A demora em processos cotidianos é uma ideia quase que naturalmente atrelada ao ramo imobiliário. Entre assinaturas que vão e contratos que vêm, as partes envolvidas já estão acostumadas em aguardar dias ou até semanas para que alguns passos sejam dados.  Foi por este motivo que os clientes da construtora, incorporadora e imobiliária goiana Bambuí foram positivamente surpreendidos.

 Para diminuir ainda mais a burocracia e ter um processo de locação mais ágil e eficiente, a Bambuí decidiu digitalizar seus processos de locação usando a plataforma da DocuSign. Ou seja, a imobiliária agora consegue coletar assinaturas dos envolvidos sem que eles estejam presentes fisicamente para o acordo. Substituindo impressão, fax, digitalização e envio de documentos demorados por transações online, a imobiliária garante mais rapidez, segurança, praticidade e confiança.

 Os clientes podem estar com as chaves do imóvel em mãos no dia seguinte da validação jurídica do contrato firmado com assinaturas eletrônicas.

 Um processo de locação que normalmente duraria de 5 a 7 dias úteis, hoje pode ser finalizado em menos de 48 horas – desde que o locatário forneça a documentação para análise e aprovação no mesmo dia que visitou o imóvel. E como os clientes não precisam reconhecer firma em cartório, tempo e dinheiro são economizados no processo.

 No caso da Bambuí, inclusive, em um processo de locação normal, sempre há locatário (com ou sem cônjuge) e normalmente de 1 a 2 fiadores (também com ou sem cônjuge). Por consequência, usando assinaturas eletrônicas, a imobiliária economiza até R$ 93,00 em cada negócio. Quando o locatário escolhe o seguro-fiança como garantia, aliás, o custo de todo o processo é zero.

Uma das primeiras clientes da Bambuí a usar o serviço foi a farmacêutica Ana Laura Zara. Segundo ela, a opção foi apresentada pela corretora de imóvel e, em menos de cinco minutos, o processo havia sido finalizado sem que precisasse sair de casa. “Utilizar o serviço de assinatura eletrônica foi uma ótima opção, já que as pessoas envolvidas no contrato não moram em Goiânia. Fiz tudo da minha casa e achei o procedimento muito simples. Com isso, consegui resolver tudo em apenas um dia – o que poderia levar cerca de uma semana. Outra vantagem é em relação aos gastos: como não há a necessidade de fazer cópias, autenticação de documentos e até mesmo serviço postal, isso gera uma grande economia”, afirma.

O processo fica documentado em forma de e-mail e pode ser acessado com um código único dado ao cliente, garantindo total confidencialidade das informações e segurança da transação.

Para Cláudio Furlanetto, Diretor da Bambuí, é preciso adequar o serviço de locação às necessidades dos clientes e, principalmente, usar as tecnologias para trazer mais eficácia ao processo e segurança. “Quando implantamos o CredPago (serviço de garantia locatícia), passamos a oferecer ao futuro inquilino a facilidade de não precisar assinar nenhum papel ou ir ao cartório, pois o procedimento de contratação da Fiança CredPago é feito todo pela internet.  Agora, com a plataforma DocuSign, permitimos que tudo seja ainda mais seguro e rápido. Na era do less paper, conseguimos colocar os documentos na nuvem – podendo ser acessado a qualquer momento, tornando o processo ágil e transparente. E para que haja segurança, há também uma ordem para assinaturas”, explica.

Com este movimento mirando a transformação digital, a Bambuí também se torna um exemplo de sucesso para que outras empresas do ramo também invistam em inovação e tecnologia.

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