Assinatura eletrônica na construção civil: entenda como funciona e quais os benefícios

A assinatura eletrônica na construção civil é uma das transformações que vem ocorrendo nesse setor, pois é perceptível que a pandemia e o isolamento social aceleraram os mecanismos relacionados à digitalização em vários segmentos empresariais. Atualmente, esse processo não se trata mais de apenas uma opção nos negócios, visto que as tecnologias se tornaram fundamentais.

A assinatura eletrônica está se tornando essencial para suprir as necessidades das pessoas, porém, nem todas entendem ou sabem exatamente como optar por essa inovação. Mas é fato que ela está cada vez mais presente nas relações comerciais, e isso não seria diferente quando se trata do setor de construção civil.

Pensando nisso, preparamos este texto para você entender como ela funciona nesse segmento e quais são seus benefícios. Continue lendo!

Como funciona a assinatura eletrônica?

Para ajudar e ficar bem claro o que é a assinatura eletrônica, vale a pena entender primeiro o conceito de assinatura, seja qual for o seu meio de emissão.

De uma forma simples, assinar um documento significa autenticar, ou seja, reconhecer como verdadeiro e íntegro o seu conteúdo, a partir de um registro efetuado por um sujeito (que pode ser uma pessoa física ou uma pessoa jurídica). Desse modo, o signatário de um documento assume a responsabilidade pelo seu teor, sendo a assinatura a marca que confere a garantia de que o que está sendo atestado é crível e autêntico.

Tendo em vista essas características, a própria natureza de uma assinatura confere a essa ação um valor legal. Isso porque, ao subscrever um documento, o assinante declara, de acordo com a sua espontânea vontade, que as informações contidas nele são verídicas, sendo, portanto, confiáveis e dignas de boa fé.

A assinatura funciona como um instrumento jurídico que pode ser usado em todas as esferas sociais, consistindo, por isso, em um valioso artefato constitucional. Tanto uma assinatura feita à caneta quanto a assinatura eletrônica são dotadas dessas especificidades.

Mas se ambos os tipos de assinatura têm a mesma função, o que difere um do outro?

A diferença principal é o meio através do qual a firma é atribuída pelo signatário. Isso porque a assinatura eletrônica ocorre por meio de mecanismos que operam eletronicamente, o que leva à sua utilização em documentos elaborados sob o formato digital.

Logo, a assinatura eletrônica é o recurso usado para conferir autoria, autenticidade ou concordância na documentação que tramita em ambiente virtual.

Nesse sentido, a assinatura eletrônica compreende um vasto conjunto de tipos de registro que tem como base o uso de mecanismos eletrônicos, em geral, criptografados, para identificar um signatário e efetuar a respectiva validação da sua identidade e garantir a integridade do documento.

Onde utilizar a assinatura eletrônica na construção civil?

O segmento da construção civil vem passando por grandes transformações tecnológicas. Diariamente, inovações surgem e, com isso, os gestores devem identificar aquilo que melhor possa atender à demanda do setor.

O laudo técnico de vistoria de obra, por exemplo, é um documento elaborado por um profissional da engenharia ou arquiteto que busca identificar falhas existentes nas edificações. Isso permite que seja possível implementar estratégias corretivas antes mesmo da entrega do imóvel.

Dessa forma, esse documento obrigatório tem o objetivo de preservar a memória descritiva da unidade no momento de sua entrega, protegendo o direito tanto do comprador quanto da construtora. Nessa perspectiva, a assinatura eletrônica substitui a grande burocracia do processo manual em laudos técnicos de vistoria.

Esse documento conta com várias assinaturas, seja de engenheiros, gestores ou de perícia. No formato manual, esse documento acaba sendo enviado a cada interessado, além de seguir com as autenticações notariais. Apenas depois será remetida para o comprador da unidade, o que leva bastante tempo (em torno de um mês).

A assinatura eletrônica na construção civil faz com que esse tempo seja reduzido (para o mesmo dia), permitindo que haja maior agilidade em todo o processo e facilidade para as partes envolvidas.

Além de tudo isso, a pessoa que assina o documento não poderá se passar por outra, impedindo qualquer possibilidade de alteração do que está presente no laudo. O conteúdo do documento se torna imutável e não pode ser falsificado, pois apenas o subscritor tem a chave privada para permissão de assinatura do documento.

Dessa forma, percebe-se que a assinatura eletrônica na construção civil é uma forma de facilitar e viabilizar o cotidiano de engenheiros e arquitetos. Afinal, confere autenticidade, integridade e sigilo aos seus documentos.

Quais são os benefícios para esse setor?

A assinatura eletrônica na construção civil oferece diversos benefícios para o setor. Por isso, veja algumas das vantagens que essa tecnologia disponibiliza:

  • melhora bastante a relação tempo e produtividade, já que em pouco tempo é possível remeter o documento, além de o receber de forma eficiente;
  • diminui os custos, pois as despesas com itens como impressoras, papéis, armazenamento e transporte são substituídos apenas pelos documentos digitalizados;
  • reúne todas as informações, podendo armazenar na nuvem, o que simplifica a divisão e, até mesmo, facilita encontrar documentos quando for necessário;
  • essa tecnologia faz com que se evite o contato físico, ação bastante importante atualmente por conta da pandemia;
  • tem um grande impacto quando se fala em sustentabilidade, porque a não utilização de papéis, além de reduzir gastos, preserva o meio ambiente.

Outro benefício mais específico para quem for trabalhar com assinatura eletrônica na construção civil é a operação criptográfica, a qual possibilita a validação da origem e integridade dos documentos que serão utilizados no setor. Além disso, o processo fica registrado e ligado ao documento eletrônico, fazendo com que, se alguma modificação for realizada sem a devida autorização, ele se torne inválido.

Dessa forma, é preciso entender corretamente o papel da tecnologia e que não há evolução sem que haja a devida adaptação. Novas soluções surgem todos os dias para facilitar a vida das pessoas e a assinatura eletrônica na construção civil é uma delas. Essa automatização de atividades por meio da inovação permite que haja maior economia, segurança e praticidade nesse setor. Ou seja, se você ainda não optou por esse recurso, chegou o momento de iniciar.

Quer implementar essa tecnologia na sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a ter maior eficiência e qualidade em seus contratos!

Publicados