Crises vêm e vão. Algumas são passageiras, outras são mais duradoras. Não há como escapar: esse é o cenário natural da economia de mercado, realidade que faz com que a adaptação contínua das empresas seja não somente uma opção, mas uma questão de sobrevivência.

As adversidades financeiras podem trazer novas oportunidades de negócio. Vamos tratar justamente disso, mostrando como aumentar as vendas pela internet em períodos de desequilíbrio econômico. Mas por que apostar no comércio online? Por inúmeras razões, mas, principalmente, porque a modalidade digital expande as possibilidades de atuação de uma companhia, além de contribuir consideravelmente para diminuir os custos operacionais do negócio, fatores que têm tudo para fazer a diferença em momentos de crise.

No entanto, essas vantagens só são, de fato, alcançadas quando a empresa investe em ações, estratégias e ferramentas tecnológicas que impulsionam as vendas online. Continue a leitura e descubra quais são as melhores práticas!

Oferecer atendimento eficiente e de qualidade

Em períodos de crise, é natural que os consumidores levem em consideração diferentes fatores, como preço e condições de pagamento de um serviço ou produto, na hora de fechar um negócio.

Mas questões financeiras acabam se tornando secundárias quando o atendimento de uma empresa deixa a desejar, afinal, que cliente quer se arriscar fechando um negócio online com uma companhia que o atende de qualquer jeito? O potencial comprador já imagina que poderá ter problemas de relacionamento caso haja algum imprevisto com o pagamento ou a entrega.

Assim, obter sucesso nas vendas depende de atendimento eficiente e de qualidade, principalmente, quando se trata de transações digitais. Por isso, é tão importante que a empresa invista no treinamento de sua equipe para que ela seja capaz de suprir as demandas dos clientes com rapidez e agilidade.

Além disso, vale a pena disponibilizar diferentes canais de atendimento, como chat e WhatsApp, por meio dos quais o consumidores podem interagir instantaneamente com os vendedores.

Implementar estratégias de fidelização de clientes

Quando uma crise se instala, em geral, empresas de um mesmo segmento corporativo buscam diferentes alternativas para se manterem ativas no seu nicho de atuação, o que acaba aumentando a concorrência.

Inclusive, com a finalidade de cortar custos, negócios que nem operavam de forma online passam a vender via internet, de modo a inflacionar o mercado. Nesse contexto, uma maneira de aumentar o poder de competitividade de uma companhia é a implementação de estratégias de fidelização de clientes.

A boa notícia é que existem muitas opções para isso, a depender da natureza e das condições do negócio. Entre algumas alternativas interessantes estão:

  • a criação de um programa de pontuação em que, a cada transação, o cliente acumula pontos que podem ser usados em compras futuras;
  • o oferecimento de descontos progressivos;
  • a realização de sorteios de produtos e brindes;
  • a customização do serviço oferecido conforme a demanda específica do cliente.

Criar uma experiência omnichannel

Clientes buscam facilidade e comodidade na hora de fechar um negócio. Logo, a criação de uma experiência omnichannel — ou seja, com a possibilidade de uso de múltiplos meios de interação com a empresa — é essencial para aumentar as vendas, já que maximiza os caminhos de compra do consumidor.

Trata-se de uma estratégia que se baseia na utilização de variados canais de comunicação com o comprador de forma simultânea e interligada, visando estreitar a relação entre a dimensão física e a dimensão online.

Não descuidar do marketing

Quem não é visto não é lembrado! Esse ditado torna-se ainda mais verdadeiro quando se trata de negócios online. Isso porque, com tanta informação circulando na internet, a empresa que não expõe a sua marca com efetividade corre o risco de não ser notada pelos consumidores, de modo a perder espaço para a concorrência e, consequentemente, deixar de vender.

É, então, que o marketing, em especial no formato digital, ganha enorme importância. Dessa maneira, levando em conta que os seus canais comerciais dependem da internet, a companhia precisa investir em estratégias que veiculem a imagem dela em variados suportes virtuais, como redes sociais, blogs e aplicativos de mensagem.

O uso do Marketing de Conteúdo, atrelado a um site corporativo que seja funcional e contenha dados atualizados sobre os produtos e serviços da empresa, configura um diferencial na comunicação em vendas, contribuindo para alavancar os negócios.

Flexibilizar as condições de pagamento

Em épocas de crise, o poder de compra diminui. Portanto, uma alternativa para aumentar as vendas da empresa é flexibilizar as condições de pagamento para o cliente, a fim de que, mesmo com as finanças reduzidas, ele possa continuar comprando.

Nesse sentido, as vendas com quitação parcelada podem consistir em uma alternativa eficiente. O importante aqui é que a empresa opere com bandeiras de cartão de crédito populares e prazos de pagamento mais esticados.

Ter ferramentas e softwares que auxiliem os processos de vendas

Se as transações são efetuadas digitalmente, a empresa não pode ignorar os incontáveis benefícios que os recursos tecnológicos proporcionam. Isso inclui adotar ferramentas e softwares que dão suporte a todas as etapas dos processos de venda.

Assim, a companhia pode aderir ao uso de contratos eletrônicos elaborados conjuntamente pelos colaboradores de diferentes setores da corporação por meio da edição do documento em plataformas em nuvem. Em seguida, esse instrumento jurídico é formalizado também a distância pela emissão da assinatura eletrônica em um documento que requer assinatura.

Em tempos de crise, a assinatura eletrônica permite cortar custos com transporte, armazenamento de documentos, impressão e faz com que o documento seja assinado por todas as partes estejam elas em casa, no carro ou até de férias, pois permite a assinatura via um celular.

Os sistemas informatizados de dados são fundamentais para organizar os departamentos financeiro, tributário e comercial da companhia, já que esses softwares armazenam e integram informações necessárias ao fechamento da contratação e ao gerenciamento dos contratos firmados.

Além disso, plataformas de CRM — softwares de gestão de relacionamento com o cliente — têm função estratégica, armazenando os contatos dos compradores, operando na qualificação de leads e otimizando a comunicação com consumidores em tempo real.

Neste post você viu como aumentar as vendas pela internet em tempos de crise. Isso é possível com a adoção de práticas organizacionais estratégicas, a aplicação da inteligência comercial, e claro, contando com o suporte de ferramentas tecnológicas para aprimorar todo o processo de negociação com o cliente.

Não perca tempo e teste grátis as tecnologias da DocuSign para alavancar as suas vendas online!

https://go.docusign.com.br/o/trial/