Em meio aos constantes avanços tecnológicos vivenciados nos últimos anos, a atuação empresarial se torna cada vez mais dependente das inovações nesse campo. Hoje, os sistemas informatizados e a automação de processos já é realidade em grande parte das empresas, dado o potencial de otimização que representam.

Nesse contexto, gestores e líderes devem estar atentos ao papel das inovações, sobretudo daquelas capazes de oferecer melhorias para os resultados do seu negócio. É esse olhar estratégico e direcionado para o futuro que garante a longevidade da empresa e uma maior competitividade no mercado.

Como a modernização das atividades é um tema de extrema relevância no cenário atual, vamos mostrar neste post como a automação de processos pode beneficiar a sua empresa. Acompanhe!

O que é a automação de processos?

Antes de conhecermos os benefícios da automação de processos, é fundamental que tenhamos uma noção clara sobre o significado e abrangência desse conceito.

De maneira simples, podemos entender a automação como o caminho mais curto de promover a inserção dos recursos tecnológicos em uma empresa. A automação é, pois, a utilização de ferramentas e soluções tecnológicas com o objetivo de simplificar, agilizar e reduzir os custos dos processos internos.

A lógica da automação é substituir metodologias de trabalho ultrapassadas, lentas e burocráticas por alternativas inovadoras, muitas vezes baseadas na inteligência da máquina e no seu grande potencial de lidar com grandes quantidades de dados e informações.

Não por outro motivo, hoje, tarefas como preenchimento de planilhas, elaboração de relatórios, controle financeiro, gestão da informação, entre outras, são desempenhadas por sistemas automatizados, muito mais precisos e econômicos.

Quais são os benefícios?

Agora que você já compreende o conceito de automação de processos, vamos falar sobre os benefícios que essa medida pode oferecer aos negócios.

De maneira geral, a automação é capaz de otimizar todo tipo de tarefa — desde as mais simples até as mais complexas. Por isso, atualmente, esse conceito é um dos pilares das operações eficientes, presentes nas empresas mais competitivas e relevantes no mercado.

Entre os principais benefícios da automação nas empresas, podemos citar os seguintes.

Aumento da eficiência operacional

Um reflexo lógico da substituição de metodologias ultrapassadas por soluções modernas, baseadas na inteligência da máquina, é o aumento da eficiência.

A partir do momento que a empresa abandona os seus processos burocráticos e manuais e opta por alternativas informatizadas, a probabilidade de que erros e inconsistências ocorram reduz significativamente.

Nesse sentido, tanto o desperdício de recursos como de tempo — ativos valiosos para qualquer negócio — são atenuados. Logo, as operações do negócio se tornam mais eficientes e rentáveis.

Reduz os custos operacionais

Como desdobramento do aumento da eficiência da empresa, o equilíbrio entre produtividade e custos se torna muito mais proveitoso nos ambientes em que a automação está presente.

O fato é que automatizar significa otimizar o processo produtivo, reduzindo-se o tempo de execução, a necessidade de mão de obra e a quantidade de recursos empregados. Tais pontos de maneira direta já são capazes de promover uma redução de custos bastante atrativa para os processos empresariais.

Evidentemente, automatizar também implica alguns gastos. Contudo, líderes e gestores devem enxergar essas quantias como investimento, já que a melhoria oferecida pela automação compensará todos os investimentos feitos para automatizar.

Gera um diferencial competitivo valioso

Em um cenário empresarial de intensa competitividade, apostar em diferenciais capazes de melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa é uma ação necessária para se manter no mercado. Nesse ponto, também é possível perceber os benefícios da automação.

Com a melhoria ocasionada no processo produtivo, as empresas têm mais condições de atender com precisão e qualidade às demandas do seu público. Além disso, a automação também reforça a imagem do negócio, já que empresas inovadoras e preocupadas em melhorar seus produtos são as mais valorizadas pelos consumidores.

Quais as principais tecnologias envolvidas com esse conceito?

Como dito, a automação de processos está relacionada a uma série de expedientes da rotina de uma empresa. Ou seja, é possível perceber a automação em diferentes frentes do negócio, como gestão financeira, marketing, produção, gestão da informação e tantas outras.

Para deixar a explicação mais completa, listamos a seguir alguns recursos baseados na automação e que são altamente relevantes para o sucesso empresarial nos dias atuais. Vejamos.

Software ERP

Essa é uma das principais soluções quando se fala na gestão automatizada de dados da empresa. O ERP é o sistema responsável por centralizar a gestão de diferentes setores do negócio, tais como financeiro, contábil, fiscal, suprimentos e RH.

O foco do ERP é integrar atividades e centralizar o acesso à informação, tudo isso a partir da automação de processos. A principal vantagem é a facilitação da gestão empresarial ao eliminar a necessidade de vários programas e controles separados dos dados da companhia.

E-mail marketing

A automação também está presente nas ações de marketing. Hoje é muito comum, por exemplo, que as empresas trabalhem com o e-mail marketing, que é a base de divulgação de produtos, promoções e de relacionamento com o cliente.

Sistemas automatizados são bastante utilizados para gerenciar toda a política de e-mail marketing, estabelecendo, por exemplo, o perfil dos destinatários, a frequência de envio, além da avaliação dos resultados das campanhas.

Assinatura eletrônica

Outro exemplo de solução baseada na automação de processos é a assinatura eletrônica. A partir dessa tecnologia, empresas que realizam um alto volume de vendas, compras e contratos, e que dependem da assinatura de documentos para efetivar seus negócios, podem automatizar todo o processo, tornando-o mais seguro, barato e, principalmente, ágil.

Assim, em vez de trabalhar com métodos físicos, que dependem do envio de um contrato por correio, motoboy ou fax, por exemplo, o processo pode ser efetivado de forma digital, totalmente automatizada, segura e com validade jurídica.

Com a assinatura eletrônica, a partir de qualquer lugar e dispositivo conectado à interne, seus negócios podem ser efetivados em minutos. Também é possível carregar e enviar documentos com mais facilidade para que terceiros assinem.

Como se viu ao longo deste post, a automação de processos é uma ação altamente benéfica para as empresas atualmente. Além das vantagens citadas, o conceito ainda coloca o negócio em conformidade com os padrões atuais do mercado, que cada dia utiliza mais a tecnologia como ferramenta de otimização das atividades e como diferencial para conquistar o público.

Agora que você já conhece os benefícios da automação de processos, o que acha de contribuir com o crescimento de outras pessoas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!