos negócios;
  • Aceitação de mercado: 100% de aprovação dos clientes que assinaram contratos pela DocuSign.
  • Sustentabilidade: com a assinatura eletrônica é possível economizar os papéis dos contratos, que também ajuda a diminuir desperdícios naturais (saiba o quanto você pode ajudar a diminuir do impacto ambiental com a implementação da assinatura eletrônica aqui).

A Caixa Seguradora, com o serviço da DocuSign, promove uma experiência inovadora aos seus novos segurados, que assinam o contrato via autenticação por e-mail ou SMS, e aos seus funcionários, que conseguem acompanhar todas as etapas do processo.

“Foi a partir da dificuldade de finalizar um contrato que a DocuSign criou uma plataforma que permite realizar todo o processo de forma digital e assim conseguimos trazer agilidade e mais transparência para os negócios da Caixa Seguradora”, explica Gustavo Brant, Vice-Presidente de vendas da DocuSign na América Latina.

Veja o vídeo em que a Caixa Seguradora conta mais sobre este case:

Conheça os impactos positivos que a Transformação Digital e o DocuSign Agreement Cloud podem fazer na sua empresa, assim como foi com a Caixa Seguradora. Aqui no blog também tem outros Cases de Sucesso, como do iFood, RE/MAX, Banco Inter e CVC, que podem te ajudar a entender melhor as vantagens que a assinatura eletrônica pode te oferecer. Estamos à disposição para conversar e tirar suas dúvidas, fale com o nosso time de vendas. Ou realize um teste grátis da plataforma da DocuSign e comece a assinar documentos de forma eletrônica.