Conheça 5 estratégias eficazes para aumentar o lucro de PMEs

O objetivo de todo projeto empresarial, independentemente de sua missão no mundo, é gerar resultados financeiros. Para isso, o empresário deve ser rigoroso sobre o que fazer e o que não fazer a fim de assegurar o lucro da empresa.

Entre as estratégias para aumentar o lucro, existem alternativas para potencializar o faturamento e aquelas que visam reduzir as despesas. 

Como colocar algumas em prática? É isso que você vai descobrir neste conteúdo. Continue a leitura e aprenda a diferença entre lucro e faturamento, como calcular o lucro de uma empresa, além de 5 dicas para fazer um negócio render mais. Confira!

Qual é a diferença entre lucro e faturamento?

Embora todas as PMEs estejam buscando lucro, é curioso que muitos gestores não saibam exatamente o que é, nem como calculá-lo. Acabam, assim, descontando apenas valores superficiais do faturamento para encontrar o ganho, e depois têm dificuldade de fechar a conta.

O faturamento consiste no acúmulo das receitas no período. Considerando apenas as vendas, então o faturamento corresponde ao total das vendas. O lucro, por outro lado, é a fração do faturamento que resta depois de terem sido descontadas todas as despesas/investimentos do negócio. Nesse caso, há dois cálculos que merecem a atenção: lucro bruto e lucro líquido. Veja mais a seguir.

Como calcular o lucro da PME?

Dado que o lucro da empresa é a diferença entre o faturamento e as despesas relativas ao modelo de negócio, então é possível realizar esse cálculo. O desafio, nesse caso, está em apurar minuciosamente as despesas a fim de encontrar um resultado preciso.

Lucro bruto e lucro líquido

Para descobrir o lucro real da empresa, é necessário discriminar rigorosamente todas as despesas fixas e variáveis do negócio. Frequentemente, os gestores descontam do faturamento o custo da mercadoria vendida e consideram como lucro o valor resultante.

Esse cálculo corresponde ao lucro bruto. Para saber o que de fato é lucro, é preciso descobrir o lucro líquido. Ou seja, deve-se descontar do faturamento todas as despesas relativas ao negócio - uma tarefa mais detalhada. 

Quais são as estratégias para aumentar o lucro?

Após entender o que efetivamente é o lucro, a apuração das despesas apresenta pistas do que fazer para otimizar a lucratividade da empresa. Se o empresário sabe onde ganha e onde perde, o que ele precisa fazer é potencializar os pontos fortes e amenizar os pontos fracos. Assim, a diferença entre faturamento e despesas totais se torna cada vez maior.

1. Reduzir custos

A primeira dica para garantir retornos maiores para a empresa é reduzir os custos possíveis. Isso até porque são raros os casos em que um valor é inegociável, especialmente se a empresa atua em um mercado amplo.

Vale a pena considerar fornecedores alternativos e implementar procedimentos estratégicos que permitam reduzir custos de negociação. Além disso, apure os outros custos do negócio e busque meios de suavizar as contas, como em:

  • aluguéis;
  • infraestrutura;
  • logística;
  • processos trabalhistas;
  • processos manuais (ex: que envolvem insumos de escritório);

2. Aumentar o ticket médio

Outro meio de aumentar os lucros é, naturalmente, elevar o indicador de desempenho de vendas por cliente, isto é, o ticket médio. Em outras palavras, venda mais aos seus consumidores.

Existem várias maneiras de conseguir um resultado positivo nesse sentido, e você deve identificar o que melhor combina com a sua empresa. Para isso, é possível, dentre outras ações:

  • fazer promoções;
  • lançar novos produtos ou serviços;
  • otimizar a estratégia de campanhas de marketing;
  • treinar a equipe de vendas;
  • realizar parcerias estratégicas; 

3. Otimizar processos

O mecanismo básico para aumentar o lucro é reduzir os custos e elevar o faturamento. No entanto, à medida em que se investiga os processos da empresa, frequentemente se descobre que, para diminuir despesas e aumentar ganhos, é necessário refinar a estrutura operacional - por exemplo, analisar e melhorar a execução de projetos em todos os seus passos ou rever ferramentas que têm sido usadas pelas equipes.

Isso significa não apenas mudar a dinâmica dos meios de trabalho, mas considerar com cautela toda a cultura empresarial. Retrabalho, baixa produtividade e comunicação pouco assertiva podem ser fatores que afetam profundamente a performance do negócio. 

4. Diminuir a burocracia

Parte da otimização dos processos pode estar na redução da burocracia, que freia consideravelmente o andamento de muitas operações. É claro que, para a lei, existem diversas atividades que requerem maior cautela jurídica.

Contudo, eliminar papel e caneta - e investir em processos de contrato 100% eletrônicos - já pode representar um avanço, garantindo economia de tempo e prazos mais curtos para as rotinas administrativas.

5. Apostar na tecnologia

Finalmente, na era das redes sociais, não poderíamos esquecer da tecnologia. A digitalização das empresas é uma realidade, e hoje já é possível encontrar plataformas de trabalho altamente tecnológicas.  

Isso não significa que as empresas estejam fadadas a seguir este ou aquele modelo de atuação. Porém, no novo mercado, não contar com a automação pode configurar um grande desfalque no desempenho de uma empresa diante dos competidores.

Desde um software de CRM (Customer Relationship Management) a um ERP (Enterprise Resource Planning), existem uma série de ferramentas que podem simplificar e automatizar fluxos de trabalho morosos e manuais, além de conectar funcionários e oferecer análises aprofundadas de clientes e perspectiva dos negócios. 

Apostar em tecnologia, então, já não é apenas uma alternativa para otimizar os lucros da empresa, mas uma necessidade para todos os negócios que desejam se destacar em seus setores.

Exemplos de como as soluções certas podem ajudar

Identificar os elementos que merecem atenção a fim de garantir maiores margens de lucro para a empresa talvez seja uma tarefa simples. Adotar as soluções ideais para alcançar os objetivos de negócio, nem tanto. Mas é certo que uma boa parceria pode ajudar.

Por exemplo, a Vindi contratou a assinatura eletrônica da DocuSign, e além de obter economia com custos, conseguiu uma redução de 75% do tempo de preparação e envio de proposta para novos clientes. Isso significou um aumento de 10% das vendas da empresa. Já a Arbo Imóveis conseguiu diminuir pela metade o tempo de fechamento de contratos, garantindo uma finalização em 24h e acesso a clientes distantes da sede da empresa - aumentando seu alcance de atuação.

Vale reforçar que é necessário rigor na apuração das despesas e análise dos processos. Apenas dessa forma será possível entender o que precisa de otimização e quais são as soluções ideais para manter o lucro da empresa sempre crescente.

O lucro e uma gestão de processos eficiente

Apesar da relação nem sempre ser direta, conforme foi ressaltado, muitas vezes um bom faturamento e consequente lucro são resultado de um conjunto de práticas internas e processos realizados com excelência. Uma gestão de processos eficiente muitas vezes é peça-chave para conquistar grandes retornos. 

Mais do que ter recursos financeiros, técnicos ou humanos, uma boa gestão de processos serve como mapa estratégico para aplicar todos esses recursos da melhor forma - reduzindo os custos, economizando tempo e acelerando fluxos de trabalho. Quando falamos de PMEs, contar com uma boa gestão processual pode ser um divisor de águas para o sucesso do negócio. 

Pensando justamente no impacto positivo de uma gestão de processos eficiente nas PMEs, desenvolvemos um guia completo com o que você precisa saber sobre o tema: o que é uma gestão de processos eficiente? Quais métricas precisam ser monitoradas para avaliar sua eficiência? Além de histórias de PMEs que otimizaram sua gestão de processos e viram grandes resultados. 

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